O uso das tecnologias em sala de aula : uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freinetiana na atualidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negri, Silvana Marisa Michels de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49027
Resumo: Esta monografia reporta a alguns fatores importantes da utilização de tecnologias por crianças de uma turma de 1º ano, do Ensino Fundamental 9 anos, em sala de aula e consequentemente seus impactos diretos no aprendizado. A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação atual, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim ser utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo. As atividades realizadas foram analisadas como uma possível inovação pedagógica, tendo por base a pedagogia do pensador Celéstin Freinet. Investiga algumas mudanças ocorridas no contexto escolar com o uso destes recursos tecnológicos na linguagem oral, escrita e na construção dos conhecimentos. Para elucidar essas mudanças buscou-se o referencial teórico de Freinet, Sampaio e Elias. A pesquisa apoiou-se no relatório de Estágio Supervisionado, realizado numa escola da rede municipal de ensino de Sapiranga.
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