Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Paulo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ott, Ernani, Santos, José Luiz dos, Fernandes, Andreia Castiglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224541
Resumo: A sociedade atual tem presenciado mudanças impactantes na formação acadêmica, relacionadas com a transferência de conhecimento. A escolha profissional é vista como a passagem da infância/adolescência para a adolescência/fase adulta. As escolas têm buscado maior conformidade às necessidades do mercado e dos próprios alunos. Assim, este estudo objetiva identificar o perfil de alunos dos cursos de Ciências Contábeis de três instituições de ensino do sul do Brasil, o seu nível de satisfação com os serviços prestados e o intento profissional do futuro egresso. A pesquisa exploratório-descritiva e de campo foi realizada em uma universidade pública federal, em uma universidade privada e em uma faculdade isolada, contando com uma amostra de 396 alunos, sendo, destes, dois terços do sexo feminino. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos alunos, pertencentes às classes C e D está satisfeita com a opção pelo curso, que a profissão aparece como promissora, que o mercado de trabalho não está saturado, que é possível obter-se boa remuneração na profissão e que a escolha pelo curso pode gerar desenvolvimento pessoal, permitindo-lhes contribuir para mudar a sociedade. Uma grande parte dos alunos não trabalha na área, e os atuantes estão concentrados na contabilidade gerencial, tributária/fiscal e societária. Suas expectativas indicam interesse em concursos, áreas tributária, fiscal, auditoria e controladoria. Não se consideram influenciados por pessoas próximas, nem por oportunidades futuras advindas de profissionais conhecidos. A maioria discorda de crenças relacionadas com a facilidade de aprovação no concurso vestibular e de estar cursando contábeis como segunda opção, evidenciando autenticidade, liberdade e determinação na escolha do curso.
id UFRGS-2_e46b0e7a6bb467db4b270a102a85075a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224541
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmidt, PauloOtt, ErnaniSantos, José Luiz dosFernandes, Andreia Castiglia2021-07-27T04:33:35Z20121676-6016http://hdl.handle.net/10183/224541000929495A sociedade atual tem presenciado mudanças impactantes na formação acadêmica, relacionadas com a transferência de conhecimento. A escolha profissional é vista como a passagem da infância/adolescência para a adolescência/fase adulta. As escolas têm buscado maior conformidade às necessidades do mercado e dos próprios alunos. Assim, este estudo objetiva identificar o perfil de alunos dos cursos de Ciências Contábeis de três instituições de ensino do sul do Brasil, o seu nível de satisfação com os serviços prestados e o intento profissional do futuro egresso. A pesquisa exploratório-descritiva e de campo foi realizada em uma universidade pública federal, em uma universidade privada e em uma faculdade isolada, contando com uma amostra de 396 alunos, sendo, destes, dois terços do sexo feminino. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos alunos, pertencentes às classes C e D está satisfeita com a opção pelo curso, que a profissão aparece como promissora, que o mercado de trabalho não está saturado, que é possível obter-se boa remuneração na profissão e que a escolha pelo curso pode gerar desenvolvimento pessoal, permitindo-lhes contribuir para mudar a sociedade. Uma grande parte dos alunos não trabalha na área, e os atuantes estão concentrados na contabilidade gerencial, tributária/fiscal e societária. Suas expectativas indicam interesse em concursos, áreas tributária, fiscal, auditoria e controladoria. Não se consideram influenciados por pessoas próximas, nem por oportunidades futuras advindas de profissionais conhecidos. A maioria discorda de crenças relacionadas com a facilidade de aprovação no concurso vestibular e de estar cursando contábeis como segunda opção, evidenciando autenticidade, liberdade e determinação na escolha do curso.Modern society has seen striking changes in academic-related knowledge transfer. The professional choice is seen as the passage from childhood/adolescence to adolescence / adulthood. Schools have sought greater conformity with market needs and the pupils themselves. Thus, this paper aims to identify the profile of accounting students from three schools in the south of Brazil, the satisfaction level of professional services and intent of the future graduate. The research is characterized as an exploratory-descriptive and field study, and we investigated one sample composed by 396 students of a public university, a private university and a isolate faculty. We identified conditions and reasons why students choose accounting. For them, the profession appears to be promising; the labor market is not saturated; it is possible to get good pay in the profession; the course lead to personal development and enabling them to contribute to changing the society. A large part of the students do not work in the area, and some of them are concentrated