Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235232 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramosque o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticasem suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professoriesde matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social. |
id |
UFRGS-2_e6de4069f783838cffa8e066cebbfdf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235232 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Marília Franceschinelli deRosa, Maurício2022-02-16T04:31:19Z20211517-3941http://hdl.handle.net/10183/235232001136634Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramosque o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticasem suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professoriesde matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.This article aims to analyse the experience of a teacher in a Cybereducation course with mathematics teachers, which sought to discuss andreflect on social responsibility in the face of macro/micro exclusions/inclusions in mathematics education through Digital Technologies (film products, software, applications). Thus, the focus is given to productions made by the female teacher during the course, in order to understand the formative movement experienced. Notwithstanding the aforesaid provision, we understand that the Cybereducation course made it possible to rethink the teaching of mathematics, encouraging her to include social and political discussions in her practices. The experience sheds light on the urgent need to rethink the being and the education of mathematics teachers, in order to contribute to a critical, civic and socially responsible mathematics teacher education.application/pdfporEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 27, n. 71 (abr./jun. 2021), p. 72-95MatemáticaFormação de professoresJustiça socialMathematical educationTeacher trainingSocial justiceDigital technologiesFilmCyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadoraCybereducation, film products and production of mathematics classes : in search of a liberating mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136634.pdf.txt001136634.pdf.txtExtracted Texttext/plain72997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/2/001136634.pdf.txt055d9753d5d202bae377fa70f545ed64MD52ORIGINAL001136634.pdfTexto completoapplication/pdf371678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/1/001136634.pdf4b767156981d5b955102d363742dd5bfMD5110183/2352322022-02-22 05:10:58.658514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cybereducation, film products and production of mathematics classes : in search of a liberating mathematics education |
title |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora |
spellingShingle |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora Souza, Marília Franceschinelli de Matemática Formação de professores Justiça social Mathematical education Teacher training Social justice Digital technologies Film |
title_short |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora |
title_full |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora |
title_fullStr |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora |
title_full_unstemmed |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora |
title_sort |
Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora |
author |
Souza, Marília Franceschinelli de |
author_facet |
Souza, Marília Franceschinelli de Rosa, Maurício |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Maurício |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marília Franceschinelli de Rosa, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Formação de professores Justiça social |
topic |
Matemática Formação de professores Justiça social Mathematical education Teacher training Social justice Digital technologies Film |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical education Teacher training Social justice Digital technologies Film |
description |
Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramosque o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticasem suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professoriesde matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T04:31:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235232 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-3941 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136634 |
identifier_str_mv |
1517-3941 001136634 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 27, n. 71 (abr./jun. 2021), p. 72-95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/2/001136634.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/1/001136634.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
055d9753d5d202bae377fa70f545ed64 4b767156981d5b955102d363742dd5bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447783002341376 |