Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Danielle Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18221
Resumo: Muitos professores consideram o erro como um passo negativo e, muitas vezes, inaceitável por parte dos alunos. Em alguns casos, isso se deve ao fato de que durante o período escolar desses professores, a avaliação era realizada de uma forma classificatória e autoritária, não permitindo um acompanhamento diferenciado nas análises dos erros cometidos pelos alunos (HOFFMANN, 2006, p. 12). O erro jamais era visto como algo altamente necessário para o desenvolvimento de cada indivíduo. Quem já não escutou a frase "é errando que se aprende"? Pois é exatamente esse assunto que será abordado neste trabalho. Serão retratadas as distintas formas que os educadores podem analisar os erros que seus alunos fazem nas atividades desenvolvidas a fim de melhorar o ensino de matemática, tornando-o mais agradável. Além disso, devido a essa concepção negativa do erro que pode ser levada em conta por alguns professores e, também, a metodologias que privilegiam a memorização, a mecanização e a repetição, os alunos, muitas vezes, não gostam de estudar matemática, por não encontrarem sentido e significado nas atividades que realizam. Logo, a análise de erros precisa estar acompanhada de uma metodologia diversificada e dinâmica. As ilustrações de erros que serão apresentadas ao longo deste trabalho foram coletadas durante minhas práticas docentes enquanto aluna da UFRGS. A Universidade, com algumas das disciplinas oferecidas, pode me proporcionar essa percepção, de como a análise de erros é importante para o ensino e aprendizagem de matemática. Com a compreensão do que levou determinado estudante a cometer o erro, torna-se mais fácil elaborar atividades que visem trabalhar melhor as dificuldades dos alunos, uma vez que há mais probabilidade de detectar qual parte do conteúdo em questão não está sendo entendido pelo aluno.
id UFRGS-2_e8995b67546ce3a0f2e39ff69f2e6652
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18221
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azevedo, Danielle SantosSant'Ana, Marilaine de Fraga2010-01-07T04:15:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/18221000728054Muitos professores consideram o erro como um passo negativo e, muitas vezes, inaceitável por parte dos alunos. Em alguns casos, isso se deve ao fato de que durante o período escolar desses professores, a avaliação era realizada de uma forma classificatória e autoritária, não permitindo um acompanhamento diferenciado nas análises dos erros cometidos pelos alunos (HOFFMANN, 2006, p. 12). O erro jamais era visto como algo altamente necessário para o desenvolvimento de cada indivíduo. Quem já não escutou a frase "é errando que se aprende"? Pois é exatamente esse assunto que será abordado neste trabalho. Serão retratadas as distintas formas que os educadores podem analisar os erros que seus alunos fazem nas atividades desenvolvidas a fim de melhorar o ensino de matemática, tornando-o mais agradável. Além disso, devido a essa concepção negativa do erro que pode ser levada em conta por alguns professores e, também, a metodologias que privilegiam a memorização, a mecanização e a repetição, os alunos, muitas vezes, não gostam de estudar matemática, por não encontrarem sentido e significado nas atividades que realizam. Logo, a análise de erros precisa estar acompanhada de uma metodologia diversificada e dinâmica. As ilustrações de erros que serão apresentadas ao longo deste trabalho foram coletadas durante minhas práticas docentes enquanto aluna da UFRGS. A Universidade, com algumas das disciplinas oferecidas, pode me proporcionar essa percepção, de como a análise de erros é importante para o ensino e aprendizagem de matemática. Com a compreensão do que levou determinado estudante a cometer o erro, torna-se mais fácil elaborar atividades que visem trabalhar melhor as dificuldades dos alunos, uma vez que há mais probabilidade de detectar qual parte do conteúdo em questão não está sendo entendido pelo aluno.Many teachers consider the error as a negative step and often unacceptable by the students. In some cases this is due to the fact that during the life school teachers, evaluation was performed in a graded and authoritarian, not closely monitored, allowing the analysis of mistakes made by students (HOFFMANN, 2006, p. 12). The error was never seen as much needed for the development of each individual. Who has not heard the sentence "is missing you learn? It is exactly this issue to be addressed in this final work. Be portrayed the different ways that educators can analyze the errors that their students do the undertaken to improve the teaching of mathematics, making it more enjoyable. Moreover, because of this negative conception of the error that can be taken into account by some teachers and also the methodologies that emphasize memorization, the mechanization