A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272446 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a compreender a apropriação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para a produção de conteúdo em dois jornais: GZH e Correio do Povo, a partir de entrevistas com um editor de conteúdo SEO de cada veículo e trazer a perspectiva que cada profissional tem sobre a etapa de absorção dessas estratégias dentro da redação. Para isso, o primeiro momento foi de contextualização da relevância da internet e a importância do papel do mecanismo de busca, o Google, para o jornalismo, examinando sua evolução em atualizações algoritmicas e como isso impactou e formulou boas práticas de otimização de conteúdo. A segunda parte tem como objetivo delimitar as transformações digitais no jornalismo, destrinchando as gerações e as sete características chave que definem o Webjornalismo. Logo após, é apresentada a fase atual e a consequente crise do campo jornalístico com a chegada da era digital, que descentraliza o papel do jornalista no debate público e descredibiliza a profissão e o profissional, a partir da coexistência com um grande fluxo informacional e a propagação de desinformação, o que aumenta a desconfiança do leitor, desenvolve uma crise de engajamento e inviabiliza recursos (OLIVEIRA; STEFENON; OZÓRIO, 2020). Em uma terceira etapa desta monografia, buscou-se identificar o que são técnicas de otimização SEO e como elas podem auxiliar o jornalismo nessa crise ao aumentar a visibilidade da marca, evoluir o posicionamento de matérias no Google e, quem sabe, melhorar a receita. Foram elencadas as principais técnicas utilizadas na produção noticiosa a partir de dois trabalhos jornalísticos, de Barbara Zamberlan Alvarez (2011) e Leyberson Pedrosa e Osvaldo Morais (2021). E, na quarta e última fase, foram observadas semelhanças e especificidades de cada veículo jornalístico, comparando as percepções de cada editor com a teoria presente na bibliografia, a partir das entrevistas. Em suma, este trabalho conclui que os dois jornais estão em fases diferentes de apropriação, um ainda procurando se adaptar e aprendendo se utilizar de técnicas de otimização e outro que já incorporou essas estratégias em suas rotinas de trabalho e demonstra que isso faz parte do pensar jornalístico, desde a apuração até a distribuição. Embora, ambas estejam em estágio distintos, as duas empresas parecem avançar em investimentos para uma maior integração da redação para o entendimento de técnicas de SEO e para estar a par do impacto e das atualizações Google. |
id |
UFRGS-2_e7d1bd1dbda1c57b61c728c881e2fe89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272446 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Laura Gabriela Pacheco Fassina daOliveira, Felipe Moura de2024-02-29T04:58:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/272446001194590Este trabalho se propõe a compreender a apropriação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para a produção de conteúdo em dois jornais: GZH e Correio do Povo, a partir de entrevistas com um editor de conteúdo SEO de cada veículo e trazer a perspectiva que cada profissional tem sobre a etapa de absorção dessas estratégias dentro da redação. Para isso, o primeiro momento foi de contextualização da relevância da internet e a importância do papel do mecanismo de busca, o Google, para o jornalismo, examinando sua evolução em atualizações algoritmicas e como isso impactou e formulou boas práticas de otimização de conteúdo. A segunda parte tem como objetivo delimitar as transformações digitais no jornalismo, destrinchando as gerações e as sete características chave que definem o Webjornalismo. Logo após, é apresentada a fase atual e a consequente crise do campo jornalístico com a chegada da era digital, que descentraliza o papel do jornalista no debate público e descredibiliza a profissão e o profissional, a partir da coexistência com um grande fluxo informacional e a propagação de desinformação, o que aumenta a desconfiança do leitor, desenvolve uma crise de engajamento e inviabiliza recursos (OLIVEIRA; STEFENON; OZÓRIO, 2020). Em uma terceira etapa desta monografia, buscou-se identificar o que são técnicas de otimização SEO e como elas podem auxiliar o jornalismo nessa crise ao aumentar a visibilidade da marca, evoluir o posicionamento de matérias no Google e, quem sabe, melhorar a receita. Foram elencadas as principais técnicas utilizadas na produção noticiosa a partir de dois trabalhos jornalísticos, de Barbara Zamberlan Alvarez (2011) e Leyberson Pedrosa e Osvaldo Morais (2021). E, na quarta e última fase, foram observadas semelhanças e especificidades de cada veículo jornalístico, comparando as percepções de cada editor com a teoria presente na bibliografia, a partir das entrevistas. Em suma, este trabalho conclui que os dois jornais estão em fases diferentes de apropriação, um ainda procurando se adaptar e aprendendo se utilizar de técnicas de otimização e outro que já incorporou essas estratégias em suas rotinas de trabalho e demonstra que isso faz parte do pensar jornalístico, desde a apuração até a distribuição. Embora, ambas estejam em estágio distintos, as duas empresas parecem avançar em investimentos para uma maior integração da redação para o entendimento de técnicas de SEO e para estar a par do impacto e das atualizações Google.This work aims to understand the appropriation of SEO (Search Engine Optimization) techniques for content production in two newspapers: GZH and Correio do Povo, based on interviews with two SEO content editors from each vehicle and to bring the perspective that each professional has on the absorption stage of these strategies within the newsroom. For this, the first moment was to contextualize the relevance of the internet and the importance of the role of the search engine, Google, for journalism, examining its evolution in algorithmic updates and how this impacted and formulated good content optimization practices. The second part aims to delimit the digital transformations in journalism, unraveling the generations and the seven key characteristics that define Webjournalism. Soon after, the current phase and the consequent crisis of the journalistic field are presented with the arrival of the digital age, which decentralizes the role of the journalist in the public debate and discredits the profession and the professional, from the coexistence with a great informational