Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Hérika Nalú Alencastro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236516
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mais especificamente, entender se e como essa experiência contribuiu para a formação desses estudantes como futuros professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de licenciatura em matemática que atuaram como professores do PIC em 2020 e 2021, buscando identificar como os licenciandos percebem essa participação, suas experiências docentes nesse contexto e quais contribuições para as suas formações eles atribuem a ela. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, observando temas comuns às falas dos entrevistados, buscando aproximações e distanciamentos dentro de cada tema. Os tópicos abordados são as mudanças e adaptações do ensino presencial para o remoto; as metodologias, recursos e softwares utilizados pelos licenciandos nas aulas remotas; as principais dificuldades enfrentadas no ERE; e as contribuições para a formação dos docentes decorrentes da participação no PIC no contexto do ERE. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar metodologias e recursos tecnológicos utilizados nas práticas dos docentes, além da percepção que os licenciandos têm sobre cada uma delas. Além disso, concluímos que o PIC contribuiu para o desenvolvimento de diversos aprendizados, reflexões e experiências importantes para a formação docente.
id UFRGS-2_e4f2fc2cb58a06897e162eecedc72ba6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236516
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Hérika Nalú AlencastroSoares, Débora da Silva2022-04-05T04:39:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/236516001138889Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mais especificamente, entender se e como essa experiência contribuiu para a formação desses estudantes como futuros professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de licenciatura em matemática que atuaram como professores do PIC em 2020 e 2021, buscando identificar como os licenciandos percebem essa participação, suas experiências docentes nesse contexto e quais contribuições para as suas formações eles atribuem a ela. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, observando temas comuns às falas dos entrevistados, buscando aproximações e distanciamentos dentro de cada tema. Os tópicos abordados são as mudanças e adaptações do ensino presencial para o remoto; as metodologias, recursos e softwares utilizados pelos licenciandos nas aulas remotas; as principais dificuldades enfrentadas no ERE; e as contribuições para a formação dos docentes decorrentes da participação no PIC no contexto do ERE. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar metodologias e recursos tecnológicos utilizados nas práticas dos docentes, além da percepção que os licenciandos têm sobre cada uma delas. Além disso, concluímos que o PIC contribuiu para o desenvolvimento de diversos aprendizados, reflexões e experiências importantes para a formação docente.The objective of this search is to analyze the perceptions of the mathematical teaching students who acted as teachers in the Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) in the context of the Emergencial Remote Teaching (ERT). More specifically, understand how this experience contributed to the formation of these students as future teachers. For that reason, semi-structured interviews were conducted with four mathematical teaching students who acted as teachers of the PIC in 2020 and 2021, seeking to identify how the students perceive this participation, their teaching experiences in this context and which contributions to their formations they attribute to it. The interviews were recorded, transcribed and analyzed, observing themes common to the interviewees' speeches, seeking approaches and distances within each theme. The topics covered were the changes and adaptations from the face-to-face teaching to the remote, the methodologies, resources and softwares used by the students in remote classes, the main difficulties faced in the ERT and the contributions to the training of teachers arising from participation in the PIC in the context of the ERT. Through the analysis of the data, it was possible to identify methodologies and technological resources used in the practices of teachers, in addition to the perception that the students have about each of them. In addition, we conclude that the PIC contributed to the development of several important learnings, reflections and experiences for teacher training.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Tecnologias digitaisFormação de professoresEmergencial Remote TeachingDigital technologyTeacher trainingReflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138889.pdf.txt001138889.pdf.txtExtracted Texttext/plain136579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236516/2/001138889.pdf.txt3b8bd9576beed5141e0f0214ddfb4e7eMD52ORIGINAL001138889.pdfTexto completoapplication/pdf626350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236516/1/001138889.pdf4ed7e600f9adae3ace173a0cb5da8908MD5110183/2365162022-04-20 04:47:01.676661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
title Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
spellingShingle Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
Rodrigues, Hérika Nalú Alencastro
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Tecnologias digitais
Formação de professores
Emergencial Remote Teaching
Digital technology
Teacher training
title_short Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
title_full Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
title_fullStr Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
title_full_unstemmed Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
title_sort Reflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencial
author Rodrigues, Hérika Nalú Alencastro
author_facet Rodrigues, Hérika Nalú Alencastro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Hérika Nalú Alencastro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
contributor_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Tecnologias digitais
Formação de professores
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Tecnologias digitais
Formação de professores
Emergencial Remote Teaching
Digital technology
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Emergencial Remote Teaching
Digital technology
Teacher training
description Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mais especificamente, entender se e como essa experiência contribuiu para a formação desses estudantes como futuros professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de licenciatura em matemática que atuaram como professores do PIC em 2020 e 2021, buscando identificar como os licenciandos percebem essa participação, suas experiências docentes nesse contexto e quais contribuições para as suas formações eles atribuem a ela. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, observando temas comuns às falas dos entrevistados, buscando aproximações e distanciamentos dentro de cada tema. Os tópicos abordados são as mudanças e adaptações do ensino presencial para o remoto; as metodologias, recursos e softwares utilizados pelos licenciandos nas aulas remotas; as principais dificuldades enfrentadas no ERE; e as contribuições para a formação dos docentes decorrentes da participação no PIC no contexto do ERE. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar metodologias e recursos tecnológicos utilizados nas práticas dos docentes, além da percepção que os licenciandos têm sobre cada uma delas. Além disso, concluímos que o PIC contribuiu para o desenvolvimento de diversos aprendizados, reflexões e experiências importantes para a formação docente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T04:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236516
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138889
url http://hdl.handle.net/10183/236516
identifier_str_mv 001138889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236516/2/001138889.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236516/1/001138889.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b8bd9576beed5141e0f0214ddfb4e7e
4ed7e600f9adae3ace173a0cb5da8908
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224625604001792