Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Taís da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29145
Resumo: Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de um levantamento qualitativo acerca da abordagem do assunto em questão nos livros de Ensino Fundamental e apoiada nos autores Romanatto, David, Onuchic, Lopes e Bertoni, entre outros, procurou-se avaliar as possibilidades de ampliação do tratamento conceitual dos números racionais e da utilização da fração, essa entendida como ferramenta numérica. Após o estudo historiográfico e com base nas alternativas pedagógicas estudadas, foi realizado um estudo de caso na Escola Etadual de Ensino Médio Anne Frank, com o objetivo de investigar se o que está sendo ensinando, relativo a frações, têm significado para os alunos. Para tal, organizou-se um instrumento com várias situações-problema que poderiam ser resolvidas através do uso de frações, no entanto não havia convergência entre as ideias e os significados atribuídos a essas frações, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso das mesmas. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequabilidade do ensino de frações no Ensino Fundamental e de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde as frações se fazem presentes.
id UFRGS-2_e58523fe475125e88f0ce0865345c775
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29145
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Taís daCarrasco, Lucia Helena Marques2011-05-26T06:00:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/29145000775923Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de um levantamento qualitativo acerca da abordagem do assunto em questão nos livros de Ensino Fundamental e apoiada nos autores Romanatto, David, Onuchic, Lopes e Bertoni, entre outros, procurou-se avaliar as possibilidades de ampliação do tratamento conceitual dos números racionais e da utilização da fração, essa entendida como ferramenta numérica. Após o estudo historiográfico e com base nas alternativas pedagógicas estudadas, foi realizado um estudo de caso na Escola Etadual de Ensino Médio Anne Frank, com o objetivo de investigar se o que está sendo ensinando, relativo a frações, têm significado para os alunos. Para tal, organizou-se um instrumento com várias situações-problema que poderiam ser resolvidas através do uso de frações, no entanto não havia convergência entre as ideias e os significados atribuídos a essas frações, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso das mesmas. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequabilidade do ensino de frações no Ensino Fundamental e de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde as frações se fazem presentes.This work shows the historical aspects and some didactic approaches related to fractions, taking into account the web of meaning and sense aspects that fractions are connected to, particularly those of dimension, quotient, ratio and straight line point. Based on a qualitative study carried out with the prevailing literature used at Elementary Schools, and based on authors like Romanatto, David, Onuchich, Lopes, Bertoni, et al., it aims to evaluate the possibilities from conceptual treatment of the rational numbers as well the use of fractions. After reviewing some pedagogical alternatives and the historiographical study, a case of study was carried out at Anne Frank School to determine whether what was being taught in class about fractions were meaningful for the students. In order to do so, it was designed an instrument to simulate some problem situations that could be solved through the use of fractions. However, there was not enough convergence between the ideas and the meanings assigned to fractions, so it was impossible to create the necessary reflection about the use of fractions. Basically, all the methods applied to produce this work aimed to determine the suitability of fraction teaching at Elementary School level and highlight some methodological options and didactic resources available for the teaching of fractions.application/pdfporNumeros racionaisFraçõesEnsino : AprendizagemTeachingFractionsFractions historyRational numbersIdeias associadas à fração: abordagens históricas e didáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775923.pdf.txt000775923.pdf.txtExtracted Texttext/plain72313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29145/2/000775923.pdf.txtd83965a666689aee788194df528ee6d9MD52ORIGINAL000775923.pdf000775923.pdfTexto completoapplication/pdf3230374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29145/1/000775923.pdf1cfadf249d7bb3e0b296d25a3145b550MD51THUMBNAIL000775923.pdf.jpg000775923.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29145/3/000775923.pdf.jpg6fed26f4d55be5f8da20604580ca5583MD5310183/291452018-10-09 09:16:52.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29145Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
title Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
spellingShingle Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
Silva, Taís da
Numeros racionais
Frações
Ensino : Aprendizagem
Teaching
Fractions
Fractions history
Rational numbers
title_short Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
title_full Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
title_fullStr Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
title_full_unstemmed Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
title_sort Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
author Silva, Taís da
author_facet Silva, Taís da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Taís da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Numeros racionais
Frações
Ensino : Aprendizagem
topic Numeros racionais
Frações
Ensino : Aprendizagem
Teaching
Fractions
Fractions history
Rational numbers
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Fractions
Fractions history
Rational numbers
description Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de um levantamento qualitativo acerca da abordagem do assunto em questão nos livros de Ensino Fundamental e apoiada nos autores Romanatto, David, Onuchic, Lopes e Bertoni, entre outros, procurou-se avaliar as possibilidades de ampliação do tratamento conceitual dos números racionais e da utilização da fração, essa entendida como ferramenta numérica. Após o estudo historiográfico e com base nas alternativas pedagógicas estudadas, foi realizado um estudo de caso na Escola Etadual de Ensino Médio Anne Frank, com o objetivo de investigar se o que está sendo ensinando, relativo a frações, têm significado para os alunos. Para tal, organizou-se um instrumento com várias situações-problema que poderiam ser resolvidas através do uso de frações, no entanto não havia convergência entre as ideias e os significados atribuídos a essas frações, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso das mesmas. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequabilidade do ensino de frações no Ensino Fundamental e de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde as frações se fazem presentes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T06:00:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29145
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775923
url http://hdl.handle.net/10183/29145
identifier_str_mv 000775923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29145/2/000775923.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29145/1/000775923.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29145/3/000775923.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d83965a666689aee788194df528ee6d9
1cfadf249d7bb3e0b296d25a3145b550
6fed26f4d55be5f8da20604580ca5583
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224408636850176