As práticas de leitura como estratégia de sobrevivência e (re) inclusão entre internas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28658 |
Resumo: | As práticas de leitura realizadas na Penitenciária Madre Pelletier, em Porto Alegre são o foco deste trabalho. Reflete a realidade do Sistema Prisional Brasileiro, aponta aspectos referentes aos problemas da crescente criminalidade e decorrentes de uma sociedade desequilibrada. Destaca a superlotação de presídios e as carências das Instituições, que se transformam em caminhos de volta à delinquência. Discorre sobre o ato de ler, a leitura no ambiente prisional e de que forma a mesma atua como estratégia de sobrevivência. Aborda o modo pelo qual a leitura atua como fator de reinclusão social, fornece subsídios para formação de uma postura crítica e pressupõe a possibilidade de transformação e busca de novos horizontes. Caracteriza o bibliotecário do ambiente prisional e apresenta as observações e entrevistas realizadas junto às alunas detentas e professoras da Escola Julieta Villamil Balestro. Apresenta as histórias de vida das alunas, suas experiências de leitura antes e durante o cumprimento das penas, bem como suas expectativas quando em liberdade. Ressalta aspectos referentes às práticas de leitura e sugere ações para implemento das mesmas. |
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Lopes, Rosângela FonsecaMoro, Eliane Lourdes da Silva2011-04-15T06:00:22Z2010http://hdl.handle.net/10183/28658000772258As práticas de leitura realizadas na Penitenciária Madre Pelletier, em Porto Alegre são o foco deste trabalho. Reflete a realidade do Sistema Prisional Brasileiro, aponta aspectos referentes aos problemas da crescente criminalidade e decorrentes de uma sociedade desequilibrada. Destaca a superlotação de presídios e as carências das Instituições, que se transformam em caminhos de volta à delinquência. Discorre sobre o ato de ler, a leitura no ambiente prisional e de que forma a mesma atua como estratégia de sobrevivência. Aborda o modo pelo qual a leitura atua como fator de reinclusão social, fornece subsídios para formação de uma postura crítica e pressupõe a possibilidade de transformação e busca de novos horizontes. Caracteriza o bibliotecário do ambiente prisional e apresenta as observações e entrevistas realizadas junto às alunas detentas e professoras da Escola Julieta Villamil Balestro. Apresenta as histórias de vida das alunas, suas experiências de leitura antes e durante o cumprimento das penas, bem como suas expectativas quando em liberdade. Ressalta aspectos referentes às práticas de leitura e sugere ações para implemento das mesmas.This study focuses on reading practices done at Madre Pelletier Penitentiary, located in Porto Alegre, Brazil. It reflects the reality of Brazilian Prison System, pointing out aspects of the increasing criminality that results of a unbalanced society. It emphasizes the overcrowded prisons and deficiency of these institutions that have become a road back to deliquency. Discourses about the act of reading, reading in prison surrounding and how reading acts as a survival strategy. It addresses the way in which reading acts as a factor of social reinsertion, provides subsidies for a critical stance formation and foresee the possibility of transformation and the search of new horizons. Distinguishes the prison librarian and displays observations and interviews done with teachers and prisoner students of Julieta Villamil Balestro school. Presents the students' life stories, their previous and current reading experiences, as well as their expectations for when they are free. Emphasizes aspects related to the practices of reading and suggests actions to implement them.application/pdfporLeituraSistema prisionalPrisonersReading practicesSocial reinsertionAs práticas de leitura como estratégia de sobrevivência e (re) inclusão entre internas da Penitenciária Feminina Madre Pelletierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000772258.pdf000772258.pdfTexto completoapplication/pdf242130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28658/1/000772258.pdf74575ced271f3bbc92feeed2792927afMD51TEXT000772258.pdf.txt000772258.pdf.txtExtracted Texttext/plain39756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28658/2/000772258.pdf.txtb67def1806de1c64e2641f91af7269fdMD52THUMBNAIL000772258.pdf.jpg000772258.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28658/3/000772258.pdf.jpg4e8134924503ed435c1cc890a63b766dMD5310183/286582018-10-11 08:54:21.457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:54:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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