Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95165 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares. |
id |
UFRGS-2_e663d5471ce7771c7b5b798128dd5928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95165 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Krummenauer, Wilson LeandroCosta, Sayonara Salvador Cabral daSilveira, Fernando Lang da2014-05-13T02:03:57Z20101415-2150http://hdl.handle.net/10183/95165000762464Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning courses, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A preliminary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master’s thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 69-82Ensino de físicaEducação de jovens e adultosEnsino médioTeorias de aprendizagemAprendizagem significativaUniform circular motionYouth and adult learningMeaningful learningUma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultosA contextualized physics teaching experience for youth and adult learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000762464.pdf000762464.pdfTexto completoapplication/pdf237217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/1/000762464.pdff54d0432f3d1f1f79e932a786b716da5MD51TEXT000762464.pdf.txt000762464.pdf.txtExtracted Texttext/plain37033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/2/000762464.pdf.txte4d25dc3d32a095c17868c35401d8b60MD52THUMBNAIL000762464.pdf.jpg000762464.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/3/000762464.pdf.jpg5bb520e9c32ae6127268c501e98bc952MD5310183/951652024-05-08 06:40:49.293886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A contextualized physics teaching experience for youth and adult learning |
title |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos Krummenauer, Wilson Leandro Ensino de física Educação de jovens e adultos Ensino médio Teorias de aprendizagem Aprendizagem significativa Uniform circular motion Youth and adult learning Meaningful learning |
title_short |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos |
title_full |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos |
title_sort |
Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos |
author |
Krummenauer, Wilson Leandro |
author_facet |
Krummenauer, Wilson Leandro Costa, Sayonara Salvador Cabral da Silveira, Fernando Lang da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da Silveira, Fernando Lang da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krummenauer, Wilson Leandro Costa, Sayonara Salvador Cabral da Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Educação de jovens e adultos Ensino médio Teorias de aprendizagem Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de física Educação de jovens e adultos Ensino médio Teorias de aprendizagem Aprendizagem significativa Uniform circular motion Youth and adult learning Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Uniform circular motion Youth and adult learning Meaningful learning |
description |
Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-13T02:03:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95165 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2150 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000762464 |
identifier_str_mv |
1415-2150 000762464 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 69-82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/1/000762464.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/2/000762464.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95165/3/000762464.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f54d0432f3d1f1f79e932a786b716da5 e4d25dc3d32a095c17868c35401d8b60 5bb520e9c32ae6127268c501e98bc952 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224833562836992 |