As práticas de leitura como estratégia de sobrevivência e (re) inclusão entre internas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosângela Fonseca
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28658
Resumo: As práticas de leitura realizadas na Penitenciária Madre Pelletier, em Porto Alegre são o foco deste trabalho. Reflete a realidade do Sistema Prisional Brasileiro, aponta aspectos referentes aos problemas da crescente criminalidade e decorrentes de uma sociedade desequilibrada. Destaca a superlotação de presídios e as carências das Instituições, que se transformam em caminhos de volta à delinquência. Discorre sobre o ato de ler, a leitura no ambiente prisional e de que forma a mesma atua como estratégia de sobrevivência. Aborda o modo pelo qual a leitura atua como fator de reinclusão social, fornece subsídios para formação de uma postura crítica e pressupõe a possibilidade de transformação e busca de novos horizontes. Caracteriza o bibliotecário do ambiente prisional e apresenta as observações e entrevistas realizadas junto às alunas detentas e professoras da Escola Julieta Villamil Balestro. Apresenta as histórias de vida das alunas, suas experiências de leitura antes e durante o cumprimento das penas, bem como suas expectativas quando em liberdade. Ressalta aspectos referentes às práticas de leitura e sugere ações para implemento das mesmas.
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