Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220761 |
Resumo: | O ensino de Contabilidade de Custos tem despertado o interesse de discentes de áreas afins, como Administração, Economia e Engenharia de Produção. Ofertas de emprego para vagas de analista de custos ou na área de controladoria ampliam as oportunidades para profissionais que não possuem formação contábil, mas possuem expressivos conhecimentos contábeis, sobretudo em custos. Assim, este estudo procurou analisar as expectativas dos discentes da disciplina Metodologia Básica de Custos, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano letivo de 2018, com relação à aplicação no mercado de trabalho dos conceitos aprendidos na disciplina. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e descritiva, realizado por meio de levantamento (survey) com obtenção de dados junto aos alunos que cursaram a disciplina no primeiro semestre de 2018. Os principais resultados apontam uma percepção positiva da disciplina. Os dados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes que responderam ao questionário, além de considerar o seu conteúdo relevante, sente-se motivada a estudar a disciplina. Constatou-se, também, que uma parcela significativa dos respondentes deseja atuar na área de custos e, para isso, deseja aprofundar os conhecimentos nesse segmento da contabilidade, com a finalidade de utilizá-los em uma futura atuação profissional. |
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Mello, Marcelo Cristiano deSouza, Ângela Rozane Leal de2021-05-13T04:25:01Z20201519-0412http://hdl.handle.net/10183/220761001122602O ensino de Contabilidade de Custos tem despertado o interesse de discentes de áreas afins, como Administração, Economia e Engenharia de Produção. Ofertas de emprego para vagas de analista de custos ou na área de controladoria ampliam as oportunidades para profissionais que não possuem formação contábil, mas possuem expressivos conhecimentos contábeis, sobretudo em custos. Assim, este estudo procurou analisar as expectativas dos discentes da disciplina Metodologia Básica de Custos, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano letivo de 2018, com relação à aplicação no mercado de trabalho dos conceitos aprendidos na disciplina. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e descritiva, realizado por meio de levantamento (survey) com obtenção de dados junto aos alunos que cursaram a disciplina no primeiro semestre de 2018. Os principais resultados apontam uma percepção positiva da disciplina. Os dados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes que responderam ao questionário, além de considerar o seu conteúdo relevante, sente-se motivada a estudar a disciplina. Constatou-se, também, que uma parcela significativa dos respondentes deseja atuar na área de custos e, para isso, deseja aprofundar os conhecimentos nesse segmento da contabilidade, com a finalidade de utilizá-los em uma futura atuação profissional.Knowledge of Cost Accounting has attracted the interest of students from associated fields, such as Management, Economics and Production Engineering. Cost analyst jobs in the field of Controllership have increased the number of opportunities for professionals with no accounting education that have significant accounting knowledge, particularly in the area of costs. Hence, this study analyzed the expectations of students attending Basic Cost Methodology classes offered by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) throughout the 2018/1 term regarding the application of learned concepts in the work market. This study followed a quantitative and descriptive approach carried out by means of a survey to obtain data from students attending these classes in the first term of 2018. The results show a positive perception of these classes. Most students answered the questionnaire. Besides considering its content relevant, they felt motivated to study the topic. A significant number of respondents were willing to work in the area of costs and, for this purpose, they would like to deepen their knowledge in this accounting segment to use it in their future professional lives.application/pdfporPensar Contábil. Rio de Janeiro. Vol. 22, n. 79 (set./dez. 2020), p. 28-38ContabilidadeEnsino superiorMercado de trabalhoBrasilCost AccountingCost TeachingWork marketAplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentesApplicability of Cost Estimating Methodology classes for non-accountants : analysis of students’ perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122602.pdf.txt001122602.pdf.txtExtracted Texttext/plain44067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220761/2/001122602.pdf.txt26931b7d5b5a873e3f1fc28018da2178MD52ORIGINAL001122602.pdfTexto completoapplication/pdf177975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220761/1/001122602.pdf0bbd387456409b6053d44caf197a5878MD5110183/2207612021-05-26 04:29:48.160645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:29:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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