Competências docentes : um estudo com professores de graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Giovana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193431
Resumo: A atual conjuntura do Ensino Superior em Ciências Contábeis é marcada por crescentes e rápidas transformações nos contextos educacional, acadêmico, social e cognitivo, razão pela qual, a busca por uma educação de qualidade passa por uma sólida formação inicial e continuada dos docentes. Nesse contexto, a pesquisa, utilizando como embasamento teórico a Matriz de Competências Docentes elaborada por Vendruscolo (2015), objetiva analisar a operacionalização de competências docentes pelos professores de graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de levantamento (survey), realizada por meio de questionário online. A amostra, efetivada por acessibilidade, foi composta por 243 professores e ou coordenadores de curso de graduação presencial no RS, que lecionavam disciplinas do eixo de formação profissional do currículo de Ciências Contábeis na data da pesquisa. Os resultados indicam que, em quase 65% dos itens avaliados, os professores apresentaram mais dificuldades do que facilidades para operacionalizar as suas competências docentes - em todas as questões relacionadas às competências pedagógica e didática e na maior parte das questões que envolviam aspectos reflexivos e tecnológicos. A análise revela docentes que intermediam o processo de ensino e aprendizagem, que apresentam domínio técnico e que possuem facilidade de comunicar o conteúdo específico; em contrapartida, revela docentes com dificuldades para dominar, repensar e aplicar na prática conhecimentos de tecnologia da informação e das teorias de ensino e aprendizagem. Adicionalmente, quanto maior o tempo de docência, tanto mais facilmente o professor de Ciências Contábeis concebe as atividades de ensino, utiliza conhecimentos técnicos e tecnológicos, além de, mais frequentemente, estar disposto a moldar sua forma de comunicação, a buscar aprimoramento técnico e didático e a trabalhar questões relacionadas com o processo de ensino e com atividades de ensino. Nesse sentido, a presente dissertação contribui com dados empíricos da área do ensino contábil colaborando para o desenvolvimento da pesquisa acerca da formação para a docência em nível de graduação, possibilitando a análise de aspectos demográficos dos docentes do Ensino Superior de Graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul, o conhecimento de seus esforços para operacionalizar as competências docentes, corroborando os achados de estudos anteriores na área contábil. A pesquisa permite, por meio da reflexão sobre os esforços dos professores para operacionalizar as competências docentes, a verificação de aspectos relevantes relacionados ao ensino no âmbito da Contabilidade, de forma a auxiliar os próprios docentes e as instituições formativas na identificação de possíveis dificuldades pedagógicas nas práticas docentes em busca de oportunidades de melhoria no processo de atuação e de profissionalização do professor de Ensino Superior em Ciências Contábeis.
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A amostra, efetivada por acessibilidade, foi composta por 243 professores e ou coordenadores de curso de graduação presencial no RS, que lecionavam disciplinas do eixo de formação profissional do currículo de Ciências Contábeis na data da pesquisa. Os resultados indicam que, em quase 65% dos itens avaliados, os professores apresentaram mais dificuldades do que facilidades para operacionalizar as suas competências docentes - em todas as questões relacionadas às competências pedagógica e didática e na maior parte das questões que envolviam aspectos reflexivos e tecnológicos. A análise revela docentes que intermediam o processo de ensino e aprendizagem, que apresentam domínio técnico e que possuem facilidade de comunicar o conteúdo específico; em contrapartida, revela docentes com dificuldades para dominar, repensar e aplicar na prática conhecimentos de tecnologia da informação e das teorias de ensino e aprendizagem. Adicionalmente, quanto maior o tempo de docência, tanto mais facilmente o professor de Ciências Contábeis concebe as atividades de ensino, utiliza conhecimentos técnicos e tecnológicos, além de, mais frequentemente, estar disposto a moldar sua forma de comunicação, a buscar aprimoramento técnico e didático e a trabalhar questões relacionadas com o processo de ensino e com atividades de ensino. Nesse sentido, a presente dissertação contribui com dados empíricos da área do ensino contábil colaborando para o desenvolvimento da pesquisa acerca da formação para a docência em nível de graduação, possibilitando a análise de aspectos demográficos dos docentes do Ensino Superior de Graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul, o conhecimento de seus esforços para operacionalizar as competências docentes, corroborando os achados de estudos anteriores na área contábil. A pesquisa permite, por meio da reflexão sobre os esforços dos professores para operacionalizar as competências docentes, a verificação de aspectos relevantes relacionados ao ensino no âmbito da Contabilidade, de forma a auxiliar os próprios docentes e as instituições formativas na identificação de possíveis dificuldades pedagógicas nas práticas docentes em busca de oportunidades de melhoria no processo de atuação e de profissionalização do professor de Ensino Superior em Ciências Contábeis.The current scenario of the Accounting Faculties is marked by fast and growing changes in the educational, academic, social and cognitive contexts. Thus, the pursuit of a high standard education goes through a solid early and continuous training of professors. Given that, the ongoing survey took as a basis the "Matriz de Competências Docentes", formulated by Vendruscolo (2015), aims to analyze how professors in the Accounting field from Rio Grande do Sul (RS)-Brazil practice their teaching abilities. The present study was classified as descriptive with a quantitative approach; a cross-sectional strategy was chosen, and the data collection was performed by an online questionnaire. The sample, obtained by accessibility, consisted of 243 lecturers or coordinators of by attendance courses who taught professional qualification subjects in the Accounting Falcuties. The results show that, in around 65% of the evaluated items, professors had more difficulties than ease to practice their teaching abilities - in every question related to pedagogic and didactic competences and in the major part of the questions related to reflexive and technological aspects. The analysis brought up those lecturers who know how to mediate the teaching-learning process, technically dominate and easily comunicate the specific subject. On the other hand, it unveiled lecturers with difficulties to dominate, rethink and aply the knowledge about techonology of information and teaching-learning theories. The more experience the professor had in the field of teaching classes, the easier he conceived the lectures and activities, utilized technical and technological knowledge, as well as, more frequently was willing to shape his way of communication, to seek technical and didactic improvement and to labor teaching process and teaching activities related issues. In doing so, the current dissertation contributed with empiric data concerning the accounting sciences education, collaborating to the development of research in the field of teching training and qualification in the formation of professors. Hence, it enabled the analysis of demographic aspects of Accounting Sciences Faculties professors at RS and the awareness of their efforts to operationalize the teaching abilities, corroborating previous data from the accounting sciences area. This research, by means of the thought about the professors' efforts to operationalize the teaching abilities, allows the verification of relevant aspects related to the teaching task in the field of Accounting Sciences, in order to support both professors and institutions in identifying possible teaching difficulties in the tuition practice, towards pursuing improvements in the performance and professionalization of professors in the Accounting Sciences field.application/pdfporContabilidade : EnsinoEnsino superiorRio Grande do SulTeachingTuitionAccounting professorsAccountingCompetências docentes : um estudo com professores de graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Controladoria e ContabilidadePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092426.pdf.txt001092426.pdf.txtExtracted Texttext/plain306403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193431/2/001092426.pdf.txt2aea1a36247c5c0f5a14beee8b1f4c7fMD52ORIGINAL001092426.pdfTexto completoapplication/pdf2094146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193431/1/001092426.pdf9d8a1daf43c319f912afd4a66746eecdMD5110183/1934312021-06-13 04:33:12.442126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-13T07:33:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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