"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Dóris Bittencourt
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schmitt, Rana Gabriele Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232994
Resumo: O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS.
id UFRGS-2_e823aec949e97f6202aa3dfe1e19f299
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232994
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Dóris BittencourtSchmitt, Rana Gabriele Lopes2021-12-15T04:26:44Z20210104-3293http://hdl.handle.net/10183/232994001134774O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS.The article takes as object of study narratives of memory of students of the first semester of the Pedagogy Course of the Faculty of Education/UFRGS, produced between the years 2010 and 2014, during the classes of History of Education. Fifteen texts were examined, of fourteen women and of one man, all with approximately forty Years of life or more at the time of writing. The proposal was to reflect on their schooling paths, but to make up the narrative, they also sought, in the previous time layers, other memories of their life history. The generational criterion allowed identifying singularities and recurrences in the itineraries traveled until arrival at UFRGS. Through archival practices, they wrote about childhood memories, school itineraries, Youth experiences, and adulthood. They included reports about family, friends, work and expressed strong feelings regarding the approval of the vestibular exam at UFRGS.application/pdfporEducação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 26 (2021), e26002, p. 43-61EscritaHistória da educaçãoMemóriasNarrativaEstudanteHistory of educationHistory of written cultureEgo-documentsMemories of students"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)"On the walls of memory" : itineraries narrated by students of the Pedagogy course in ego-documents (Faculty of Education/UFRGS)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134774.pdf.txt001134774.pdf.txtExtracted Texttext/plain45694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/2/001134774.pdf.txt74490b8c84029b312c6410e070be846bMD52ORIGINAL001134774.pdfTexto completoapplication/pdf231845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/1/001134774.pdf71c319327ef4773aae55b5f0155967e5MD5110183/2329942022-01-07 05:32:33.06692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:32:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv "On the walls of memory" : itineraries narrated by students of the Pedagogy course in ego-documents (Faculty of Education/UFRGS)
title "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
spellingShingle "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
Almeida, Dóris Bittencourt
Escrita
História da educação
Memórias
Narrativa
Estudante
History of education
History of written culture
Ego-documents
Memories of students
title_short "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
title_full "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
title_fullStr "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
title_full_unstemmed "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
title_sort "Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
author Almeida, Dóris Bittencourt
author_facet Almeida, Dóris Bittencourt
Schmitt, Rana Gabriele Lopes
author_role author
author2 Schmitt, Rana Gabriele Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
Schmitt, Rana Gabriele Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
História da educação
Memórias
Narrativa
Estudante
topic Escrita
História da educação
Memórias
Narrativa
Estudante
History of education
History of written culture
Ego-documents
Memories of students
dc.subject.eng.fl_str_mv History of education
History of written culture
Ego-documents
Memories of students
description O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-15T04:26:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232994
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-3293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134774
identifier_str_mv 0104-3293
001134774
url http://hdl.handle.net/10183/232994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 26 (2021), e26002, p. 43-61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/2/001134774.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/1/001134774.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74490b8c84029b312c6410e070be846b
71c319327ef4773aae55b5f0155967e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225046056763392