Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165890 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos durante a segunda quinzena do mês de maio de 2017 junto a 71 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual/RS. Para a obtenção das informações utilizou-se dois questionários de perguntas abertas a fim de inventariar as representações de respeito na relação professor-aluno construídas pelos informantes, considerando as ações do docente, as ações dos alunos e os efeitos dessas representações no cotidiano escolar. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, uma vez que busca contribuir para um modo de compreender o conceito de respeito, partindo do ponto de vista dos alunos. O conceito-ferramenta utilizado para a análise dos dados foi representação cultural Hall (1997a). As análises produzidas estão divididas em três eixos: 1) representações acerca do respeito de professor: 2) representações acerca do respeito de aluno; 3) os efeitos dessas representações para as práticas escolares. A partir desses dados foi possível compreender o sentir como um instrumento de produção de representação que, assim como a linguagem, contribui para a construção e compartilhamento de significados, sendo, portanto, um meio de grande relevância para a construção da aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_39ce56921bd006807c0e3525e88164c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165890 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da SilvaTraversini, Clarice Salete2017-08-30T02:33:27Z2017http://hdl.handle.net/10183/165890001046280O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos durante a segunda quinzena do mês de maio de 2017 junto a 71 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual/RS. Para a obtenção das informações utilizou-se dois questionários de perguntas abertas a fim de inventariar as representações de respeito na relação professor-aluno construídas pelos informantes, considerando as ações do docente, as ações dos alunos e os efeitos dessas representações no cotidiano escolar. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, uma vez que busca contribuir para um modo de compreender o conceito de respeito, partindo do ponto de vista dos alunos. O conceito-ferramenta utilizado para a análise dos dados foi representação cultural Hall (1997a). As análises produzidas estão divididas em três eixos: 1) representações acerca do respeito de professor: 2) representações acerca do respeito de aluno; 3) os efeitos dessas representações para as práticas escolares. A partir desses dados foi possível compreender o sentir como um instrumento de produção de representação que, assim como a linguagem, contribui para a construção e compartilhamento de significados, sendo, portanto, um meio de grande relevância para a construção da aprendizagem.application/pdfporRelação professor-alunoEnsino fundamentalRespeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046280.pdf001046280.pdfTexto completoapplication/pdf554652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165890/1/001046280.pdf2624635a8b52797f7b3369b441756913MD51TEXT001046280.pdf.txt001046280.pdf.txtExtracted Texttext/plain99599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165890/2/001046280.pdf.txt140456b6a3452ee3254aebe38d3d8221MD52THUMBNAIL001046280.pdf.jpg001046280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165890/3/001046280.pdf.jpg83125334e78dbf9238fd605a169390f0MD5310183/1658902021-09-19 04:34:59.029579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165890Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS |
title |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS |
spellingShingle |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da Silva Relação professor-aluno Ensino fundamental |
title_short |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS |
title_full |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS |
title_fullStr |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS |
title_full_unstemmed |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS |
title_sort |
Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS |
author |
Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da Silva |
author_facet |
Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
contributor_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Ensino fundamental |
topic |
Relação professor-aluno Ensino fundamental |
description |
O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos durante a segunda quinzena do mês de maio de 2017 junto a 71 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual/RS. Para a obtenção das informações utilizou-se dois questionários de perguntas abertas a fim de inventariar as representações de respeito na relação professor-aluno construídas pelos informantes, considerando as ações do docente, as ações dos alunos e os efeitos dessas representações no cotidiano escolar. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, uma vez que busca contribuir para um modo de compreender o conceito de respeito, partindo do ponto de vista dos alunos. O conceito-ferramenta utilizado para a análise dos dados foi representação cultural Hall (1997a). As análises produzidas estão divididas em três eixos: 1) representações acerca do respeito de professor: 2) representações acerca do respeito de aluno; 3) os efeitos dessas representações para as práticas escolares. A partir desses dados foi possível compreender o sentir como um instrumento de produção de representação que, assim como a linguagem, contribui para a construção e compartilhamento de significados, sendo, portanto, um meio de grande relevância para a construção da aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T02:33:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165890 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046280 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165890 |
identifier_str_mv |
001046280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165890/1/001046280.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165890/2/001046280.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165890/3/001046280.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2624635a8b52797f7b3369b441756913 140456b6a3452ee3254aebe38d3d8221 83125334e78dbf9238fd605a169390f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224535453728768 |