A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rafael Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179421
Resumo: Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O estudo investigou as potencialidades da História da Matemática em sala de aula, por meio de atividades que remetem ao período das navegações, explorando conceitos da trigonometria no triângulo retângulo e na circunferência. Percebeu-se que, ao trazer a história da matemática inserida em atividades específicas de construção de instrumentos de medida de tempo, ângulos e distâncias, semelhantes aos utilizados em situações de navegação, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes para o professor e para os estudantes, fazendo com que estes participassem mais ativamente dos processos de ensino e aprendizagem. Foram gerados questionamentos muito pertinentes a respeito da História da Matemática ao longo do desenvolvimento das atividades, fato que contribuiu para o aprendizado dos conteúdos envolvidos. Além disso, constatou-se que ao trazer a História da Matemática para a sala de aula abriu-se um leque de ideias, perguntas, respostas e construções que envolveram outros componentes além da matemática, especialmente conhecimentos do campo da geografia e história, o que enriqueceu a experiência vivida.
id UFRGS-2_e719fe2636ba1df4e1fb8048e6791010
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179421
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Rafael MarquesDalcin, Andréia2018-06-16T03:12:18Z2018http://hdl.handle.net/10183/179421001068452Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O estudo investigou as potencialidades da História da Matemática em sala de aula, por meio de atividades que remetem ao período das navegações, explorando conceitos da trigonometria no triângulo retângulo e na circunferência. Percebeu-se que, ao trazer a história da matemática inserida em atividades específicas de construção de instrumentos de medida de tempo, ângulos e distâncias, semelhantes aos utilizados em situações de navegação, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes para o professor e para os estudantes, fazendo com que estes participassem mais ativamente dos processos de ensino e aprendizagem. Foram gerados questionamentos muito pertinentes a respeito da História da Matemática ao longo do desenvolvimento das atividades, fato que contribuiu para o aprendizado dos conteúdos envolvidos. Além disso, constatou-se que ao trazer a História da Matemática para a sala de aula abriu-se um leque de ideias, perguntas, respostas e construções que envolveram outros componentes além da matemática, especialmente conhecimentos do campo da geografia e história, o que enriqueceu a experiência vivida.This research was developed at a school network´s of Porto Alegre, with students from 2nd year of High School. The research investigated the history potential of Mathematics in the classroom, through activities that refer the navigation period, exploring concepts of trigonometry in the triangle rectangle and circumference. It was noticed that, by bringing the history of mathematics into specific activities of construction of instruments of time measurement, angles and distances, similar to those used in navigation situations, the classes become more dynamic and interesting for the teacher and for the students, they used to participate more actively in the teaching and learning processes. Very pertinent questions about the History of Mathematics were generated during the development of the activities, which contributed to the learning of the contents involved. In addition, it was found that in bringing the History of Mathematics into the classroom, a range of ideas, questions, answers and constructions were developed that involved other components besides mathematics, especially knowledge of the field of geography and history, which enriched the lived experience.application/pdfporHistória da matemáticaRelógio do SolQuadrantHistory of mathematicsPtolemy's tableSun watchA trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de solinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068452.pdf001068452.pdfTexto completoapplication/pdf2369217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179421/1/001068452.pdf00c37e04325b6b3d3d268ee186f139afMD51TEXT001068452.pdf.txt001068452.pdf.txtExtracted Texttext/plain98667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179421/2/001068452.pdf.txtffb4bfe13257b149073693f38c7bca8fMD5210183/1794212018-06-17 02:26:29.315889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179421Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
title A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
spellingShingle A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
Gonçalves, Rafael Marques
História da matemática
Relógio do Sol
Quadrant
History of mathematics
Ptolemy's table
Sun watch
title_short A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
title_full A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
title_fullStr A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
title_full_unstemmed A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
title_sort A trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de sol
author Gonçalves, Rafael Marques
author_facet Gonçalves, Rafael Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rafael Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Relógio do Sol
topic História da matemática
Relógio do Sol
Quadrant
History of mathematics
Ptolemy's table
Sun watch
dc.subject.eng.fl_str_mv Quadrant
History of mathematics
Ptolemy's table
Sun watch
description Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O estudo investigou as potencialidades da História da Matemática em sala de aula, por meio de atividades que remetem ao período das navegações, explorando conceitos da trigonometria no triângulo retângulo e na circunferência. Percebeu-se que, ao trazer a história da matemática inserida em atividades específicas de construção de instrumentos de medida de tempo, ângulos e distâncias, semelhantes aos utilizados em situações de navegação, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes para o professor e para os estudantes, fazendo com que estes participassem mais ativamente dos processos de ensino e aprendizagem. Foram gerados questionamentos muito pertinentes a respeito da História da Matemática ao longo do desenvolvimento das atividades, fato que contribuiu para o aprendizado dos conteúdos envolvidos. Além disso, constatou-se que ao trazer a História da Matemática para a sala de aula abriu-se um leque de ideias, perguntas, respostas e construções que envolveram outros componentes além da matemática, especialmente conhecimentos do campo da geografia e história, o que enriqueceu a experiência vivida.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:12:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179421
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068452
url http://hdl.handle.net/10183/179421
identifier_str_mv 001068452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179421/1/001068452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179421/2/001068452.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 00c37e04325b6b3d3d268ee186f139af
ffb4bfe13257b149073693f38c7bca8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552217313280