Representações dos alunos sobre a transição do 5° ano para o 6° ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199223 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal saber quais são as representações dos alunos sobre a transição do quinto ano para o sexto ano do Ensino Fundamental. E, de acordo com as representações dos alunos, pensar de que maneira essas representações podem ajudar os professores do quinto e do sexto ano, e também a escola, a facilitar essa transição. Para atingir o objetivo, primeiro fazemos uma breve retomada da história da ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos no Brasil. Na sequência contextualizamos o cotidiano escolar e quais são as mudanças significativas que acontecem na passagem do quinto para o sexto ano. A descrição do método de pesquisa e a análise dos dados são descritos na terceira parte. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que utilizou a metodologia aulaconversa (MELO, 2016) com uma turma de sexto ano de uma escola municipal da zona norte de Porto Alegre. Para coletar os dados foram realizadas atividades que instigassem os alunos a pensar sobre alguns aspectos que se alteram na transição do quinto para o sexto ano. Realizamos dois tipos de atividades, primeiramente individual e depois uma atividade coletiva, as duas com perguntas estruturadas. Os resultados encontrados reiteram dados identificados em pesquisas anteriores (CAINELLI, 2001; ANDRADE, 2011; SILVA, RIBEIRO, 2014). Avançamos na discussão do tema em nossas conclusões propondo algumas ações que a escola pode exercer para que essa transição não seja tão sofrida e frustrante para os alunos como pudemos perceber por meio dos dados coletados. |
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