Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4440 |
Resumo: | O marketing é de extrema importância para organizações que desejam atender da melhor maneira as necessidades dos consumidores e buscar vantagens estratégicas frente à grande competitividade no mundo empresarial. Atualmente o marketing verde é uma ferramenta que tem finalidade de auxiliar a sustentar a imagem da empresa, com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação em relação à imagem de sustentabilidade comparado com as demais empresas. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral verificar se uma empresa de beneficiamento de arroz da cidade de Dom Pedrito possui orientação para o marketing verde. Para isso, foram utilizadas abordagens de cunho descritivo e exploratório, através de questionários com o gerente da empresa. Analisando todos os dados obtidos, constatou-se que a empresa possui orientação para o Marketing Verde e concorda em adotar uma política ambiental onde o foco será marketing verde. |
id |
UNIP_9f13f27aab5f104498a164b2f4c5785d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4440 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Gustavo da RosaBorges, Gustavo da RosaMainardi, Caroline FerreiraQuadros, Etiane SkrebskyMateo, Letícia Côcco de2019-08-29T12:36:21Z2017-11-202019-08-29T12:36:21Z2017-11-14MATEO, Letícia Côcco de. Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária. 2017. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4440O marketing é de extrema importância para organizações que desejam atender da melhor maneira as necessidades dos consumidores e buscar vantagens estratégicas frente à grande competitividade no mundo empresarial. Atualmente o marketing verde é uma ferramenta que tem finalidade de auxiliar a sustentar a imagem da empresa, com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação em relação à imagem de sustentabilidade comparado com as demais empresas. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral verificar se uma empresa de beneficiamento de arroz da cidade de Dom Pedrito possui orientação para o marketing verde. Para isso, foram utilizadas abordagens de cunho descritivo e exploratório, através de questionários com o gerente da empresa. Analisando todos os dados obtidos, constatou-se que a empresa possui orientação para o Marketing Verde e concorda em adotar uma política ambiental onde o foco será marketing verde.Marketing is of the utmost importance for organizations that wish to best meet the needs of consumers and seek strategic advantages in the face of great competition in the business world. Currently, green marketing is a tool that has the purpose of helping to sustain the image of the company, with a new market vision, highlighting its differentiation in relation to the image of sustainability compared to other companies. Thus, this study had as general objective to verify if a rice processing company of the city of Dom Pedrito has orientation for the green marketing. For this, descriptive and exploratory approaches were used, through questionnaires with the company manager. Analyzing all the data obtained, it was verified that the company has orientation for the Green Marketing and agrees to adopt an environmental policy where the focus will be green marketing. Keywords: Sustainability; Marketing; Green Marketing.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSustentabilidadeMarketingMarketing VerdeSustainabilityGreen MarketingDiagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuáriaDiagnostics of green marketing in an agricultural companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLetícia Côcco de Mateo.pdfLetícia Côcco de Mateo.pdfLetícia Côcco de Mateo 2017application/pdf192844https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4440/1/Let%c3%adcia%20C%c3%b4cco%20de%20Mateo.pdf0fe72562f7c1aa6ad39bcf10d72e2259MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81894https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4440/2/license.txt8a7faf2cb3270a2d6cad91a530778753MD52TEXTLetícia Côcco de Mateo.pdf.txtLetícia Côcco de Mateo.pdf.txtExtracted texttext/plain26551https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4440/3/Let%c3%adcia%20C%c3%b4cco%20de%20Mateo.pdf.txt18594a5f71ac210fc3edd2c34695b794MD53riu/44402019-08-30 03:00:47.611oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-08-30T06:00:47Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnostics of green marketing in an agricultural company |
title |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária |
spellingShingle |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária Mateo, Letícia Côcco de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Sustentabilidade Marketing Marketing Verde Sustainability Green Marketing |
title_short |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária |
title_full |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária |
title_fullStr |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária |
title_sort |
Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária |
author |
Mateo, Letícia Côcco de |
author_facet |
Mateo, Letícia Côcco de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Gustavo da Rosa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borges, Gustavo da Rosa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mainardi, Caroline Ferreira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Quadros, Etiane Skrebsky |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateo, Letícia Côcco de |
contributor_str_mv |
Borges, Gustavo da Rosa Borges, Gustavo da Rosa Mainardi, Caroline Ferreira Quadros, Etiane Skrebsky |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Sustentabilidade Marketing Marketing Verde Sustainability Green Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Marketing Marketing Verde Sustainability Green Marketing |
description |
O marketing é de extrema importância para organizações que desejam atender da melhor maneira as necessidades dos consumidores e buscar vantagens estratégicas frente à grande competitividade no mundo empresarial. Atualmente o marketing verde é uma ferramenta que tem finalidade de auxiliar a sustentar a imagem da empresa, com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação em relação à imagem de sustentabilidade comparado com as demais empresas. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral verificar se uma empresa de beneficiamento de arroz da cidade de Dom Pedrito possui orientação para o marketing verde. Para isso, foram utilizadas abordagens de cunho descritivo e exploratório, através de questionários com o gerente da empresa. Analisando todos os dados obtidos, constatou-se que a empresa possui orientação para o Marketing Verde e concorda em adotar uma política ambiental onde o foco será marketing verde. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-20 2019-08-29T12:36:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T12:36:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATEO, Letícia Côcco de. Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária. 2017. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4440 |
identifier_str_mv |
MATEO, Letícia Côcco de. Diagnóstico de marketing verde em uma empresa agropecuária. 2017. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Dom Pedrito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4440/1/Let%c3%adcia%20C%c3%b4cco%20de%20Mateo.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4440/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4440/3/Let%c3%adcia%20C%c3%b4cco%20de%20Mateo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fe72562f7c1aa6ad39bcf10d72e2259 8a7faf2cb3270a2d6cad91a530778753 18594a5f71ac210fc3edd2c34695b794 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274814038671360 |