Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marília Forgearini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279858
Resumo: A multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesa.
id UFRGS-2_e5e347adf2e141b9311b753588303159
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279858
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Marília Forgearini2024-10-10T06:49:39Z20171518-4919http://hdl.handle.net/10183/279858001059319A multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesa.A multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesaapplication/pdfporTextura : revista de letras e história. Vol. 19, n.41 (set./dez. 2017), p. 73-92.Literatura infantilMultimodal textVisual literacyLiteracyReadingLiteratura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidadeChildren’s literature: to mediate reading practices involving written culture and the visualityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001059319.pdf.txt001059319.pdf.txtExtracted Texttext/plain46711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279858/2/001059319.pdf.txtcf91568a35a121e69d72ac2c9eed4bdcMD52ORIGINAL001059319.pdfTexto completoapplication/pdf404835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279858/1/001059319.pdf2bf78527dd131ae499567afff762638aMD5110183/2798582024-10-11 06:48:10.896361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279858Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-11T09:48:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children’s literature: to mediate reading practices involving written culture and the visuality
title Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
spellingShingle Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
Nunes, Marília Forgearini
Literatura infantil
Multimodal text
Visual literacy
Literacy
Reading
title_short Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
title_full Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
title_fullStr Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
title_full_unstemmed Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
title_sort Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
author Nunes, Marília Forgearini
author_facet Nunes, Marília Forgearini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
topic Literatura infantil
Multimodal text
Visual literacy
Literacy
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Multimodal text
Visual literacy
Literacy
Reading
description A multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-10T06:49:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279858
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059319
identifier_str_mv 1518-4919
001059319
url http://hdl.handle.net/10183/279858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Textura : revista de letras e história. Vol. 19, n.41 (set./dez. 2017), p. 73-92.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279858/2/001059319.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279858/1/001059319.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf91568a35a121e69d72ac2c9eed4bdc
2bf78527dd131ae499567afff762638a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447866068434944