Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Batista Lima de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Marcelo de Andrade, Icle, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226205
Resumo: O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes.
id UFRGS-2_279dcd593a9d56a793140621c35d6bc3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226205
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, João Batista Lima dePereira, Marcelo de AndradeIcle, Gilberto2021-08-26T04:10:10Z20151068-2341http://hdl.handle.net/10183/226205000997041O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes.The following paper analyses the profile of alumni from undergraduate dance programmes in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. We problematise a recurring statement in such documents, that is, the promise that the combination of art and education would guarantee a better professional outlook, appropriate to the world of work. This analysis relies on Michel Foucault's ideas of discursive practice and discusses several concepts in order to understand the education and interrelations which can be read in the documents analysed. The main notion of non-dichotomization between art and teaching is explored in the analysis, with special attention to the discursive movements found therein.Este texto analiza el perfil de sus egresados de cursos universitarios de pregrado danza del Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Se coloca el solicitante en tales documentos, quees la promesa de que la unión entre el arte y la enseñanza sería garantía de un futuro profesional más adecuado para el mundo del trabajo. Este análisis se basa en la idea de práctica discursiva de Michel Foucault y, desde él, analiza diversos conceptos para entender las formaciones y cruces que se pueden leer en los documentos analizados. El concepto principal de la dicotomización entre el arte y la enseñanza se explotan dentro del análisis con especial atención a los movimientos discursivos allí presentes.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Tempe. 2015. Vol. 23, n. 77 (2015), p. 1-26Formação de professoresEnsinoDançaArtDanceDiscourseEducationTeacher trainingArteDanzaDiscursoEducaciónFormación del personal docenteEntre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do BrasilBetween art and teaching : a study on the profile of alumni from undergraduate dance programmes in southern BrazilEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000997041.pdf.txt000997041.pdf.txtExtracted Texttext/plain94130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/2/000997041.pdf.txt263362756bf92d2ba4e94d3b5f6232dcMD52ORIGINAL000997041.pdfTexto completoapplication/pdf402879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/1/000997041.pdf44a8952157d29868aef1d0fa0bb965e7MD5110183/2262052021-09-19 04:36:49.222189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between art and teaching : a study on the profile of alumni from undergraduate dance programmes in southern Brazil
title Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
spellingShingle Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
Souza, João Batista Lima de
Formação de professores
Ensino
Dança
Art
Dance
Discourse
Education
Teacher training
Arte
Danza
Discurso
Educación
Formación del personal docente
title_short Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
title_full Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
title_fullStr Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
title_full_unstemmed Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
title_sort Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
author Souza, João Batista Lima de
author_facet Souza, João Batista Lima de
Pereira, Marcelo de Andrade
Icle, Gilberto
author_role author
author2 Pereira, Marcelo de Andrade
Icle, Gilberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, João Batista Lima de
Pereira, Marcelo de Andrade
Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino
Dança
topic Formação de professores
Ensino
Dança
Art
Dance
Discourse
Education
Teacher training
Arte
Danza
Discurso
Educación
Formación del personal docente
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Dance
Discourse
Education
Teacher training
Arte
Danza
Discurso
Educación
Formación del personal docente
description O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:10:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226205
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000997041
identifier_str_mv 1068-2341
000997041
url http://hdl.handle.net/10183/226205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Tempe. 2015. Vol. 23, n. 77 (2015), p. 1-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/2/000997041.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/1/000997041.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 263362756bf92d2ba4e94d3b5f6232dc
44a8952157d29868aef1d0fa0bb965e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033856581632