Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115433 |
Resumo: | Este trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente. |
id |
UFRGS-2_e5a39fd90c942dc22a37209ebf026ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115433 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rizzotto, José MatiasGonçalves, Alana Martins2015-04-18T01:57:47Z2013http://hdl.handle.net/10183/115433000955403Este trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente.application/pdfporDocênciaGrupo Hospitalar Conceição.Processo ensino-aprendizagemProfessorFormaçãoTrajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955403.pdf000955403.pdfTexto completoapplication/pdf155848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/1/000955403.pdff77f32cc1b910dd114140f6ed71cf7a4MD51TEXT000955403.pdf.txt000955403.pdf.txtExtracted Texttext/plain41210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/2/000955403.pdf.txtb7af5e5f9a0f3919ff76946d7e217196MD52THUMBNAIL000955403.pdf.jpg000955403.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/3/000955403.pdf.jpge17cd939bc613ea78de0bbac37b1f531MD5310183/1154332018-10-19 10:46:51.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115433Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor |
title |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor |
spellingShingle |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor Rizzotto, José Matias Docência Grupo Hospitalar Conceição. Processo ensino-aprendizagem Professor Formação |
title_short |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor |
title_full |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor |
title_fullStr |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor |
title_full_unstemmed |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor |
title_sort |
Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor |
author |
Rizzotto, José Matias |
author_facet |
Rizzotto, José Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzotto, José Matias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Alana Martins |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Alana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Grupo Hospitalar Conceição. Processo ensino-aprendizagem Professor Formação |
topic |
Docência Grupo Hospitalar Conceição. Processo ensino-aprendizagem Professor Formação |
description |
Este trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:57:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115433 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955403 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115433 |
identifier_str_mv |
000955403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/1/000955403.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/2/000955403.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/3/000955403.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f77f32cc1b910dd114140f6ed71cf7a4 b7af5e5f9a0f3919ff76946d7e217196 e17cd939bc613ea78de0bbac37b1f531 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483246178304 |