A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205155 |
Resumo: | O presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”. |
id |
UFRGS-2_e60cb209dd7ad0a35b003558960e9360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205155 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rigoni, Paulo RobertoKaercher, Nestor André2020-01-31T04:12:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/205155001111112O presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”.This work aims to present the importance of practical activities and demonstrations with programmatic contents in class towards consistent learning and the strengthening of the teacher-student interaction. This work, the fruit of personal experiences in Elementary and High Schools, seeks to show the relevance of well understanding the concept of affectivity, especially emotion, ever so present in the classroom, and of mediation in practical activities and demonstrations. The teacher-student interaction is broached according to Reuven Feuerstein’s Theory of Mediated Learning Experience, in which the teacher/mediator selects and channels the stimuli (intentionality). In the student’s response (reciprocity), there is the possibility of correction of defective cognitive functions by the mediator. Because of their richness of stimuli, environments well planned and prepared with practical activities and demonstrations bring out the student’s interest, make learning easier and promote the proximity of the “educational pair”.application/pdfporPrática docenteAprendizagem baseada em práticasIntencionalidadeLearningAffectivityMediationCognitionIntentionalityReciprocityA importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111112.pdf.txt001111112.pdf.txtExtracted Texttext/plain102830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/2/001111112.pdf.txt4a2e27c411ba60c8237cebe6b53ebb03MD52ORIGINAL001111112.pdfTexto completoapplication/pdf562628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/1/001111112.pdfc3e77fc928693d81f6d49e9d421548b0MD5110183/2051552020-12-24 05:20:27.908947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-24T07:20:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes |
title |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes |
spellingShingle |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes Rigoni, Paulo Roberto Prática docente Aprendizagem baseada em práticas Intencionalidade Learning Affectivity Mediation Cognition Intentionality Reciprocity |
title_short |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes |
title_full |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes |
title_fullStr |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes |
title_full_unstemmed |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes |
title_sort |
A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes |
author |
Rigoni, Paulo Roberto |
author_facet |
Rigoni, Paulo Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigoni, Paulo Roberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Aprendizagem baseada em práticas Intencionalidade |
topic |
Prática docente Aprendizagem baseada em práticas Intencionalidade Learning Affectivity Mediation Cognition Intentionality Reciprocity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Affectivity Mediation Cognition Intentionality Reciprocity |
description |
O presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-31T04:12:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205155 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111112 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205155 |
identifier_str_mv |
001111112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/2/001111112.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205155/1/001111112.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a2e27c411ba60c8237cebe6b53ebb03 c3e77fc928693d81f6d49e9d421548b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447260147744768 |