Jornada de trabalho docente e o cumprimento da Lei do Piso nas capitais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184396 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a duração e a composição das jornadas de trabalho do professor da Educação Básica das capitais. O objetivo é saber se a Lei nº 11.738/2008 estava sendo cumprida, em 2016. no aspecto relativo à composição da jornada de trabalho Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, com base na legislação sobre planos de carreira e na literatura acadêmica sobre o tema. Verificamos que havia grande diversidade na duração e na composição da jornada dos professores e que a maioria das capitais não cumpria a Lei do Piso. Por outro lado, em algumas capitais o percentual da jornada destinado às atividades de apoio à docência ultrapassava 1/3, mínimo estabelecido na Lei de 2008. |
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Jacomini, Márcia AparecidaGil, JucaCastro, Edimária Carvalho de2018-11-07T02:46:28Z20181678-166Xhttp://hdl.handle.net/10183/184396001079773Neste artigo analisamos a duração e a composição das jornadas de trabalho do professor da Educação Básica das capitais. O objetivo é saber se a Lei nº 11.738/2008 estava sendo cumprida, em 2016. no aspecto relativo à composição da jornada de trabalho Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, com base na legislação sobre planos de carreira e na literatura acadêmica sobre o tema. Verificamos que havia grande diversidade na duração e na composição da jornada dos professores e que a maioria das capitais não cumpria a Lei do Piso. Por outro lado, em algumas capitais o percentual da jornada destinado às atividades de apoio à docência ultrapassava 1/3, mínimo estabelecido na Lei de 2008.In this article, we analyze the duration and the composition of the teachers’ working time in the capitals’ basic education. The aims are to know if Law # 11.738 / 2008 was being enforced in the aspect related to the composition of the working time, in 2016. It is a documental study and a bibliographic research, based on the legislation on career plans and in the academic literature on the theme. We verified that there was great diversity in the duration and composition of the teachers’ working time and that most capitals did not comply with the Base Salary Law. On the other hand, in some capitals, the percentage of the time working allocated to teaching support activities exceeded 1/3, minimum established in the Law of 2008.En este artículo analizamos la duración y la composición de las jornadas de trabajo del profesor de la educación básica de las capitales. El objetivo es saber si la Ley nº 11.738 / 2008 se estaba cumpliendo en el aspecto relativo a la composición de la jornada de trabajo, en 2016. Se trata de investigación documental y bibliográfica, con base en la legislación sobre planes de carrera y en la literatura académica sobre el tema. Verificamos que había gran diversidad en la duración y en la composición de la jornada de los profesores y que la mayoría de las capitales no cumplía la Ley del Suelo. Por otro lado, en algunas capitales el porcentaje de la jornada destinado a las actividades de apoyo a la docencia superó el 1/3, mínimo establecido en la Ley de 2008.application/pdfporRevista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 34, n. 2(maio/ago. 2018), p. 437-459Educação básicaJornada de trabalhoProfessorTeaching workWorking timeBasic educationBase salary lawTrabajo docenteJornada de trabajoEducación básicaLey del sueloJornada de trabalho docente e o cumprimento da Lei do Piso nas capitaisTeachers’ working time and the accomplishment of the base salary Law in the capitals Jornada de trabajo docente y el cumplimiento de la ley del suelo en las capitales info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079773.pdf.txt001079773.pdf.txtExtracted Texttext/plain55997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184396/2/001079773.pdf.txtcdd1ee1d1ae33527b38c8a3b09db6447MD52ORIGINAL001079773.pdfTexto completoapplication/pdf305432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184396/1/001079773.pdfce66556343a2f9a0c6eca6326f903211MD5110183/1843962018-11-07 02:49:07.478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-07T04:49:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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