Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terres, Mellina da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Cristiane Pizzutti dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224401
Resumo: A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram, na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é importante, já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental parece ser importante, qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-toconsumer, bem como explorar suas possíveis relações com as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico, são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações.
id UFRGS-2_e553301078b2ce94c9f0792eb8536fb0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224401
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Terres, Mellina da SilvaSantos, Cristiane Pizzutti dos2021-07-23T04:41:12Z20101517-8900http://hdl.handle.net/10183/224401000788448A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram, na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é importante, já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental parece ser importante, qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-toconsumer, bem como explorar suas possíveis relações com as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico, são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações.Trust has been widely approached by diverse disciplines like sociology, psychology, economics and marketing. However, before a close literature exam, we can still note some blanks in trust studies. One of this is in respect of cognitive, affective and behavioral bases of trust formation. Most of the researchers consider just the cognitive trust bases. However, the affective dimension is important once these relationships are between consumers and organizations, and the behavioral dimensions seem important in any situation. This paper aims to investigate the affective, cognitive and behavioral trust dimensions in business-to-consumer exchanges and explore the relation between this dimensions and loyalty intentions. Along this study will be presented research propositions and, in the end, will be done some considerations and suggests future researches.application/pdfporFaces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 9, n. 3 (jul./set. 2010), p. 77-92ConfiançaLealdadeRelação interpessoalCognitiveAffective and behavioral trustLoyalty intentionsConfianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumerCognitive, affective and behavioral trust in business-to-consumer exchanges info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000788448.pdf.txt000788448.pdf.txtExtracted Texttext/plain47347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/2/000788448.pdf.txtcb368970cdbdfa420768916f47a6c544MD52ORIGINAL000788448.pdfTexto completoapplication/pdf660993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/1/000788448.pdf4bf78b202f30d9ab5332bff907bacbf0MD5110183/2244012021-08-18 04:43:40.247144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cognitive, affective and behavioral trust in business-to-consumer exchanges
title Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
spellingShingle Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
Terres, Mellina da Silva
Confiança
Lealdade
Relação interpessoal
Cognitive
Affective and behavioral trust
Loyalty intentions
title_short Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
title_full Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
title_fullStr Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
title_full_unstemmed Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
title_sort Confianças cognitiva, afetiva e comportamental em trocas business-to-consumer
author Terres, Mellina da Silva
author_facet Terres, Mellina da Silva
Santos, Cristiane Pizzutti dos
author_role author
author2 Santos, Cristiane Pizzutti dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terres, Mellina da Silva
Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Confiança
Lealdade
Relação interpessoal
topic Confiança
Lealdade
Relação interpessoal
Cognitive
Affective and behavioral trust
Loyalty intentions
dc.subject.eng.fl_str_mv Cognitive
Affective and behavioral trust
Loyalty intentions
description A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram, na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é importante, já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental parece ser importante, qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-toconsumer, bem como explorar suas possíveis relações com as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico, são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-23T04:41:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224401
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-8900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000788448
identifier_str_mv 1517-8900
000788448
url http://hdl.handle.net/10183/224401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Faces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 9, n. 3 (jul./set. 2010), p. 77-92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/2/000788448.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224401/1/000788448.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb368970cdbdfa420768916f47a6c544
4bf78b202f30d9ab5332bff907bacbf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225027552542720