Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Douglas Brandão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79631
Resumo: A Ginástica Artística nas escolas continua sendo uma prática muito pouco trabalhada no Brasil. Toda a bagagem motora que está atividade traz para as crianças é muito importante para a formação das valências físicas; força, resistência, flexibilidade e velocidade. A falta dessas contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens reflete em um pobre amadurecimento motor, alem de influir nas questões de aptidão física e saúde. Como conteúdo da educação física escolar a prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos e gimnicos promove a aptidão tanto relacionada ao desempenho motor como a saúde do individuo. O objetivo deste estudo de caso é relatar os resultados e o perfil de aptidão física de escolares entre 6 e 12 anos que frequentam o Programa Ginástica Artística da Secretária Municipal de Esportes (SME) do Centro de Comunidade Parque Madepinho (CECOPAM). Participaram da amostra 18 sujeitos, do sexo feminino, que realizam a prática nos turnos da manhã ou da tarde. Para a coleta de dados deste estudo de caso foi utilizado a bateria de testes do PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade, velocidade de deslocamento e capacidade cardiorrespiratória, também a bateria de medidas corporais para delinear o perfil da aptidão física. Os resultados sugerem que, nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde há uma maior prevalência de crianças na categoria zona saudável. Em relação às variáveis de aptidão física relacionadas ao desempenho motor houve uma diferença significativa na média em prol do grupo do Programa Ginástica Artística.
id UFRGS-2_e4f67c0fee5d6a9813f619b6e46f7c70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79631
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Douglas BrandãoGaya, Adroaldo Cezar Araujo2013-10-25T01:50:17Z2013http://hdl.handle.net/10183/79631000902800A Ginástica Artística nas escolas continua sendo uma prática muito pouco trabalhada no Brasil. Toda a bagagem motora que está atividade traz para as crianças é muito importante para a formação das valências físicas; força, resistência, flexibilidade e velocidade. A falta dessas contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens reflete em um pobre amadurecimento motor, alem de influir nas questões de aptidão física e saúde. Como conteúdo da educação física escolar a prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos e gimnicos promove a aptidão tanto relacionada ao desempenho motor como a saúde do individuo. O objetivo deste estudo de caso é relatar os resultados e o perfil de aptidão física de escolares entre 6 e 12 anos que frequentam o Programa Ginástica Artística da Secretária Municipal de Esportes (SME) do Centro de Comunidade Parque Madepinho (CECOPAM). Participaram da amostra 18 sujeitos, do sexo feminino, que realizam a prática nos turnos da manhã ou da tarde. Para a coleta de dados deste estudo de caso foi utilizado a bateria de testes do PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade, velocidade de deslocamento e capacidade cardiorrespiratória, também a bateria de medidas corporais para delinear o perfil da aptidão física. Os resultados sugerem que, nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde há uma maior prevalência de crianças na categoria zona saudável. Em relação às variáveis de aptidão física relacionadas ao desempenho motor houve uma diferença significativa na média em prol do grupo do Programa Ginástica Artística.Artistic Gymnastics in schools remains a very little practice worked in Brazil. All baggage is that motor activity brings to children is very important for the formation of physical valences; strength, endurance, flexibility and speed. The lack of these contributions to the body culture of children and young people reflected in a poor motor maturity, besides influencing the issues of fitness and health. As content of physical education practice and driven a systematic exercise program promotes fitness and gimnicos both related to motor performance as the individual's health. The objective of this case study is to report the results and the profile of physical fitness of children between 6 and 12 years old attending the Program Artistic Gymnastics Secretary Municipal Sports (EMS) Center Community Park Madepinho (CECOPAM). A sample of 18 subjects, female, performing the practice at morning or afternoon. To collect data for this case study we used the battery of tests PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br force abdominal endurance, flexibility, explosive strength of lower limbs, upper limbs explosive strength, agility, speed displacement and cardio, also the battery body measurements to define the profile of physical fitness. The results suggest that the variables of physical fitness and health is a higher prevalence of children in the category healthy zone. Regarding physical fitness variables related to motor performance was no significant difference in the mean for the group's Artistic Gymnastics Program.application/pdfporGinástica artísticaCriançasProgram artistic gymnastics schoolPROESP-BrPerfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902800.pdf000902800.pdfTexto completoapplication/pdf844250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/1/000902800.pdf64236b8373fa864ad28ec4ea2bad150dMD51TEXT000902800.pdf.txt000902800.pdf.txtExtracted Texttext/plain59478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/2/000902800.pdf.txt103df6fd477e00825a1bab814cb70d26MD52THUMBNAIL000902800.pdf.jpg000902800.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/3/000902800.pdf.jpgb380c4a5fccb0092da9adb82c997e8abMD5310183/796312022-06-16 04:43:24.634708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
title Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
spellingShingle Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
Duarte, Douglas Brandão
Ginástica artística
Crianças
Program artistic gymnastics school
PROESP-Br
title_short Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
title_full Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
title_fullStr Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
title_full_unstemmed Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
title_sort Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
author Duarte, Douglas Brandão
author_facet Duarte, Douglas Brandão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Douglas Brandão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
contributor_str_mv Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica artística
Crianças
topic Ginástica artística
Crianças
Program artistic gymnastics school
PROESP-Br
dc.subject.eng.fl_str_mv Program artistic gymnastics school
PROESP-Br
description A Ginástica Artística nas escolas continua sendo uma prática muito pouco trabalhada no Brasil. Toda a bagagem motora que está atividade traz para as crianças é muito importante para a formação das valências físicas; força, resistência, flexibilidade e velocidade. A falta dessas contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens reflete em um pobre amadurecimento motor, alem de influir nas questões de aptidão física e saúde. Como conteúdo da educação física escolar a prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos e gimnicos promove a aptidão tanto relacionada ao desempenho motor como a saúde do individuo. O objetivo deste estudo de caso é relatar os resultados e o perfil de aptidão física de escolares entre 6 e 12 anos que frequentam o Programa Ginástica Artística da Secretária Municipal de Esportes (SME) do Centro de Comunidade Parque Madepinho (CECOPAM). Participaram da amostra 18 sujeitos, do sexo feminino, que realizam a prática nos turnos da manhã ou da tarde. Para a coleta de dados deste estudo de caso foi utilizado a bateria de testes do PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade, velocidade de deslocamento e capacidade cardiorrespiratória, também a bateria de medidas corporais para delinear o perfil da aptidão física. Os resultados sugerem que, nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde há uma maior prevalência de crianças na categoria zona saudável. Em relação às variáveis de aptidão física relacionadas ao desempenho motor houve uma diferença significativa na média em prol do grupo do Programa Ginástica Artística.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-25T01:50:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79631
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902800
url http://hdl.handle.net/10183/79631
identifier_str_mv 000902800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/1/000902800.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/2/000902800.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/3/000902800.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 64236b8373fa864ad28ec4ea2bad150d
103df6fd477e00825a1bab814cb70d26
b380c4a5fccb0092da9adb82c997e8ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447116501221376