Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzotto, José Matias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115433
Resumo: Este trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente.
id UFRGS-2_e5a39fd90c942dc22a37209ebf026ff2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115433
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rizzotto, José MatiasGonçalves, Alana Martins2015-04-18T01:57:47Z2013http://hdl.handle.net/10183/115433000955403Este trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente.application/pdfporDocênciaGrupo Hospitalar Conceição.Processo ensino-aprendizagemProfessorFormaçãoTrajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955403.pdf000955403.pdfTexto completoapplication/pdf155848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/1/000955403.pdff77f32cc1b910dd114140f6ed71cf7a4MD51TEXT000955403.pdf.txt000955403.pdf.txtExtracted Texttext/plain41210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/2/000955403.pdf.txtb7af5e5f9a0f3919ff76946d7e217196MD52THUMBNAIL000955403.pdf.jpg000955403.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/3/000955403.pdf.jpge17cd939bc613ea78de0bbac37b1f531MD5310183/1154332018-10-19 10:46:51.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115433Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
title Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
spellingShingle Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
Rizzotto, José Matias
Docência
Grupo Hospitalar Conceição.
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Formação
title_short Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
title_full Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
title_fullStr Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
title_full_unstemmed Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
title_sort Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
author Rizzotto, José Matias
author_facet Rizzotto, José Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzotto, José Matias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Alana Martins
contributor_str_mv Gonçalves, Alana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Grupo Hospitalar Conceição.
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Formação
topic Docência
Grupo Hospitalar Conceição.
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Formação
description Este trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-18T01:57:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115433
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955403
url http://hdl.handle.net/10183/115433
identifier_str_mv 000955403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/1/000955403.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/2/000955403.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115433/3/000955403.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f77f32cc1b910dd114140f6ed71cf7a4
b7af5e5f9a0f3919ff76946d7e217196
e17cd939bc613ea78de0bbac37b1f531
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483246178304