Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Caroline Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199223
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal saber quais são as representações dos alunos sobre a transição do quinto ano para o sexto ano do Ensino Fundamental. E, de acordo com as representações dos alunos, pensar de que maneira essas representações podem ajudar os professores do quinto e do sexto ano, e também a escola, a facilitar essa transição. Para atingir o objetivo, primeiro fazemos uma breve retomada da história da ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos no Brasil. Na sequência contextualizamos o cotidiano escolar e quais são as mudanças significativas que acontecem na passagem do quinto para o sexto ano. A descrição do método de pesquisa e a análise dos dados são descritos na terceira parte. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que utilizou a metodologia aulaconversa (MELO, 2016) com uma turma de sexto ano de uma escola municipal da zona norte de Porto Alegre. Para coletar os dados foram realizadas atividades que instigassem os alunos a pensar sobre alguns aspectos que se alteram na transição do quinto para o sexto ano. Realizamos dois tipos de atividades, primeiramente individual e depois uma atividade coletiva, as duas com perguntas estruturadas. Os resultados encontrados reiteram dados identificados em pesquisas anteriores (CAINELLI, 2001; ANDRADE, 2011; SILVA, RIBEIRO, 2014). Avançamos na discussão do tema em nossas conclusões propondo algumas ações que a escola pode exercer para que essa transição não seja tão sofrida e frustrante para os alunos como pudemos perceber por meio dos dados coletados.
id UFRGS-2_e52cbe85858d146be608886103ea91bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199223
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Simon, Caroline MachadoNunes, Marília Forgearini2019-09-13T03:49:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/199223001100432O presente estudo tem como objetivo principal saber quais são as representações dos alunos sobre a transição do quinto ano para o sexto ano do Ensino Fundamental. E, de acordo com as representações dos alunos, pensar de que maneira essas representações podem ajudar os professores do quinto e do sexto ano, e também a escola, a facilitar essa transição. Para atingir o objetivo, primeiro fazemos uma breve retomada da história da ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos no Brasil. Na sequência contextualizamos o cotidiano escolar e quais são as mudanças significativas que acontecem na passagem do quinto para o sexto ano. A descrição do método de pesquisa e a análise dos dados são descritos na terceira parte. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que utilizou a metodologia aulaconversa (MELO, 2016) com uma turma de sexto ano de uma escola municipal da zona norte de Porto Alegre. Para coletar os dados foram realizadas atividades que instigassem os alunos a pensar sobre alguns aspectos que se alteram na transição do quinto para o sexto ano. Realizamos dois tipos de atividades, primeiramente individual e depois uma atividade coletiva, as duas com perguntas estruturadas. Os resultados encontrados reiteram dados identificados em pesquisas anteriores (CAINELLI, 2001; ANDRADE, 2011; SILVA, RIBEIRO, 2014). Avançamos na discussão do tema em nossas conclusões propondo algumas ações que a escola pode exercer para que essa transição não seja tão sofrida e frustrante para os alunos como pudemos perceber por meio dos dados coletados.application/pdfporRelação professor-alunoEnsino fundamentalRepresentações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100432.pdf.txt001100432.pdf.txtExtracted Texttext/plain69666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199223/2/001100432.pdf.txte8ceb33471be72641e89632abd41af9eMD52ORIGINAL001100432.pdfTexto completoapplication/pdf873627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199223/1/001100432.pdf43e8ec3ec7aa887a27b13ccfc370ab91MD5110183/1992232019-09-14 03:54:04.228857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199223Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
title Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
Simon, Caroline Machado
Relação professor-aluno
Ensino fundamental
title_short Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
title_full Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
title_sort Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
author Simon, Caroline Machado
author_facet Simon, Caroline Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Caroline Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Ensino fundamental
topic Relação professor-aluno
Ensino fundamental
description O presente estudo tem como objetivo principal saber quais são as representações dos alunos sobre a transição do quinto ano para o sexto ano do Ensino Fundamental. E, de acordo com as representações dos alunos, pensar de que maneira essas representações podem ajudar os professores do quinto e do sexto ano, e também a escola, a facilitar essa transição. Para atingir o objetivo, primeiro fazemos uma breve retomada da história da ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos no Brasil. Na sequência contextualizamos o cotidiano escolar e quais são as mudanças significativas que acontecem na passagem do quinto para o sexto ano. A descrição do método de pesquisa e a análise dos dados são descritos na terceira parte. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que utilizou a metodologia aulaconversa (MELO, 2016) com uma turma de sexto ano de uma escola municipal da zona norte de Porto Alegre. Para coletar os dados foram realizadas atividades que instigassem os alunos a pensar sobre alguns aspectos que se alteram na transição do quinto para o sexto ano. Realizamos dois tipos de atividades, primeiramente individual e depois uma atividade coletiva, as duas com perguntas estruturadas. Os resultados encontrados reiteram dados identificados em pesquisas anteriores (CAINELLI, 2001; ANDRADE, 2011; SILVA, RIBEIRO, 2014). Avançamos na discussão do tema em nossas conclusões propondo algumas ações que a escola pode exercer para que essa transição não seja tão sofrida e frustrante para os alunos como pudemos perceber por meio dos dados coletados.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199223
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100432
url http://hdl.handle.net/10183/199223
identifier_str_mv 001100432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199223/2/001100432.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199223/1/001100432.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8ceb33471be72641e89632abd41af9e
43e8ec3ec7aa887a27b13ccfc370ab91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580782620672