Formação dos alunos de enfermagem no Brasil e na Itália
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178230 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer a formação acadêmica de enfermeiros no Brasil e na Itália, a partir de uma revisão documental, identificando as aproximações e os distanciamentos da formação de enfer-magem nos cenários estudados. Metodologia: pesquisa documental com abordagem qualitativa e exploratória. O objeto principal para a análise foram os fatos históricos que provocaram impacto na formação do profissional enfermeiro tanto no Brasil como na Itália, entendendo como impacto a influência decisiva de acontecimentos no decurso da história. Os dados foram separados em cinco categorias agrupadas a partir de uma linha histórica: Visualizando o contexto e a interface histórica da formação/profissão; Os acordos internacionais ampliando a atuação profissional; Uma profissão feminina? As questões do gênero na formação; As características curriculares: a construção do Perfil Profissional. Considerações: a relevância deste trabalho reside no fato de que a busca pelas origens históricas e culturais da enfermagem permite compreender o cenário de desenvolvimento da formação profissional em cada um dos países estudados, permitindo a com-preensão das diferenças evidenciadas. Constatou-se pelos documentos que os cursos apresenta-ram distanciamentos quanto à autonomia acadêmica, uma vez que no Brasil as Escolas de Enfer-magem tem vida própria estando apenas submetidas às universidades como unidades acadêmicas, enquanto que na Itália as escolas estão hierarquicamente submetidas a escolas médicas. Outra situação que foi observada é quanto ao exame final que na Itália é realizado e no Brasil não. O perfil profissional, a carga horária, a estrutura curricular, a forma associativa possuem pouca dife-renças. |
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