Community of Inquiry como modelo teórico de ensino aplicado à enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173769 |
Resumo: | Objetivo: apresentar o modelo Community of Inquiry (CoI) como referencial possível na orientação e avaliação de ações desenvolvidas em ambiente virtual, seja na modalidade a distância ou semipresencial, no ensino de Enfermagem em diferentes contextos. Método: estudo de reflexão teórica com a descrição do CoI e de relatos no ensino superior em Enfermagem. Resultados: nesse modelo são propostos três elementos centrais – a presença social, a presença cognitiva e a presença de ensino – que dão sustentabilidade à aprendizagem construtivista colaborativa em ambiente virtual. Também conta com um instrumento que avalia em 34 questões essas três presenças. O CoI já tem sido utilizado no planejamento e na avaliação de atividades no ensino superior em Enfermagem que utilizam as modalidades a distância e presencial integradas. Conclusão: o modelo dispõe de uma avaliação ampliada das ações de ensino, nas quais o presencial e a distância se agregam, qualificando essas modalidades de ensino. Da mesma forma, as presenças de ensino, social e cognitiva privilegiam o trabalho interacionista e colaborativo, destacando ações fundamentais da formação em Enfermagem. |
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Parulla, Cibele DuarteWeissheimer, Anne MarieSantos, Marlise BockCogo, Ana Luisa Petersen2018-03-23T02:26:39Z20171415-2762http://hdl.handle.net/10183/173769001061200Objetivo: apresentar o modelo Community of Inquiry (CoI) como referencial possível na orientação e avaliação de ações desenvolvidas em ambiente virtual, seja na modalidade a distância ou semipresencial, no ensino de Enfermagem em diferentes contextos. Método: estudo de reflexão teórica com a descrição do CoI e de relatos no ensino superior em Enfermagem. Resultados: nesse modelo são propostos três elementos centrais – a presença social, a presença cognitiva e a presença de ensino – que dão sustentabilidade à aprendizagem construtivista colaborativa em ambiente virtual. Também conta com um instrumento que avalia em 34 questões essas três presenças. O CoI já tem sido utilizado no planejamento e na avaliação de atividades no ensino superior em Enfermagem que utilizam as modalidades a distância e presencial integradas. Conclusão: o modelo dispõe de uma avaliação ampliada das ações de ensino, nas quais o presencial e a distância se agregam, qualificando essas modalidades de ensino. Da mesma forma, as presenças de ensino, social e cognitiva privilegiam o trabalho interacionista e colaborativo, destacando ações fundamentais da formação em Enfermagem.Objective: to present the Community of Inquiry (CoI) model as a possible reference in the guidance and evaluation of actions developed in a virtual environment, either in distance or semi-presential mode, in Nursing teaching in different contexts. Method: theoretical reflection study with the description of the CoI and reports on higher education in Nursing. Results: In this model three central elements are proposed – social presence, cognitive presence and the presence of teaching – that give sustainability to the collaborative constructivist learning in a virtual environment. It also has an instrument that evaluates in 34 questions these three presences. CoI has already been used in the planning and evaluation of activities in higher education in Nursing that use the integrated distance and presence modalities. Conclusion: The model has an extended evaluation of the teaching actions, in which face and distance are added, offering the best in each of these modalities. Similarly, presences of teaching, social and cognitive privilege the interactionist and collaborative work highlighting fundamental actions of Nursing training.Objetivo: presentar el modelo Community of Inquiry (CoI) como posible referente en la orientación y evaluación de acciones desarrolladas en el ambiente virtual, en distintos contextos de la enseñanza a distancia o semi-presencial de Enfermería. Método: estudio de reflexión teórica con la descripción del CoI y de relatos en la enseñanza superior en Enfermería. Resultados: en este modelo se proponen tres elementos centrales – la presencia social, la presencia cognitiva y la presencia de enseñanza – que dan sustentabilidad al aprendizaje constructivista colaborativo en el ambiente virtual. También cuenta con un instrumento que evalúa estas tres presencias en 34 cuestiones. El CoI ya ha sido utilizado en la planificación y evaluación de actividades que utilizan las modalidades a distancia y presencial integradas en la enseñanza superior en Enfermería. Conclusión: el modelo dispone de una evaluación ampliada de las acciones de enseñanza, en las cuales la modalidad presencial y a distancia se agregan, ofreciendo lo mejor de cada una de ellas. De la misma forma, las presencias de enseñanza, social y cognitiva privilegian el trabajo interactivo y colaborativo destacando acciones fundamentales de la formación en Enfermería.application/pdfporReme : revista mineira de enfermagem. Vol. 21 (2017), p. e-1066Educação em enfermagemAprendizagemEducação a distânciaEducationNursingLearningDistanceEducación en EnfermeríaAprendizagemEducación a DistanciaCommunity of Inquiry como modelo teórico de ensino aplicado à enfermagemCommunity of Inquire as a theoretical model of teaching applied to nursing Community of inquiry como modelo teórico de enseñanza aplicada a enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061200.pdf001061200.pdfTexto completoapplication/pdf92812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173769/1/001061200.pdf877b4fb4523dc107bbc73096ff71db8aMD51TEXT001061200.pdf.txt001061200.pdf.txtExtracted Texttext/plain20948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173769/2/001061200.pdf.txt72c3e2faa3c863237753f55b00123477MD52THUMBNAIL001061200.pdf.jpg001061200.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173769/3/001061200.pdf.jpgac4a43c3d23d91148e0bcb49bd9aecdeMD5310183/1737692019-10-31 03:49:14.557915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-31T06:49:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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