Perfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79631 |
Resumo: | A Ginástica Artística nas escolas continua sendo uma prática muito pouco trabalhada no Brasil. Toda a bagagem motora que está atividade traz para as crianças é muito importante para a formação das valências físicas; força, resistência, flexibilidade e velocidade. A falta dessas contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens reflete em um pobre amadurecimento motor, alem de influir nas questões de aptidão física e saúde. Como conteúdo da educação física escolar a prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos e gimnicos promove a aptidão tanto relacionada ao desempenho motor como a saúde do individuo. O objetivo deste estudo de caso é relatar os resultados e o perfil de aptidão física de escolares entre 6 e 12 anos que frequentam o Programa Ginástica Artística da Secretária Municipal de Esportes (SME) do Centro de Comunidade Parque Madepinho (CECOPAM). Participaram da amostra 18 sujeitos, do sexo feminino, que realizam a prática nos turnos da manhã ou da tarde. Para a coleta de dados deste estudo de caso foi utilizado a bateria de testes do PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade, velocidade de deslocamento e capacidade cardiorrespiratória, também a bateria de medidas corporais para delinear o perfil da aptidão física. Os resultados sugerem que, nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde há uma maior prevalência de crianças na categoria zona saudável. Em relação às variáveis de aptidão física relacionadas ao desempenho motor houve uma diferença significativa na média em prol do grupo do Programa Ginástica Artística. |
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Duarte, Douglas BrandãoGaya, Adroaldo Cezar Araujo2013-10-25T01:50:17Z2013http://hdl.handle.net/10183/79631000902800A Ginástica Artística nas escolas continua sendo uma prática muito pouco trabalhada no Brasil. Toda a bagagem motora que está atividade traz para as crianças é muito importante para a formação das valências físicas; força, resistência, flexibilidade e velocidade. A falta dessas contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens reflete em um pobre amadurecimento motor, alem de influir nas questões de aptidão física e saúde. Como conteúdo da educação física escolar a prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos e gimnicos promove a aptidão tanto relacionada ao desempenho motor como a saúde do individuo. O objetivo deste estudo de caso é relatar os resultados e o perfil de aptidão física de escolares entre 6 e 12 anos que frequentam o Programa Ginástica Artística da Secretária Municipal de Esportes (SME) do Centro de Comunidade Parque Madepinho (CECOPAM). Participaram da amostra 18 sujeitos, do sexo feminino, que realizam a prática nos turnos da manhã ou da tarde. Para a coleta de dados deste estudo de caso foi utilizado a bateria de testes do PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade, velocidade de deslocamento e capacidade cardiorrespiratória, também a bateria de medidas corporais para delinear o perfil da aptidão física. Os resultados sugerem que, nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde há uma maior prevalência de crianças na categoria zona saudável. Em relação às variáveis de aptidão física relacionadas ao desempenho motor houve uma diferença significativa na média em prol do grupo do Programa Ginástica Artística.Artistic Gymnastics in schools remains a very little practice worked in Brazil. All baggage is that motor activity brings to children is very important for the formation of physical valences; strength, endurance, flexibility and speed. The lack of these contributions to the body culture of children and young people reflected in a poor motor maturity, besides influencing the issues of fitness and health. As content of physical education practice and driven a systematic exercise program promotes fitness and gimnicos both related to motor performance as the individual's health. The objective of this case study is to report the results and the profile of physical fitness of children between 6 and 12 years old attending the Program Artistic Gymnastics Secretary Municipal Sports (EMS) Center Community Park Madepinho (CECOPAM). A sample of 18 subjects, female, performing the practice at morning or afternoon. To collect data for this case study we used the battery of tests PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br force abdominal endurance, flexibility, explosive strength of lower limbs, upper limbs explosive strength, agility, speed displacement and cardio, also the battery body measurements to define the profile of physical fitness. The results suggest that the variables of physical fitness and health is a higher prevalence of children in the category healthy zone. Regarding physical fitness variables related to motor performance was no significant difference in the mean for the group's Artistic Gymnastics Program.application/pdfporGinástica artísticaCriançasProgram artistic gymnastics schoolPROESP-BrPerfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902800.pdf000902800.pdfTexto completoapplication/pdf844250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/1/000902800.pdf64236b8373fa864ad28ec4ea2bad150dMD51TEXT000902800.pdf.txt000902800.pdf.txtExtracted Texttext/plain59478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/2/000902800.pdf.txt103df6fd477e00825a1bab814cb70d26MD52THUMBNAIL000902800.pdf.jpg000902800.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79631/3/000902800.pdf.jpgb380c4a5fccb0092da9adb82c997e8abMD5310183/796312022-06-16 04:43:24.634708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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