A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieta, Ana Paula
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70160
Resumo: Apresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas.
id UFRGS-2_e6650072ba95e70af39a79c5891967b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70160
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieta, Ana PaulaRozados, Helen Beatriz Frota2013-04-11T01:47:19Z2006http://hdl.handle.net/10183/70160000591371Apresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas.Presents internal communication and endomarketing as the subject of the research. Points, as general objective, the analysis of an internal communication in a university sectorial library. Also analysis and the assistance of endomarketing to improve the communication between collaborators and leadership. Justifies the reason of subject’s choice by the importance when shows that the team needs to standardize the internal communication to offer good services. Analysis the importance of internal communication to work as a team. Approaches a library as an organization when the librarian assumes as leader of the unity and collaborators. Define a qualitative approach and the case study as the best method to develop this study. As a conclusion shows the lesder’s necessity to give priority into endomarketing technics to improve internal communication among the team work. Recommends standardizes the information transmission, greater collaborators participation for taking decisions and commitment in carring their tasks through.application/pdfporBiblioteca universitáriaComunicação internaInternal communicationEndomarketingUniversity libraryA comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2006Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000591371.pdf000591371.pdfTexto completoapplication/pdf284180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/1/000591371.pdfdfe5157a2d3ee7c1d45543f88023046dMD51TEXT000591371.pdf.txt000591371.pdf.txtExtracted Texttext/plain96147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/2/000591371.pdf.txt9d682f8a9acd97fc412797022b2fc134MD52THUMBNAIL000591371.pdf.jpg000591371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/3/000591371.pdf.jpg650d27b368be73dbe74e5e6db4221d62MD5310183/701602018-10-15 08:58:25.718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:58:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
title A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
spellingShingle A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
Vieta, Ana Paula
Biblioteca universitária
Comunicação interna
Internal communication
Endomarketing
University library
title_short A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
title_full A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
title_fullStr A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
title_full_unstemmed A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
title_sort A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
author Vieta, Ana Paula
author_facet Vieta, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieta, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Comunicação interna
topic Biblioteca universitária
Comunicação interna
Internal communication
Endomarketing
University library
dc.subject.eng.fl_str_mv Internal communication
Endomarketing
University library
description Apresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-11T01:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70160
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000591371
url http://hdl.handle.net/10183/70160
identifier_str_mv 000591371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/1/000591371.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/2/000591371.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/3/000591371.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dfe5157a2d3ee7c1d45543f88023046d
9d682f8a9acd97fc412797022b2fc134
650d27b368be73dbe74e5e6db4221d62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224444191965184