O conteúdo é rei? Fatores determinantes para uma estratégia de SEO focada no Google

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Diogo Agostinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14247
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling O conteúdo é rei? Fatores determinantes para uma estratégia de SEO focada no GoogleSEOMotores de pesquisaGoogleData analysisSearch enginesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A presente dissertação baseia-se na famosa expressão “o conteúdo é rei” dita por Bill Gates em 1996. A pergunta de partida é “Para o Google, o conteúdo é o fator mais importante numa estratégia de SEO?”, procurando responder à seguinte hipótese: i) Para a Google, o conteúdo é o fator mais importante numa estratégia de SEO. Nesta investigação são selecionados os fatores a serem abordados, através da junção daqueles que são os fatores mais relevantes para os profissionais de referência em SEO. Posteriormente são analisados quantitativamente em 12 websites portugueses de literacia financeira, através de várias ferramentas, sendo a principal o Ubersuggest. A utilização de outras ferramentas prendeu-se com a impossibilidade de analisar todos os aspetos apenas no Ubersuggest. Por outro lado, também foram analisados fatores diretamente nos websites, inclusivamente no código. Os dados foram extraídos, apresentados, e explicados, para que posteriormente tenham sido comparados com o tráfego dos websites, de modo a perceber a relação entre cada um dos fatores e o número de visitas. Assim, tornou-se possível descobrir que o conteúdo não é o fator mais importante numa estratégia de otimização para motores de pesquisa.ABSTRACT: This dissertation is based on the famous expression "content is king" said by Bill Gates in 1996. The starting question is "For Google, is content the most important factor in an SEO strategy?", seeking to answer the following hypothesis: i) For Google, content is the most important factor in an SEO strategy. In this research, the factors to be addressed are selected, by gathering those that are the most relevant factors for SEO reference professionals. Later, they are quantitatively analyzed in 12 Portuguese financial literacy websites, through several tools, the main one being Ubersuggest. The use of other tools was due to the impossibility of analyzing all aspects only in Ubersuggest. On the other hand, factors were also analyzed directly on the websites, including in the code. The data were extracted, presented, and explained, so that they could later be compared with the websites' traffic, in order to understand the relationship between each of the factors and the number of visits. In this way, it became possible to discover that content is not the most important factor in a search engine optimization strategy.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialDi Fátima, BrancoRCIPLGil, Diogo Agostinho2022-02-03T16:13:43Z2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14247TID:202888703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:05.288969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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