Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236516 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mais especificamente, entender se e como essa experiência contribuiu para a formação desses estudantes como futuros professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de licenciatura em matemática que atuaram como professores do PIC em 2020 e 2021, buscando identificar como os licenciandos percebem essa participação, suas experiências docentes nesse contexto e quais contribuições para as suas formações eles atribuem a ela. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, observando temas comuns às falas dos entrevistados, buscando aproximações e distanciamentos dentro de cada tema. Os tópicos abordados são as mudanças e adaptações do ensino presencial para o remoto; as metodologias, recursos e softwares utilizados pelos licenciandos nas aulas remotas; as principais dificuldades enfrentadas no ERE; e as contribuições para a formação dos docentes decorrentes da participação no PIC no contexto do ERE. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar metodologias e recursos tecnológicos utilizados nas práticas dos docentes, além da percepção que os licenciandos têm sobre cada uma delas. Além disso, concluímos que o PIC contribuiu para o desenvolvimento de diversos aprendizados, reflexões e experiências importantes para a formação docente. |
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Rodrigues, Hérika Nalú AlencastroSoares, Débora da Silva2022-04-05T04:39:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/236516001138889Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mais especificamente, entender se e como essa experiência contribuiu para a formação desses estudantes como futuros professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de licenciatura em matemática que atuaram como professores do PIC em 2020 e 2021, buscando identificar como os licenciandos percebem essa participação, suas experiências docentes nesse contexto e quais contribuições para as suas formações eles atribuem a ela. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, observando temas comuns às falas dos entrevistados, buscando aproximações e distanciamentos dentro de cada tema. Os tópicos abordados são as mudanças e adaptações do ensino presencial para o remoto; as metodologias, recursos e softwares utilizados pelos licenciandos nas aulas remotas; as principais dificuldades enfrentadas no ERE; e as contribuições para a formação dos docentes decorrentes da participação no PIC no contexto do ERE. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar metodologias e recursos tecnológicos utilizados nas práticas dos docentes, além da percepção que os licenciandos têm sobre cada uma delas. Além disso, concluímos que o PIC contribuiu para o desenvolvimento de diversos aprendizados, reflexões e experiências importantes para a formação docente.The objective of this search is to analyze the perceptions of the mathematical teaching students who acted as teachers in the Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) in the context of the Emergencial Remote Teaching (ERT). More specifically, understand how this experience contributed to the formation of these students as future teachers. For that reason, semi-structured interviews were conducted with four mathematical teaching students who acted as teachers of the PIC in 2020 and 2021, seeking to identify how the students perceive this participation, their teaching experiences in this context and which contributions to their formations they attribute to it. The interviews were recorded, transcribed and analyzed, observing themes common to the interviewees' speeches, seeking approaches and distances within each theme. The topics covered were the changes and adaptations from the face-to-face teaching to the remote, the methodologies, resources and softwares used by the students in remote classes, the main difficulties faced in the ERT and the contributions to the training of teachers arising from participation in the PIC in the context of the ERT. Through the analysis of the data, it was possible to identify methodologies and technological resources used in the practices of teachers, in addition to the perception that the students have about each of them. In addition, we conclude that the PIC contributed to the development of several important learnings, reflections and experiences for teacher training.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Tecnologias digitaisFormação de professoresEmergencial Remote TeachingDigital technologyTeacher trainingReflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138889.pdf.txt001138889.pdf.txtExtracted Texttext/plain136579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236516/2/001138889.pdf.txt3b8bd9576beed5141e0f0214ddfb4e7eMD52ORIGINAL001138889.pdfTexto completoapplication/pdf626350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236516/1/001138889.pdf4ed7e600f9adae3ace173a0cb5da8908MD5110183/2365162022-04-20 04:47:01.676661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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