and repetition, students often do not like to study mathematics, for not meeting sense and meaning in the activities they carry. Therefore, the error analysis must be accompanied by a diverse and dynamic methodology. The illustrations of errors that will be presented throughout this final work were collected during my teaching practices as a student at UFRGS. The University, with some of the courses offered, can in the activities they carry, how the error analysis is important for teaching and learning of mathematics. With the understanding of that particular student took the mistake, it becomes easier to develop activities aimed at better addressing students' difficulties, since there are more likely to detect which part of the content in question is not understood by the student.application/pdfporAnálise de errosEnsino de matemáticaAnalysis of errorsEducation of mathematicsAnálise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728054.pdf000728054.pdfTexto completoapplication/pdf6198954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18221/1/000728054.pdf63ba6d7f91e71809f3709bd94507a299MD51TEXT000728054.pdf.txt000728054.pdf.txtExtracted Texttext/plain108611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18221/2/000728054.pdf.txtca2420e3f305e020af0d39675359984bMD52THUMBNAIL000728054.pdf.jpg000728054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18221/3/000728054.pdf.jpg177acf5d84a00a1ef164e743d8bf21d0MD5310183/182212022-02-22 05:00:44.633531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18221Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
title Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
spellingShingle Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
Azevedo, Danielle Santos
Análise de erros
Ensino de matemática
Analysis of errors
Education of mathematics
title_short Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
title_full Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
title_fullStr Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
title_full_unstemmed Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
title_sort Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos
author Azevedo, Danielle Santos
author_facet Azevedo, Danielle Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Danielle Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de erros
Ensino de matemática
topic Análise de erros
Ensino de matemática
Analysis of errors
Education of mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Analysis of errors
Education of mathematics
description Muitos professores consideram o erro como um passo negativo e, muitas vezes, inaceitável por parte dos alunos. Em alguns casos, isso se deve ao fato de que durante o período escolar desses professores, a avaliação era realizada de uma forma classificatória e autoritária, não permitindo um acompanhamento diferenciado nas análises dos erros cometidos pelos alunos (HOFFMANN, 2006, p. 12). O erro jamais era visto como algo altamente necessário para o desenvolvimento de cada indivíduo. Quem já não escutou a frase "é errando que se aprende"? Pois é exatamente esse assunto que será abordado neste trabalho. Serão retratadas as distintas formas que os educadores podem analisar os erros que seus alunos fazem nas atividades desenvolvidas a fim de melhorar o ensino de matemática, tornando-o mais agradável. Além disso, devido a essa concepção negativa do erro que pode ser levada em conta por alguns professores e, também, a metodologias que privilegiam a memorização, a mecanização e a repetição, os alunos, muitas vezes, não gostam de estudar matemática, por não encontrarem sentido e significado nas atividades que realizam. Logo, a análise de erros precisa estar acompanhada de uma metodologia diversificada e dinâmica. As ilustrações de erros que serão apresentadas ao longo deste trabalho foram coletadas durante minhas práticas docentes enquanto aluna da UFRGS. A Universidade, com algumas das disciplinas oferecidas, pode me proporcionar essa percepção, de como a análise de erros é importante para o ensino e aprendizagem de matemática. Com a compreensão do que levou determinado estudante a cometer o erro, torna-se mais fácil elaborar atividades que visem trabalhar melhor as dificuldades dos alunos, uma vez que há mais probabilidade de detectar qual parte do conteúdo em questão não está sendo entendido pelo aluno.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728054
url http://hdl.handle.net/10183/18221
identifier_str_mv 000728054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18221/1/000728054.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18221/2/000728054.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18221/3/000728054.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63ba6d7f91e71809f3709bd94507a299
ca2420e3f305e020af0d39675359984b
177acf5d84a00a1ef164e743d8bf21d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389398626304