A influência do marketing verde na imagem corporativa do setor bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldani, Luísa Klein
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111937
Resumo: Desde o aumento da preocupação com o meio ambiente e por conseguinte a adoção do marketing verde, as empresas buscam comunicar as suas práticas ou atributos dos seus produtos sustentáveis. No entanto, é válido perguntar o quanto estas iniciativas de marketing verde, expostas em comerciais de televisão, influenciam a imagem das empresas que os promovem. Nesse âmbito, o setor bancário aparece como um exemplo de segmento de serviços que nos últimos anos aderiu a campanhas de sustentabilidade. Foram realizadas doze entrevistas em profundidade com clientes dos bancos dos bancos Itaú e HSBC, portanto, com o objetivo de verificar se as propagandas com apelo de sustentabilidade de cada umas das instituições influenciavam a imagem que os consumidores tinham das mesmas. Primeiramente foi possível perceber uma diferença na abordagem dos dois bancos, sendo uma emocional e a outra mais racional, que mostraram refletir características apontadas previamente pelos entrevistados. Com base neste estudo, sugere-se que a influência de comerciais com apelo sustentável, apesar de não ter sido assegurada por todos entrevistados, ocorre através da exposição no longo prazo, além de depender da imagem da empresa que o cliente já possui em mente.
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