Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Marcelo Cristiano de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Ângela Rozane Leal de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220761
Resumo: O ensino de Contabilidade de Custos tem despertado o interesse de discentes de áreas afins, como Administração, Economia e Engenharia de Produção. Ofertas de emprego para vagas de analista de custos ou na área de controladoria ampliam as oportunidades para profissionais que não possuem formação contábil, mas possuem expressivos conhecimentos contábeis, sobretudo em custos. Assim, este estudo procurou analisar as expectativas dos discentes da disciplina Metodologia Básica de Custos, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano letivo de 2018, com relação à aplicação no mercado de trabalho dos conceitos aprendidos na disciplina. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e descritiva, realizado por meio de levantamento (survey) com obtenção de dados junto aos alunos que cursaram a disciplina no primeiro semestre de 2018. Os principais resultados apontam uma percepção positiva da disciplina. Os dados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes que responderam ao questionário, além de considerar o seu conteúdo relevante, sente-se motivada a estudar a disciplina. Constatou-se, também, que uma parcela significativa dos respondentes deseja atuar na área de custos e, para isso, deseja aprofundar os conhecimentos nesse segmento da contabilidade, com a finalidade de utilizá-los em uma futura atuação profissional.
id UFRGS-2_e5928018d974b0e03f4a2f7221341b64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220761
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Marcelo Cristiano deSouza, Ângela Rozane Leal de2021-05-13T04:25:01Z20201519-0412http://hdl.handle.net/10183/220761001122602O ensino de Contabilidade de Custos tem despertado o interesse de discentes de áreas afins, como Administração, Economia e Engenharia de Produção. Ofertas de emprego para vagas de analista de custos ou na área de controladoria ampliam as oportunidades para profissionais que não possuem formação contábil, mas possuem expressivos conhecimentos contábeis, sobretudo em custos. Assim, este estudo procurou analisar as expectativas dos discentes da disciplina Metodologia Básica de Custos, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano letivo de 2018, com relação à aplicação no mercado de trabalho dos conceitos aprendidos na disciplina. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e descritiva, realizado por meio de levantamento (survey) com obtenção de dados junto aos alunos que cursaram a disciplina no primeiro semestre de 2018. Os principais resultados apontam uma percepção positiva da disciplina. Os dados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes que responderam ao questionário, além de considerar o seu conteúdo relevante, sente-se motivada a estudar a disciplina. Constatou-se, também, que uma parcela significativa dos respondentes deseja atuar na área de custos e, para isso, deseja aprofundar os conhecimentos nesse segmento da contabilidade, com a finalidade de utilizá-los em uma futura atuação profissional.Knowledge of Cost Accounting has attracted the interest of students from associated fields, such as Management, Economics and Production Engineering. Cost analyst jobs in the field of Controllership have increased the number of opportunities for professionals with no accounting education that have significant accounting knowledge, particularly in the area of costs. Hence, this study analyzed the expectations of students attending Basic Cost Methodology classes offered by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) throughout the 2018/1 term regarding the application of learned concepts in the work market. This study followed a quantitative and descriptive approach carried out by means of a survey to obtain data from students attending these classes in the first term of 2018. The results show a positive perception of these classes. Most students answered the questionnaire. Besides considering its content relevant, they felt motivated to study the topic. A significant number of respondents were willing to work in the area of costs and, for this purpose, they would like to deepen their knowledge in this accounting segment to use it in their future professional lives.application/pdfporPensar Contábil. Rio de Janeiro. Vol. 22, n. 79 (set./dez. 2020), p. 28-38ContabilidadeEnsino superiorMercado de trabalhoBrasilCost AccountingCost TeachingWork marketAplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentesApplicability of Cost Estimating Methodology classes for non-accountants : analysis of students’ perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122602.pdf.txt001122602.pdf.txtExtracted Texttext/plain44067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220761/2/001122602.pdf.txt26931b7d5b5a873e3f1fc28018da2178MD52ORIGINAL001122602.pdfTexto completoapplication/pdf177975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220761/1/001122602.pdf0bbd387456409b6053d44caf197a5878MD5110183/2207612021-05-26 04:29:48.160645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:29:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Applicability of Cost Estimating Methodology classes for non-accountants : analysis of students’ perception
title Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
spellingShingle Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
Mello, Marcelo Cristiano de
Contabilidade
Ensino superior
Mercado de trabalho
Brasil
Cost Accounting
Cost Teaching
Work market
title_short Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
title_full Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
title_fullStr Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
title_full_unstemmed Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
title_sort Aplicabilidade da disciplina de Metodologia de Custos para não contadores : uma análise da percepção dos discentes
author Mello, Marcelo Cristiano de
author_facet Mello, Marcelo Cristiano de
Souza, Ângela Rozane Leal de
author_role author
author2 Souza, Ângela Rozane Leal de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Marcelo Cristiano de
Souza, Ângela Rozane Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Ensino superior
Mercado de trabalho
Brasil
topic Contabilidade
Ensino superior
Mercado de trabalho
Brasil
Cost Accounting
Cost Teaching
Work market
dc.subject.eng.fl_str_mv Cost Accounting
Cost Teaching
Work market
description O ensino de Contabilidade de Custos tem despertado o interesse de discentes de áreas afins, como Administração, Economia e Engenharia de Produção. Ofertas de emprego para vagas de analista de custos ou na área de controladoria ampliam as oportunidades para profissionais que não possuem formação contábil, mas possuem expressivos conhecimentos contábeis, sobretudo em custos. Assim, este estudo procurou analisar as expectativas dos discentes da disciplina Metodologia Básica de Custos, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano letivo de 2018, com relação à aplicação no mercado de trabalho dos conceitos aprendidos na disciplina. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e descritiva, realizado por meio de levantamento (survey) com obtenção de dados junto aos alunos que cursaram a disciplina no primeiro semestre de 2018. Os principais resultados apontam uma percepção positiva da disciplina. Os dados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes que responderam ao questionário, além de considerar o seu conteúdo relevante, sente-se motivada a estudar a disciplina. Constatou-se, também, que uma parcela significativa dos respondentes deseja atuar na área de custos e, para isso, deseja aprofundar os conhecimentos nesse segmento da contabilidade, com a finalidade de utilizá-los em uma futura atuação profissional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:25:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220761
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-0412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122602
identifier_str_mv 1519-0412
001122602
url http://hdl.handle.net/10183/220761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar Contábil. Rio de Janeiro. Vol. 22, n. 79 (set./dez. 2020), p. 28-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220761/2/001122602.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220761/1/001122602.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26931b7d5b5a873e3f1fc28018da2178
0bbd387456409b6053d44caf197a5878
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016269864960