Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marília Forgearini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218788
Resumo: A leitura de imagem é uma experiência importante de ser proporcionada às crianças leitoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é propor um caminho didático para mediar a leitura da imagem a partir do livro de imagem. Essa proposta didática tem como base teórica, também relevante na sua metodologia, a semióticadiscursiva (BARROS, 2005; GREIMAS, 2002) e o seu desdobramento voltado ao texto visual, a semiótica plástica (FLOCH, 1985). Para isso, depois de situar alguns conceitos, um exemplo de leitura de um livro de imagem é apresentado, traçando o percurso gerativo de sentido. Esse percurso de sentido também é o caminho para a organização das ações didáticas para a leitura mediada que se descreve. Por fim, algumas reflexões em torno do fazer do mediador, seus modos de ser e agir ou os regimes de interação (LANDOWSKI, 2014) estabelecidos por ele são colocados em pauta. Mediar a leitura do livro de imagem é uma experiência necessária como prática de letramento visual. Isso envolve conhecer como o texto a ser lido produz sentido e assumir um comportamento mediador quereconheça a interação estabelecida como meio de ampliar ou reduzir as possibilidades de sentido no processo didático da mediação.
id UFRGS-2_4a69c757060fe346f6a6324f33a42c87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218788
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Marília Forgearini2021-03-13T04:26:58Z20201516-1536http://hdl.handle.net/10183/218788001121478A leitura de imagem é uma experiência importante de ser proporcionada às crianças leitoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é propor um caminho didático para mediar a leitura da imagem a partir do livro de imagem. Essa proposta didática tem como base teórica, também relevante na sua metodologia, a semióticadiscursiva (BARROS, 2005; GREIMAS, 2002) e o seu desdobramento voltado ao texto visual, a semiótica plástica (FLOCH, 1985). Para isso, depois de situar alguns conceitos, um exemplo de leitura de um livro de imagem é apresentado, traçando o percurso gerativo de sentido. Esse percurso de sentido também é o caminho para a organização das ações didáticas para a leitura mediada que se descreve. Por fim, algumas reflexões em torno do fazer do mediador, seus modos de ser e agir ou os regimes de interação (LANDOWSKI, 2014) estabelecidos por ele são colocados em pauta. Mediar a leitura do livro de imagem é uma experiência necessária como prática de letramento visual. Isso envolve conhecer como o texto a ser lido produz sentido e assumir um comportamento mediador quereconheça a interação estabelecida como meio de ampliar ou reduzir as possibilidades de sentido no processo didático da mediação.Considering thatimage reading is an important experience to be provided to children in elementary school, this paper presents a didactic way to mediate image reading through a picture book. It has as its theoretical support, which is also relevant to its methodology, the discursive semiotics (BARROS, 2005; GREIMAS 2002) and its application to visual text reading –plastic semiotics (FLOCH, 1985). An example of reading an image book is offered, tracing the generative path of meaning, which also serves to organize the didactic actions of the mediated reading. The paper finishes with some reflections on the mediator's role –his or her ways of being and acting –or on the interaction regimes (LANDOWSKI, 2014) established by him or her. It is argued that mediating the process of reading image books is a must do practice of visual literacy, which involves knowing how texts create meaning and recognizing interaction as a way of expanding or reducing the possibilities of meaning in the didactic process.application/pdfporGraphos : revista da Pós-Graduação em Letras. João Pessoa. Vol. 22, n. 2 (2020), p. 182-198Literatura infantilLetramento visualChildren's literatureImage readingMediationVisual literacyDidacticsUma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagemA teaching proposal for thereading mediation of a picture book info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121478.pdf.txt001121478.pdf.txtExtracted Texttext/plain45444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218788/2/001121478.pdf.txt1383f1a228f2b97a270804d86d3f13deMD52ORIGINAL001121478.pdfTexto completoapplication/pdf432944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218788/1/001121478.pdfaa690bf3af2a2f1cfd54c7a2c9f04943MD5110183/2187882021-05-07 05:07:38.456786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218788Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:07:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A teaching proposal for thereading mediation of a picture book
title Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
spellingShingle Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
Nunes, Marília Forgearini
Literatura infantil
Letramento visual
Children's literature
Image reading
Mediation
Visual literacy
Didactics
title_short Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
title_full Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
title_fullStr Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
title_full_unstemmed Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
title_sort Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem
author Nunes, Marília Forgearini
author_facet Nunes, Marília Forgearini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Letramento visual
topic Literatura infantil
Letramento visual
Children's literature
Image reading
Mediation
Visual literacy
Didactics
dc.subject.eng.fl_str_mv Children's literature
Image reading
Mediation
Visual literacy
Didactics
description A leitura de imagem é uma experiência importante de ser proporcionada às crianças leitoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é propor um caminho didático para mediar a leitura da imagem a partir do livro de imagem. Essa proposta didática tem como base teórica, também relevante na sua metodologia, a semióticadiscursiva (BARROS, 2005; GREIMAS, 2002) e o seu desdobramento voltado ao texto visual, a semiótica plástica (FLOCH, 1985). Para isso, depois de situar alguns conceitos, um exemplo de leitura de um livro de imagem é apresentado, traçando o percurso gerativo de sentido. Esse percurso de sentido também é o caminho para a organização das ações didáticas para a leitura mediada que se descreve. Por fim, algumas reflexões em torno do fazer do mediador, seus modos de ser e agir ou os regimes de interação (LANDOWSKI, 2014) estabelecidos por ele são colocados em pauta. Mediar a leitura do livro de imagem é uma experiência necessária como prática de letramento visual. Isso envolve conhecer como o texto a ser lido produz sentido e assumir um comportamento mediador quereconheça a interação estabelecida como meio de ampliar ou reduzir as possibilidades de sentido no processo didático da mediação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T04:26:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218788
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-1536
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121478
identifier_str_mv 1516-1536
001121478
url http://hdl.handle.net/10183/218788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Graphos : revista da Pós-Graduação em Letras. João Pessoa. Vol. 22, n. 2 (2020), p. 182-198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218788/2/001121478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218788/1/001121478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1383f1a228f2b97a270804d86d3f13de
aa690bf3af2a2f1cfd54c7a2c9f04943
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010664177664