in management accounting, tax / tax and corporate. Their expectations indicate interest in contests, areas of tax, tax, auditing and controllership. They do not feel influenced by friends, or for future opportunities arising from known professionals. The majority disagrees with beliefs like "it is easy to pass the entrance exam" and "I could not get the desired course," showing authenticity, freedom and determination in the choice of course.application/pdfporConTexto. Porto Alegre. Vol. 12, n. 21 (1. sem. 2012), p. [87]-104Instituições de ensinoEnsino superiorContabilidadeBrasil, Região SulEducationAccountingProfilePerfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do BrasilProfile of accounting students of southern Brazil higher education institutions info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000929495.pdf.txt000929495.pdf.txtExtracted Texttext/plain48058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224541/2/000929495.pdf.txt4138c9376697e5dd565649e7f61a2f0dMD52ORIGINAL000929495.pdfTexto completoapplication/pdf5459863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224541/1/000929495.pdf726407c1bcbe175a3f16446fe48d93e2MD5110183/2245412021-08-18 04:43:56.078908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224541Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Profile of accounting students of southern Brazil higher education institutions
title Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
spellingShingle Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
Schmidt, Paulo
Instituições de ensino
Ensino superior
Contabilidade
Brasil, Região Sul
Education
Accounting
Profile
title_short Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
title_full Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
title_fullStr Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
title_full_unstemmed Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
title_sort Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil
author Schmidt, Paulo
author_facet Schmidt, Paulo
Ott, Ernani
Santos, José Luiz dos
Fernandes, Andreia Castiglia
author_role author
author2 Ott, Ernani
Santos, José Luiz dos
Fernandes, Andreia Castiglia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Paulo
Ott, Ernani
Santos, José Luiz dos
Fernandes, Andreia Castiglia
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino
Ensino superior
Contabilidade
Brasil, Região Sul
topic Instituições de ensino
Ensino superior
Contabilidade
Brasil, Região Sul
Education
Accounting
Profile
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Accounting
Profile
description A sociedade atual tem presenciado mudanças impactantes na formação acadêmica, relacionadas com a transferência de conhecimento. A escolha profissional é vista como a passagem da infância/adolescência para a adolescência/fase adulta. As escolas têm buscado maior conformidade às necessidades do mercado e dos próprios alunos. Assim, este estudo objetiva identificar o perfil de alunos dos cursos de Ciências Contábeis de três instituições de ensino do sul do Brasil, o seu nível de satisfação com os serviços prestados e o intento profissional do futuro egresso. A pesquisa exploratório-descritiva e de campo foi realizada em uma universidade pública federal, em uma universidade privada e em uma faculdade isolada, contando com uma amostra de 396 alunos, sendo, destes, dois terços do sexo feminino. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos alunos, pertencentes às classes C e D está satisfeita com a opção pelo curso, que a profissão aparece como promissora, que o mercado de trabalho não está saturado, que é possível obter-se boa remuneração na profissão e que a escolha pelo curso pode gerar desenvolvimento pessoal, permitindo-lhes contribuir para mudar a sociedade. Uma grande parte dos alunos não trabalha na área, e os atuantes estão concentrados na contabilidade gerencial, tributária/fiscal e societária. Suas expectativas indicam interesse em concursos, áreas tributária, fiscal, auditoria e controladoria. Não se consideram influenciados por pessoas próximas, nem por oportunidades futuras advindas de profissionais conhecidos. A maioria discorda de crenças relacionadas com a facilidade de aprovação no concurso vestibular e de estar cursando contábeis como segunda opção, evidenciando autenticidade, liberdade e determinação na escolha do curso.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-27T04:33:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224541
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-6016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000929495
identifier_str_mv 1676-6016
000929495
url http://hdl.handle.net/10183/224541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ConTexto. Porto Alegre. Vol. 12, n. 21 (1. sem. 2012), p. [87]-104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224541/2/000929495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224541/1/000929495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4138c9376697e5dd565649e7f61a2f0d
726407c1bcbe175a3f16446fe48d93e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225028085219328