Corpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tayná Barboza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193972
Resumo: Pensando na difusão dos fazeres em dança como um caminho possível na busca de uma maior valorização dessa área de conhecimento como um campo de trabalho, o presente estudo tem como objetivo identificar, compreender e documentar os procedimentos de criação utilizados pelo Mimese Cia de Dança-Coisa (com ênfase no período de 2002 a 2008). Para isso, propõe-se a levantar dados históricos sobre a trajetória do Mimese, através das memórias gentilmente compartilhadas pelos entrevistados, além de sistematizar alguns princípios (da Coisa) empregados no trabalho do grupo, utilizando como material de análise: vídeos – registros coreográficos encontrados no acervo particular da diretora e registros – audiovisuais e escritos – das observações participantes realizadas no espaço de trabalho do Mimese. Pretende-se ainda, observar como ocorria (e ainda ocorre) o compartilhamento desses princípios com os bailarinos. Transitando entre memória e poética, apresentando figuras importantes para a dança no Rio Grande do Sul e no Brasil, a pesquisadora tem o intuito de instigar o(a) leitor(a) a olhar para a história do outro com lentes curiosas, além de convidá-lo(a) a refletir sobre suas próprias vivências, se perguntando o que dessas influenciam o seu modo de operar hoje.
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