Educação infantil do campo : diálogos sobre o espaço, o ambiente e a arquitetura escolar
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271025 |
Resumo: | O artigo reflete sobre como a arquitetura escolar pode potencializar práticas cotidianas, organização e uso dos espaços e ambientes de uma instituição de educação infantil do campo, numa comunidade ribeirinha de Belém-PA. O diálogo entre Educação Infantil do Campo e arquitetura é multirreferencial, com estudos de pesquisa-dores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que reconhecem a arquitetura como elemento do currículo potencializador das experiências das crian-ças em contextos plurais. Foi uma pesquisa de campo exploratória, realizada entre 2017 e 2021, autorizada pela Secretaria Municipal de Educação de Belém e pelos/as participantes. Os dados foram coletados em diário de campo e registros fotográficos. Conclui-se que o desenho arquitetônico e a organização das instituições de Educação Infantil do Campo são vivenciados pelos/as diferentes sujeitos/as da comunidade educativa, afetando a construção da identidade da criança e a oferta com qualidade das experiências ali vividas. |
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Fernandes, Ana Paula Cunha dos SantosSantos, Marlene Oliveira dosAlbuquerque, Simone Santos de2024-01-18T03:22:13Z20231982-131Xhttp://hdl.handle.net/10183/271025001194420O artigo reflete sobre como a arquitetura escolar pode potencializar práticas cotidianas, organização e uso dos espaços e ambientes de uma instituição de educação infantil do campo, numa comunidade ribeirinha de Belém-PA. O diálogo entre Educação Infantil do Campo e arquitetura é multirreferencial, com estudos de pesquisa-dores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que reconhecem a arquitetura como elemento do currículo potencializador das experiências das crian-ças em contextos plurais. Foi uma pesquisa de campo exploratória, realizada entre 2017 e 2021, autorizada pela Secretaria Municipal de Educação de Belém e pelos/as participantes. Os dados foram coletados em diário de campo e registros fotográficos. Conclui-se que o desenho arquitetônico e a organização das instituições de Educação Infantil do Campo são vivenciados pelos/as diferentes sujeitos/as da comunidade educativa, afetando a construção da identidade da criança e a oferta com qualidade das experiências ali vividas.The article reflects on how school architecture can enhance everyday practices, the organization and use of spaces, and the environment of a rural early childhood education institution in a riparian community in Belém/PA. The dialogue between rural early childhood education and architecture is multi-referential and covers studies by Brazilian and foreign researchers who recognize architecture as an element of the curriculum that enhances children’s experiences in plural contexts. It was an exploratory field research, carried out between 2017 and 2021, authorized by the Municipal Department of Education of Belém and the participants. Data were collected in a field diary and photographic records. It is concluded that the architectural design and the organization of rural early childhood education institutions are experienced by different subjects in the educational community, affecting the construction of the child’s identity and the quality offer of the experiences lived there.El artículo reflexiona sobre cómo la arquitectura escolar puede valorizar las prácticas cotidianas, la organización y el uso de los espacios y ambientes de una institución de educación infantil del campo, en una comunidad ribereña de Belém-PA. El diálogo entre la Educación Infantil del Campo y la arquitectura es multirreferencial, con estudios de investigadores/as brasileños/as y extranjeros/as que reconocen la arquitectura como un elemento curricular que valoriza las experiencias de los/as niños/as en contextos plurales. Se trató de una investigación de campo exploratoria, realizada entre 2017 y 2021, autorizada por la Secretaría Municipal de Educación de Belém y par-ticipantes. Los datos fueron recolectados en un diario de campo y registros fotográficos. Se concluye que el diseño arquitectónico y la organización de las instituciones de Educación Infantil del Campo son vividos por diferentes sujetos/as de la comunidad educativa, incidiendo en la construcción de la identidad del/de la niño/a y la provisión de experiencias de calidad vividas allí.application/pdfporRetratos da escola. Brasília, DF. Vol. 17, n. 39 (set./dez. 2023), p. 1067-1088Educação infantilEducação do campoArquitetura escolarRural early childhood educationTerritoryChildrenRiparian childhoodsSchool architectureEducación infantil del campoTerritorioNiños/asInfancias ribereñasArquitectura escolarEducação infantil do campo : diálogos sobre o espaço, o ambiente e a arquitetura escolarRural early childhood education : dialogues on space, environment and school architectureEducación infantil del campo : diálogos sobre el espacio, el medio ambiente y la arquitectura escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194420.pdf.txt001194420.pdf.txtExtracted Texttext/plain62409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271025/2/001194420.pdf.txta6afe0a15c886c09db6859bc9002743fMD52ORIGINAL001194420.pdfTexto completoapplication/pdf973153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271025/1/001194420.pdf2af72bf5bdaefabac4f54518d7284dabMD5110183/2710252024-05-25 06:48:52.753637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271025Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:48:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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