A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70160 |
Resumo: | Apresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas. |
id |
UFRGS-2_e6650072ba95e70af39a79c5891967b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70160 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieta, Ana PaulaRozados, Helen Beatriz Frota2013-04-11T01:47:19Z2006http://hdl.handle.net/10183/70160000591371Apresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas.Presents internal communication and endomarketing as the subject of the research. Points, as general objective, the analysis of an internal communication in a university sectorial library. Also analysis and the assistance of endomarketing to improve the communication between collaborators and leadership. Justifies the reason of subject’s choice by the importance when shows that the team needs to standardize the internal communication to offer good services. Analysis the importance of internal communication to work as a team. Approaches a library as an organization when the librarian assumes as leader of the unity and collaborators. Define a qualitative approach and the case study as the best method to develop this study. As a conclusion shows the lesder’s necessity to give priority into endomarketing technics to improve internal communication among the team work. Recommends standardizes the information transmission, greater collaborators participation for taking decisions and commitment in carring their tasks through.application/pdfporBiblioteca universitáriaComunicação internaInternal communicationEndomarketingUniversity libraryA comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2006Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000591371.pdf000591371.pdfTexto completoapplication/pdf284180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/1/000591371.pdfdfe5157a2d3ee7c1d45543f88023046dMD51TEXT000591371.pdf.txt000591371.pdf.txtExtracted Texttext/plain96147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/2/000591371.pdf.txt9d682f8a9acd97fc412797022b2fc134MD52THUMBNAIL000591371.pdf.jpg000591371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/3/000591371.pdf.jpg650d27b368be73dbe74e5e6db4221d62MD5310183/701602018-10-15 08:58:25.718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:58:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial |
title |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial |
spellingShingle |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial Vieta, Ana Paula Biblioteca universitária Comunicação interna Internal communication Endomarketing University library |
title_short |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial |
title_full |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial |
title_fullStr |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial |
title_full_unstemmed |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial |
title_sort |
A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial |
author |
Vieta, Ana Paula |
author_facet |
Vieta, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieta, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
contributor_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca universitária Comunicação interna |
topic |
Biblioteca universitária Comunicação interna Internal communication Endomarketing University library |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internal communication Endomarketing University library |
description |
Apresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-11T01:47:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70160 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000591371 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70160 |
identifier_str_mv |
000591371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/1/000591371.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/2/000591371.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70160/3/000591371.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfe5157a2d3ee7c1d45543f88023046d 9d682f8a9acd97fc412797022b2fc134 650d27b368be73dbe74e5e6db4221d62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224444191965184 |