Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224401 |
Resumo: | A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram, na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é importante, já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental parece ser importante, qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-toconsumer, bem como explorar suas possíveis relações com as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico, são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações. |
id |
UFRGS-2_e553301078b2ce94c9f0792eb8536fb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224401 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Terres, Mellina da SilvaSantos, Cristiane Pizzutti dos2021-07-23T04:41:12Z20101517-8900http://hdl.handle.net/10183/224401000788448A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram, na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é importante, já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental parece ser importante, qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-toconsumer, bem como explorar suas possíveis relações com as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico, são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações.Trust has been widely approached by diverse disciplines like sociology, psychology, economics and marketing. However, before a close literature exam, we can still note some blanks in trust studies. One of this is in respect of cognitive, affective and behavioral bases of trust formation. Most of the researchers consider just the cognitive trust bases. However, the affective dimension is important once these relationships are between consumers and organizations, and the behavioral dimensions seem important in any situation. This paper aims to investigate the affective, cognitive and behavioral trust dimensions in business-to-consumer exchanges and explore the relation between this dimensions and loyalty intentions. Along this study will be presented research propositions and, in the end, will be done some considerations and suggests future researches.application/pdfporFaces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 9, n. 3 (jul./set. 2010), p. 77-92ConfiançaLealdadeRelação interpessoalCognitiveAffective and behavioral trustLoyalty intentionsConfianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumerCognitive, affective and behavioral trust in business-to-consumer exchanges info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000788448.pdf.txt000788448.pdf.txtExtracted Texttext/plain47347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/2/000788448.pdf.txtcb368970cdbdfa420768916f47a6c544MD52ORIGINAL000788448.pdfTexto completoapplication/pdf660993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/1/000788448.pdf4bf78b202f30d9ab5332bff907bacbf0MD5110183/2244012021-08-18 04:43:40.247144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cognitive, affective and behavioral trust in business-to-consumer exchanges |
title |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer |
spellingShingle |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer Terres, Mellina da Silva Confiança Lealdade Relação interpessoal Cognitive Affective and behavioral trust Loyalty intentions |
title_short |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer |
title_full |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer |
title_fullStr |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer |
title_full_unstemmed |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer |
title_sort |
Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer |
author |
Terres, Mellina da Silva |
author_facet |
Terres, Mellina da Silva Santos, Cristiane Pizzutti dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terres, Mellina da Silva Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Confiança Lealdade Relação interpessoal |
topic |
Confiança Lealdade Relação interpessoal Cognitive Affective and behavioral trust Loyalty intentions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cognitive Affective and behavioral trust Loyalty intentions |
description |
A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram, na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é importante, já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental parece ser importante, qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-toconsumer, bem como explorar suas possíveis relações com as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico, são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-23T04:41:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224401 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-8900 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000788448 |
identifier_str_mv |
1517-8900 000788448 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Faces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 9, n. 3 (jul./set. 2010), p. 77-92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/2/000788448.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/1/000788448.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb368970cdbdfa420768916f47a6c544 4bf78b202f30d9ab5332bff907bacbf0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225027552542720 |