"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232994 |
Resumo: | O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS. |
id |
UFRGS-2_e823aec949e97f6202aa3dfe1e19f299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232994 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Dóris BittencourtSchmitt, Rana Gabriele Lopes2021-12-15T04:26:44Z20210104-3293http://hdl.handle.net/10183/232994001134774O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS.The article takes as object of study narratives of memory of students of the first semester of the Pedagogy Course of the Faculty of Education/UFRGS, produced between the years 2010 and 2014, during the classes of History of Education. Fifteen texts were examined, of fourteen women and of one man, all with approximately forty Years of life or more at the time of writing. The proposal was to reflect on their schooling paths, but to make up the narrative, they also sought, in the previous time layers, other memories of their life history. The generational criterion allowed identifying singularities and recurrences in the itineraries traveled until arrival at UFRGS. Through archival practices, they wrote about childhood memories, school itineraries, Youth experiences, and adulthood. They included reports about family, friends, work and expressed strong feelings regarding the approval of the vestibular exam at UFRGS.application/pdfporEducação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 26 (2021), e26002, p. 43-61EscritaHistória da educaçãoMemóriasNarrativaEstudanteHistory of educationHistory of written cultureEgo-documentsMemories of students"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)"On the walls of memory" : itineraries narrated by students of the Pedagogy course in ego-documents (Faculty of Education/UFRGS)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134774.pdf.txt001134774.pdf.txtExtracted Texttext/plain45694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/2/001134774.pdf.txt74490b8c84029b312c6410e070be846bMD52ORIGINAL001134774.pdfTexto completoapplication/pdf231845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/1/001134774.pdf71c319327ef4773aae55b5f0155967e5MD5110183/2329942022-01-07 05:32:33.06692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:32:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
"On the walls of memory" : itineraries narrated by students of the Pedagogy course in ego-documents (Faculty of Education/UFRGS) |
title |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) |
spellingShingle |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) Almeida, Dóris Bittencourt Escrita História da educação Memórias Narrativa Estudante History of education History of written culture Ego-documents Memories of students |
title_short |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) |
title_full |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) |
title_fullStr |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) |
title_full_unstemmed |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) |
title_sort |
"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS) |
author |
Almeida, Dóris Bittencourt |
author_facet |
Almeida, Dóris Bittencourt Schmitt, Rana Gabriele Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Schmitt, Rana Gabriele Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt Schmitt, Rana Gabriele Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita História da educação Memórias Narrativa Estudante |
topic |
Escrita História da educação Memórias Narrativa Estudante History of education History of written culture Ego-documents Memories of students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of education History of written culture Ego-documents Memories of students |
description |
O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-15T04:26:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232994 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-3293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134774 |
identifier_str_mv |
0104-3293 001134774 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 26 (2021), e26002, p. 43-61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/2/001134774.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232994/1/001134774.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74490b8c84029b312c6410e070be846b 71c319327ef4773aae55b5f0155967e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225046056763392 |