Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193972 |
Resumo: | Pensando na difusão dos fazeres em dança como um caminho possível na busca de uma maior valorização dessa área de conhecimento como um campo de trabalho, o presente estudo tem como objetivo identificar, compreender e documentar os procedimentos de criação utilizados pelo Mimese Cia de Dança-Coisa (com ênfase no período de 2002 a 2008). Para isso, propõe-se a levantar dados históricos sobre a trajetória do Mimese, através das memórias gentilmente compartilhadas pelos entrevistados, além de sistematizar alguns princípios (da Coisa) empregados no trabalho do grupo, utilizando como material de análise: vídeos – registros coreográficos encontrados no acervo particular da diretora e registros – audiovisuais e escritos – das observações participantes realizadas no espaço de trabalho do Mimese. Pretende-se ainda, observar como ocorria (e ainda ocorre) o compartilhamento desses princípios com os bailarinos. Transitando entre memória e poética, apresentando figuras importantes para a dança no Rio Grande do Sul e no Brasil, a pesquisadora tem o intuito de instigar o(a) leitor(a) a olhar para a história do outro com lentes curiosas, além de convidá-lo(a) a refletir sobre suas próprias vivências, se perguntando o que dessas influenciam o seu modo de operar hoje. |
id |
UFRGS-2_e90d58e0da99e3796686550dc2978675 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193972 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Tayná BarbozaDantas, Monica Fagundes2019-05-08T02:34:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/193972001091339Pensando na difusão dos fazeres em dança como um caminho possível na busca de uma maior valorização dessa área de conhecimento como um campo de trabalho, o presente estudo tem como objetivo identificar, compreender e documentar os procedimentos de criação utilizados pelo Mimese Cia de Dança-Coisa (com ênfase no período de 2002 a 2008). Para isso, propõe-se a levantar dados históricos sobre a trajetória do Mimese, através das memórias gentilmente compartilhadas pelos entrevistados, além de sistematizar alguns princípios (da Coisa) empregados no trabalho do grupo, utilizando como material de análise: vídeos – registros coreográficos encontrados no acervo particular da diretora e registros – audiovisuais e escritos – das observações participantes realizadas no espaço de trabalho do Mimese. Pretende-se ainda, observar como ocorria (e ainda ocorre) o compartilhamento desses princípios com os bailarinos. Transitando entre memória e poética, apresentando figuras importantes para a dança no Rio Grande do Sul e no Brasil, a pesquisadora tem o intuito de instigar o(a) leitor(a) a olhar para a história do outro com lentes curiosas, além de convidá-lo(a) a refletir sobre suas próprias vivências, se perguntando o que dessas influenciam o seu modo de operar hoje.Considering the dissemination of dance productions as a possible way to seek a greater appreciation of this area of knowledge as a work field, the present study aims at identifying, understanding and documenting the creation procedures used by the dance group called Mimese Cia de Dança-Coisa (particularly the 2002 to 2008 period). In order to do that, the goal is to raise historical data about the trajectory of the dance group Mimese, through memories kindly shared by the people interviewed, as well as systematizing some principles (of the Coisa – poetics) employed in the work of the group, using as material for analysis: videos – choreographic records found in the private collection of the director of the group as well as – audiovisual and written – records of the participant observations performed at Mimese’s workplace. Besides, this study also aims to observe the way how such principles were (and still are) shared among the dancers. In a transition between memory and poetics, introducing important icons of the dance field in the state of Rio Grande do Sul and in Brazil, the researcher intends to instigate the readers to look at someone else’s history through a curious perspective, as well as inviting the readers into a reflection upon their own experiences, wondering how such experiences influence their way of living nowadays.application/pdfporDança contemporâneaCorpoProcesso de criaçãoMemóriaDance memoryCreation processesContemporary danceCorpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091339.pdf.txt001091339.pdf.txtExtracted Texttext/plain157657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193972/2/001091339.pdf.txt871cc81d901ec912b54b545cf320067fMD52ORIGINAL001091339.pdfTexto completoapplication/pdf3374902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193972/1/001091339.pdf112cb74e866c274408b035f8b191f01bMD5110183/1939722019-10-20 03:53:09.521325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-20T06:53:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa |
title |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa |
spellingShingle |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa Fernandes, Tayná Barboza Dança contemporânea Corpo Processo de criação Memória Dance memory Creation processes Contemporary dance |
title_short |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa |
title_full |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa |
title_fullStr |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa |
title_full_unstemmed |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa |
title_sort |
Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa |
author |
Fernandes, Tayná Barboza |
author_facet |
Fernandes, Tayná Barboza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Tayná Barboza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
contributor_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporânea Corpo Processo de criação Memória |
topic |
Dança contemporânea Corpo Processo de criação Memória Dance memory Creation processes Contemporary dance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dance memory Creation processes Contemporary dance |
description |
Pensando na difusão dos fazeres em dança como um caminho possível na busca de uma maior valorização dessa área de conhecimento como um campo de trabalho, o presente estudo tem como objetivo identificar, compreender e documentar os procedimentos de criação utilizados pelo Mimese Cia de Dança-Coisa (com ênfase no período de 2002 a 2008). Para isso, propõe-se a levantar dados históricos sobre a trajetória do Mimese, através das memórias gentilmente compartilhadas pelos entrevistados, além de sistematizar alguns princípios (da Coisa) empregados no trabalho do grupo, utilizando como material de análise: vídeos – registros coreográficos encontrados no acervo particular da diretora e registros – audiovisuais e escritos – das observações participantes realizadas no espaço de trabalho do Mimese. Pretende-se ainda, observar como ocorria (e ainda ocorre) o compartilhamento desses princípios com os bailarinos. Transitando entre memória e poética, apresentando figuras importantes para a dança no Rio Grande do Sul e no Brasil, a pesquisadora tem o intuito de instigar o(a) leitor(a) a olhar para a história do outro com lentes curiosas, além de convidá-lo(a) a refletir sobre suas próprias vivências, se perguntando o que dessas influenciam o seu modo de operar hoje. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T02:34:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091339 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193972 |
identifier_str_mv |
001091339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193972/2/001091339.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193972/1/001091339.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
871cc81d901ec912b54b545cf320067f 112cb74e866c274408b035f8b191f01b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224573622943744 |