Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129106 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar o papel do ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação do cirurgião-dentista em uma universidade pública no sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), realizando-se entrevistas com 12 estudantes de Odontologia, seis preceptores cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de atenção primária e três professores vinculados ao estágio curricular. Os achados mostraram que o estágio curricular nos serviços de atenção primária do SUS impactou na formação do cirurgião-dentista por meio do estabelecimento de vínculos, autonomia na resolução de problemas e trabalho em equipe multiprofissional. Foram evidenciadas aprendizagens sobre funcionamento dos serviços de saúde, cuidado em saúde e desenvolvimento de competência cultural. Há necessidade da problematização permanente sobre as práticas e que se assegure infraestrutura e profissionais qualificados para o ensino nos serviços. |
id |
UFRGS-2_e37053c1cdd92c5fffacca9bf942a5c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129106 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toassi, Ramona Fernanda CeriottiBaumgarten, AlexandreWarmling, Cristine MariaRossoni, EloáRosa, Arisson Rocha daSlavutzky, Sonia Maria Blauth de2015-11-09T16:25:39Z20131414-3283http://hdl.handle.net/10183/129106000894772O objetivo desse estudo foi analisar o papel do ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação do cirurgião-dentista em uma universidade pública no sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), realizando-se entrevistas com 12 estudantes de Odontologia, seis preceptores cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de atenção primária e três professores vinculados ao estágio curricular. Os achados mostraram que o estágio curricular nos serviços de atenção primária do SUS impactou na formação do cirurgião-dentista por meio do estabelecimento de vínculos, autonomia na resolução de problemas e trabalho em equipe multiprofissional. Foram evidenciadas aprendizagens sobre funcionamento dos serviços de saúde, cuidado em saúde e desenvolvimento de competência cultural. Há necessidade da problematização permanente sobre as práticas e que se assegure infraestrutura e profissionais qualificados para o ensino nos serviços.The aim of this study was to analyze the role of teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in dentists’ training, at a public university in the south of Brazil. A qualitative methodological approach (case study) was used. Interviews were conducted with 12 dentistry students, six dentists who were preceptors working in public primary healthcare services and three teachers connected with this curricular training. Our findings showed that the curricular training in SUS primary healthcare services had an impact on the dentists’ education through establishment of bonds, autonomy in problem-solving and multiprofessional teamwork. It was seen that they learned about how healthcare services function, about healthcare and about development of cultural competence. There is a need to maintain constant questioning regarding these practices, and to ensure the presence of infrastructure and qualified professionals for teaching at these services.application/pdfengInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 45 (abr./jun 2013), p. 385-392Educação em odontologia : BrasilCurriculos : OdontologiaAtenção primária à saúdeHealth servicesCurriculumQualitative researchPrimary healthcareDentist’ educationTeaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's trainingO ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de profissionais de saúde no Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000894772.pdf000894772.pdfTexto completo (inglês)application/pdf70452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/1/000894772.pdfcc15346b993a50aa5b8222c9043d1573MD51TEXT000894772.pdf.txt000894772.pdf.txtExtracted Texttext/plain29199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/2/000894772.pdf.txt741b8cbe54b8de98e5351c08a50bb2afMD52THUMBNAIL000894772.pdf.jpg000894772.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/3/000894772.pdf.jpg47b4612fe8aba2febf14a002334c0606MD5310183/1291062018-10-24 09:12:51.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de profissionais de saúde no Brasil |
title |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training |
spellingShingle |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Educação em odontologia : Brasil Curriculos : Odontologia Atenção primária à saúde Health services Curriculum Qualitative research Primary healthcare Dentist’ education |
title_short |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training |
title_full |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training |
title_fullStr |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training |
title_full_unstemmed |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training |
title_sort |
Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training |
author |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_facet |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Baumgarten, Alexandre Warmling, Cristine Maria Rossoni, Eloá Rosa, Arisson Rocha da Slavutzky, Sonia Maria Blauth de |
author_role |
author |
author2 |
Baumgarten, Alexandre Warmling, Cristine Maria Rossoni, Eloá Rosa, Arisson Rocha da Slavutzky, Sonia Maria Blauth de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Baumgarten, Alexandre Warmling, Cristine Maria Rossoni, Eloá Rosa, Arisson Rocha da Slavutzky, Sonia Maria Blauth de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia : Brasil Curriculos : Odontologia Atenção primária à saúde |
topic |
Educação em odontologia : Brasil Curriculos : Odontologia Atenção primária à saúde Health services Curriculum Qualitative research Primary healthcare Dentist’ education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health services Curriculum Qualitative research Primary healthcare Dentist’ education |
description |
O objetivo desse estudo foi analisar o papel do ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação do cirurgião-dentista em uma universidade pública no sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), realizando-se entrevistas com 12 estudantes de Odontologia, seis preceptores cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de atenção primária e três professores vinculados ao estágio curricular. Os achados mostraram que o estágio curricular nos serviços de atenção primária do SUS impactou na formação do cirurgião-dentista por meio do estabelecimento de vínculos, autonomia na resolução de problemas e trabalho em equipe multiprofissional. Foram evidenciadas aprendizagens sobre funcionamento dos serviços de saúde, cuidado em saúde e desenvolvimento de competência cultural. Há necessidade da problematização permanente sobre as práticas e que se assegure infraestrutura e profissionais qualificados para o ensino nos serviços. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:25:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129106 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000894772 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000894772 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 45 (abr./jun 2013), p. 385-392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/1/000894772.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/2/000894772.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/3/000894772.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc15346b993a50aa5b8222c9043d1573 741b8cbe54b8de98e5351c08a50bb2af 47b4612fe8aba2febf14a002334c0606 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224888314232832 |