O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157165 |
Resumo: | A prática do skate cresce consideravelmente nos últimos anos no Brasil, tendo dobrado o número de praticantes entre 2009 e 2015, somando hoje aproximadamente 8,4 milhões de adeptos a esta prática. No entanto, sendo um esporte moderno, há poucos estudos realizados com a prática do skate e o impacto nos domínios motores. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar os impactos de um programa de intervenção com a prática do skate nos domínios motores e sociais de crianças e adolescentes do sexo masculino. Participaram desse estudo 28 meninos, organizados em grupo de intervenção (n=14) e grupo de comparação (n=14). Os indivíduos foram avaliados no momento pré e pós intervenção com o Bruininsk Oseretski Test-Second Edition. O grupo interventivo participou de 9 semanas de aulas de skate (1 sessão semanal de 120 minutos). Para a análise dos dados foi utilizado General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo e grupo como uso de teste-t pareado e teste-t independente como post-hoc testes. Os resultados indicaram: (1) efeito do grupo para coordenação de membros superiores (p = 0,001), no momento pós-intervenção o grupo interventivo mantendo esta superioridade (p<0,001); (2) interação significativa tempo x grupo para coordenação bilateral (p = 0,054) e efeito do grupo para equilíbrio (p < 0,001) indicando que os o grupo interventivo apresentou desempenho superior ao grupo de comparação no equilíbrio no pós-intervenção (p<0,001) com tamanho de efeito elevado (d=1,79); (3) interações significativas tempo x grupo para corrida e agilidade (p = 0,025) e força (p < 0,001), no pós-intervenção o grupo interventivo demonstrou desempenho superior em corrida e agilidade (p=0,010) o tamanho de efeito foi elevado (d=1,14); (4) em relação a força o grupo interventivo alcançou o desempenho do grupo de comparação no pós intervenção (p=0,208) com tamanho de efeito elevado (d=1,29,); (5) mudança positiva, significativa com alto tamanho de efeito para força (p=0,003, d=0,82) e corrida e agilidade (p=0,017, d=1,11) do pré-intervenção para o pós-intervenção. A prática do skate pode influenciar no incremento de diferentes domínios motores. Apesar de ser uma prática que exige principalmente dos membros inferiores, foi possível observar que os membros superiores também são exigidos durante a prática do skate, contribuindo para realizar com sucesso a performance motora. O skate pode melhorar diversos domínios motores e sociais de crianças e jovens, sendo assim uma ferramenta benéfica no desenvolvimento motor do indivíduo. |
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Santos, Sérgio FerrariniValentini, Nadia CristinaZanella, Larissa Wagner2017-04-27T02:24:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/157165001017983A prática do skate cresce consideravelmente nos últimos anos no Brasil, tendo dobrado o número de praticantes entre 2009 e 2015, somando hoje aproximadamente 8,4 milhões de adeptos a esta prática. No entanto, sendo um esporte moderno, há poucos estudos realizados com a prática do skate e o impacto nos domínios motores. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar os impactos de um programa de intervenção com a prática do skate nos domínios motores e sociais de crianças e adolescentes do sexo masculino. Participaram desse estudo 28 meninos, organizados em grupo de intervenção (n=14) e grupo de comparação (n=14). Os indivíduos foram avaliados no momento pré e pós intervenção com o Bruininsk Oseretski Test-Second Edition. O grupo interventivo participou de 9 semanas de aulas de skate (1 sessão semanal de 120 minutos). Para a análise dos dados foi utilizado General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo e grupo como uso de teste-t pareado e teste-t independente como post-hoc testes. Os resultados indicaram: (1) efeito do grupo para coordenação de membros superiores (p = 0,001), no momento pós-intervenção o grupo interventivo mantendo esta superioridade (p<0,001); (2) interação significativa tempo x grupo para coordenação bilateral (p = 0,054) e efeito do grupo para equilíbrio (p < 0,001) indicando que os o grupo interventivo apresentou desempenho superior ao grupo de comparação no equilíbrio no pós-intervenção (p<0,001) com tamanho de efeito elevado (d=1,79); (3) interações significativas tempo x grupo para corrida e agilidade (p = 0,025) e força (p < 0,001), no pós-intervenção o grupo interventivo demonstrou desempenho superior em corrida e agilidade (p=0,010) o tamanho de efeito foi elevado (d=1,14); (4) em relação a força o grupo interventivo alcançou o desempenho do grupo de comparação no pós intervenção (p=0,208) com tamanho de efeito elevado (d=1,29,); (5) mudança positiva, significativa com alto tamanho de efeito para força (p=0,003, d=0,82) e corrida e agilidade (p=0,017, d=1,11) do pré-intervenção para o pós-intervenção. A prática do skate pode influenciar no incremento de diferentes domínios motores. Apesar de ser uma prática que exige principalmente dos membros inferiores, foi possível observar que os membros superiores também são exigidos durante a prática do skate, contribuindo para realizar com sucesso a performance motora. O skate pode melhorar diversos domínios motores e sociais de crianças e jovens, sendo assim uma ferramenta benéfica no desenvolvimento motor do indivíduo.application/pdfporSkateCriançasJovensO impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017983.pdf001017983.pdfTexto completoapplication/pdf717093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/1/001017983.pdf0143d8493fd20a737cd07356608bda8aMD51TEXT001017983.pdf.txt001017983.pdf.txtExtracted Texttext/plain82487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/2/001017983.pdf.txte2f36e4a7e97c6033258384c40648eb0MD52THUMBNAIL001017983.pdf.jpg001017983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/3/001017983.pdf.jpg6e903cbcf995c8bdcf02ec414dc46bddMD5310183/1571652019-11-07 04:49:34.272741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T06:49:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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