As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241132 |
Resumo: | Esse trabalho problematiza a experiência da autora no Programa de Residência Pedagógica da CAPES, no Subprojeto Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no grupo de trabalho do Colégio de Aplicação (CAp) da mesma universidade. Visa refletir sobre os modos em que a experiência no Programa de Residência Pedagógica fomenta a formação docente em Dança e a manutenção do ensino público de qualidade. Tem como objetivos específicos descrever o contexto vivido pela residente-pesquisadora no período de Outubro de 2020 à Maio de 2021, narrando a forma de trabalho desenvolvida diante do cenário pandêmico da COVID-19; apontar temas observados no decorrer da situação apresentada, tidos como mais relevantes para o problema de pesquisa, que serão denominados como eixos emergentes; apresentar discussões sobre os assuntos encontrados com base em revisão bibliográfica. A investigação se apoia em uma análise observadora de todos os registros virtuais realizados no período especificado e do caderno de anotações da residente-pesquisadora. A partir da análise observadora de registros, foram destacados e descritos quatro eixos. Os dois primeiros se voltaram a duas características organizacionais do projeto, sendo a aproximação com profissionais atuantes no ensino básico e a criação de uma comunidade pedagógica nas Artes. Os outros últimos eixos tratam de características empíricas que partiram da relação e interesses em comum entre o grupo participante. Estes foram a afirmação do ensino das Artes na escola como possível construtor de conhecimento e o sentido de (re)invenção da docência. |
id |
UFRGS-2_e5b2e05cb33c2a4611c0357f6c222b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241132 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodriguez Diez, Iara LucíaValle, Flavia Pilla do2022-06-25T05:06:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/241132001143538Esse trabalho problematiza a experiência da autora no Programa de Residência Pedagógica da CAPES, no Subprojeto Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no grupo de trabalho do Colégio de Aplicação (CAp) da mesma universidade. Visa refletir sobre os modos em que a experiência no Programa de Residência Pedagógica fomenta a formação docente em Dança e a manutenção do ensino público de qualidade. Tem como objetivos específicos descrever o contexto vivido pela residente-pesquisadora no período de Outubro de 2020 à Maio de 2021, narrando a forma de trabalho desenvolvida diante do cenário pandêmico da COVID-19; apontar temas observados no decorrer da situação apresentada, tidos como mais relevantes para o problema de pesquisa, que serão denominados como eixos emergentes; apresentar discussões sobre os assuntos encontrados com base em revisão bibliográfica. A investigação se apoia em uma análise observadora de todos os registros virtuais realizados no período especificado e do caderno de anotações da residente-pesquisadora. A partir da análise observadora de registros, foram destacados e descritos quatro eixos. Os dois primeiros se voltaram a duas características organizacionais do projeto, sendo a aproximação com profissionais atuantes no ensino básico e a criação de uma comunidade pedagógica nas Artes. Os outros últimos eixos tratam de características empíricas que partiram da relação e interesses em comum entre o grupo participante. Estes foram a afirmação do ensino das Artes na escola como possível construtor de conhecimento e o sentido de (re)invenção da docência.Este trabajo problematiza la experiencia del autor en el Programa de Residencia Pedagógica de CAPES, en el Subproyecto Artes de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), necesariamente en el grupo de trabajo del Colegio de Aplicación (CAp) de la misma universidad. Pretende reflexionar sobre las formas en que la experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica promueve la formación de profesores de Danza y el mantenimiento de la educación pública de calidad. Tiene como objetivos específicos describir el contexto vivido por el residente-investigador desde Octubre de 2020 hasta Mayo de 2021, describiendo la forma de trabajo desarrollada ante el escenario de pandemia del COVID-19; señalar temas observados en el transcurso de la situación presentada, considerados de mayor relevancia para el problema de investigación, que serán denominados ejes emergentes; presentar discusiones sobre los temas encontrados a partir de una revisión bibliográfica. La investigación se apoya en un análisis observador de todos los registros virtuales realizados en el período especificado y en la libreta del residente-investigador. A partir del análisis observador de los registros, se destacaron y describieron cuatro ejes. Los dos primeros se centraron en dos características organizativas del proyecto, siendo el acercamiento con los profisionales que trabajan en la educación básica y la criación de una comunidad pedagógica en las Artes. Los otros últimos ejes versan sobre características empíricas que partieron da relación e intereses comunes entre el grupo participante. Estos fueron la afirmación de la enseñanza de las Artes en la escuela como posible constructora de conocimento y el sentido de (re)invención de la enseñanza.application/pdfporDançaFormação docenteEducaçãoArteFormación de profesoresEducaciónArteDanzaAs tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143538.pdf.txt001143538.pdf.txtExtracted Texttext/plain71117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241132/2/001143538.pdf.txt78b76a088f16cc4a45f74fbd5c2221f9MD52ORIGINAL001143538.pdfTexto completoapplication/pdf777047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241132/1/001143538.pdfa7cda54a0b31fd661a375be6909c7006MD5110183/2411322022-06-26 04:47:07.129831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241132Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:47:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
title |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
spellingShingle |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica Rodriguez Diez, Iara Lucía Dança Formação docente Educação Arte Formación de profesores Educación Arte Danza |
title_short |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
title_full |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
title_fullStr |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
title_full_unstemmed |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
title_sort |
As tramas da dança e das artes na educação : reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
author |
Rodriguez Diez, Iara Lucía |
author_facet |
Rodriguez Diez, Iara Lucía |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodriguez Diez, Iara Lucía |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valle, Flavia Pilla do |
contributor_str_mv |
Valle, Flavia Pilla do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Formação docente Educação Arte |
topic |
Dança Formação docente Educação Arte Formación de profesores Educación Arte Danza |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación de profesores Educación Arte Danza |
description |
Esse trabalho problematiza a experiência da autora no Programa de Residência Pedagógica da CAPES, no Subprojeto Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no grupo de trabalho do Colégio de Aplicação (CAp) da mesma universidade. Visa refletir sobre os modos em que a experiência no Programa de Residência Pedagógica fomenta a formação docente em Dança e a manutenção do ensino público de qualidade. Tem como objetivos específicos descrever o contexto vivido pela residente-pesquisadora no período de Outubro de 2020 à Maio de 2021, narrando a forma de trabalho desenvolvida diante do cenário pandêmico da COVID-19; apontar temas observados no decorrer da situação apresentada, tidos como mais relevantes para o problema de pesquisa, que serão denominados como eixos emergentes; apresentar discussões sobre os assuntos encontrados com base em revisão bibliográfica. A investigação se apoia em uma análise observadora de todos os registros virtuais realizados no período especificado e do caderno de anotações da residente-pesquisadora. A partir da análise observadora de registros, foram destacados e descritos quatro eixos. Os dois primeiros se voltaram a duas características organizacionais do projeto, sendo a aproximação com profissionais atuantes no ensino básico e a criação de uma comunidade pedagógica nas Artes. Os outros últimos eixos tratam de características empíricas que partiram da relação e interesses em comum entre o grupo participante. Estes foram a afirmação do ensino das Artes na escola como possível construtor de conhecimento e o sentido de (re)invenção da docência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-25T05:06:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241132 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143538 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241132 |
identifier_str_mv |
001143538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241132/2/001143538.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241132/1/001143538.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78b76a088f16cc4a45f74fbd5c2221f9 a7cda54a0b31fd661a375be6909c7006 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447314240634880 |