flow and the spread of disinformation, which increases the distrust of the reader, develops a crisis of engagement and makes resources unfeasible (OLIVEIRA; STEFENON; OZÓRIO, 2020). In a third stage of this monograph, we sought to identify what SEO optimization techniques are and how they can help journalism in this crisis by increasing brand visibility, evolving the positioning of articles on Google and, perhaps, improving revenue. The main techniques used in news production were listed based on two journalistic works, by Barbara Zamberlan Alvarez (2011) and Leyberson Pedrosa and Osvaldo Morais (2021). And, in the fourth and final phase, similarities and specificities of each journalistic vehicle were observed, comparing the perceptions of each editor with the theory present in the bibliography, based on the interviews. In short, this study concludes that the two newspapers are in different stages of appropriation, one still seeking to adapt and learn to use optimization techniques and the other that has already incorporated these strategies into their work routines and demonstrates that this is part of journalistic thinking, from investigation to distribution. Although both are at different stages, the two companies seem to be making progress in investing in a greater integration of the newsroom to understand SEO techniques and to be aware of Google updates and their impact.application/pdfporJornalismo online : Aspectos teóricosJournalismSEOWebjournalismGoogleCyberjournalismA apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194590.pdf.txt001194590.pdf.txtExtracted Texttext/plain203573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272446/2/001194590.pdf.txt6b56434185e7ac3fd2796846b2ed899cMD52ORIGINAL001194590.pdfTexto completoapplication/pdf1293254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272446/1/001194590.pdf96687e23f033a8f2bbe060b7dc36c804MD5110183/2724462024-05-11 06:37:31.384448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272446Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-11T09:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo |
title |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo |
spellingShingle |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo Silva, Laura Gabriela Pacheco Fassina da Jornalismo online : Aspectos teóricos Journalism SEO Webjournalism Cyberjournalism |
title_short |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo |
title_full |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo |
title_fullStr |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo |
title_full_unstemmed |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo |
title_sort |
A apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povo |
author |
Silva, Laura Gabriela Pacheco Fassina da |
author_facet |
Silva, Laura Gabriela Pacheco Fassina da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Laura Gabriela Pacheco Fassina da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Felipe Moura de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Felipe Moura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo online : Aspectos teóricos |
topic |
Jornalismo online : Aspectos teóricos Journalism SEO Webjournalism Cyberjournalism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Journalism SEO Webjournalism Cyberjournalism |
description |
Este trabalho se propõe a compreender a apropriação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para a produção de conteúdo em dois jornais: GZH e Correio do Povo, a partir de entrevistas com um editor de conteúdo SEO de cada veículo e trazer a perspectiva que cada profissional tem sobre a etapa de absorção dessas estratégias dentro da redação. Para isso, o primeiro momento foi de contextualização da relevância da internet e a importância do papel do mecanismo de busca, o Google, para o jornalismo, examinando sua evolução em atualizações algoritmicas e como isso impactou e formulou boas práticas de otimização de conteúdo. A segunda parte tem como objetivo delimitar as transformações digitais no jornalismo, destrinchando as gerações e as sete características chave que definem o Webjornalismo. Logo após, é apresentada a fase atual e a consequente crise do campo jornalístico com a chegada da era digital, que descentraliza o papel do jornalista no debate público e descredibiliza a profissão e o profissional, a partir da coexistência com um grande fluxo informacional e a propagação de desinformação, o que aumenta a desconfiança do leitor, desenvolve uma crise de engajamento e inviabiliza recursos (OLIVEIRA; STEFENON; OZÓRIO, 2020). Em uma terceira etapa desta monografia, buscou-se identificar o que são técnicas de otimização SEO e como elas podem auxiliar o jornalismo nessa crise ao aumentar a visibilidade da marca, evoluir o posicionamento de matérias no Google e, quem sabe, melhorar a receita. Foram elencadas as principais técnicas utilizadas na produção noticiosa a partir de dois trabalhos jornalísticos, de Barbara Zamberlan Alvarez (2011) e Leyberson Pedrosa e Osvaldo Morais (2021). E, na quarta e última fase, foram observadas semelhanças e especificidades de cada veículo jornalístico, comparando as percepções de cada editor com a teoria presente na bibliografia, a partir das entrevistas. Em suma, este trabalho conclui que os dois jornais estão em fases diferentes de apropriação, um ainda procurando se adaptar e aprendendo se utilizar de técnicas de otimização e outro que já incorporou essas estratégias em suas rotinas de trabalho e demonstra que isso faz parte do pensar jornalístico, desde a apuração até a distribuição. Embora, ambas estejam em estágio distintos, as duas empresas parecem avançar em investimentos para uma maior integração da redação para o entendimento de técnicas de SEO e para estar a par do impacto e das atualizações Google. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-29T04:58:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272446 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001194590 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272446 |
identifier_str_mv |
001194590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272446/2/001194590.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272446/1/001194590.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b56434185e7ac3fd2796846b2ed899c 96687e23f033a8f2bbe060b7dc36c804 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447359111299072 |