Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalenogare, Julia da Jornada
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33299
Resumo: O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar.
id UFRGS-2_e3c02c627bccee2202e59b50d976e797
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalenogare, Julia da JornadaTezzari, Mauren Lúcia2011-10-22T01:18:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/33299000725886O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar.application/pdfporInclusão escolarEducação especialPromovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000725886.pdf.txt000725886.pdf.txtExtracted Texttext/plain65338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/2/000725886.pdf.txt6e45fa85015371303258469b3477fd8dMD52ORIGINAL000725886.pdf000725886.pdfTexto completoapplication/pdf139784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/1/000725886.pdf39d5618fd4a14a955623e18a4f817db0MD51THUMBNAIL000725886.pdf.jpg000725886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/3/000725886.pdf.jpg391e0025e9b2a331b2a38764511258a2MD5310183/332992018-10-08 09:01:35.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:01:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
title Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
spellingShingle Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
Dalenogare, Julia da Jornada
Inclusão escolar
Educação especial
title_short Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
title_full Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
title_fullStr Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
title_full_unstemmed Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
title_sort Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
author Dalenogare, Julia da Jornada
author_facet Dalenogare, Julia da Jornada
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalenogare, Julia da Jornada
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tezzari, Mauren Lúcia
contributor_str_mv Tezzari, Mauren Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação especial
topic Inclusão escolar
Educação especial
description O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-22T01:18:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33299
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000725886
url http://hdl.handle.net/10183/33299
identifier_str_mv 000725886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/2/000725886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/1/000725886.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/3/000725886.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e45fa85015371303258469b3477fd8d
39d5618fd4a14a955623e18a4f817db0
391e0025e9b2a331b2a38764511258a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224415707398144