Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marília Franceschinelli de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235232
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramosque o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticasem suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professoriesde matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.
id UFRGS-2_e6de4069f783838cffa8e066cebbfdf7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235232
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Marília Franceschinelli deRosa, Maurício2022-02-16T04:31:19Z20211517-3941http://hdl.handle.net/10183/235232001136634Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramosque o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticasem suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professoriesde matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.This article aims to analyse the experience of a teacher in a Cybereducation course with mathematics teachers, which sought to discuss andreflect on social responsibility in the face of macro/micro exclusions/inclusions in mathematics education through Digital Technologies (film products, software, applications). Thus, the focus is given to productions made by the female teacher during the course, in order to understand the formative movement experienced. Notwithstanding the aforesaid provision, we understand that the Cybereducation course made it possible to rethink the teaching of mathematics, encouraging her to include social and political discussions in her practices. The experience sheds light on the urgent need to rethink the being and the education of mathematics teachers, in order to contribute to a critical, civic and socially responsible mathematics teacher education.application/pdfporEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 27, n. 71 (abr./jun. 2021), p. 72-95MatemáticaFormação de professoresJustiça socialMathematical educationTeacher trainingSocial justiceDigital technologiesFilmCyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadoraCybereducation, film products and production of mathematics classes : in search of a liberating mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136634.pdf.txt001136634.pdf.txtExtracted Texttext/plain72997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/2/001136634.pdf.txt055d9753d5d202bae377fa70f545ed64MD52ORIGINAL001136634.pdfTexto completoapplication/pdf371678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/1/001136634.pdf4b767156981d5b955102d363742dd5bfMD5110183/2352322022-02-22 05:10:58.658514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cybereducation, film products and production of mathematics classes : in search of a liberating mathematics education
title Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
spellingShingle Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
Souza, Marília Franceschinelli de
Matemática
Formação de professores
Justiça social
Mathematical education
Teacher training
Social justice
Digital technologies
Film
title_short Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
title_full Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
title_fullStr Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
title_full_unstemmed Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
title_sort Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática : em busca de uma educação matemática libertadora
author Souza, Marília Franceschinelli de
author_facet Souza, Marília Franceschinelli de
Rosa, Maurício
author_role author
author2 Rosa, Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marília Franceschinelli de
Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Formação de professores
Justiça social
topic Matemática
Formação de professores
Justiça social
Mathematical education
Teacher training
Social justice
Digital technologies
Film
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical education
Teacher training
Social justice
Digital technologies
Film
description Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramosque o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticasem suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professoriesde matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T04:31:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235232
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3941
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136634
identifier_str_mv 1517-3941
001136634
url http://hdl.handle.net/10183/235232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 27, n. 71 (abr./jun. 2021), p. 72-95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/2/001136634.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235232/1/001136634.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 055d9753d5d202bae377fa70f545ed64
4b767156981d5b955102d363742dd5bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447783002341376