Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ione
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71911
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado.
id UFRGS-2_e9bc7c1e5c49bdb7549bba1357320d35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71911
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, IoneSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/71911000880309O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado.application/pdfporSala de aulaCooperaçãoRespeito mútuoCooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880309.pdf000880309.pdfTexto completoapplication/pdf131526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/1/000880309.pdf8080589d3c8d40a3962d5a286e8b6479MD51TEXT000880309.pdf.txt000880309.pdf.txtExtracted Texttext/plain51594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/2/000880309.pdf.txt3553d274ef79b632329c46385a022145MD52THUMBNAIL000880309.pdf.jpg000880309.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/3/000880309.pdf.jpg72c1968db37aa5c183d639bfb7922d83MD5310183/719112018-10-17 07:59:18.459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:59:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
title Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
spellingShingle Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
Fernandes, Ione
Sala de aula
Cooperação
Respeito mútuo
title_short Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
title_full Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
title_fullStr Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
title_full_unstemmed Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
title_sort Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
author Fernandes, Ione
author_facet Fernandes, Ione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ione
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slomp, Paulo Francisco
contributor_str_mv Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Cooperação
Respeito mútuo
topic Sala de aula
Cooperação
Respeito mútuo
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71911
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880309
url http://hdl.handle.net/10183/71911
identifier_str_mv 000880309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/1/000880309.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/2/000880309.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/3/000880309.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8080589d3c8d40a3962d5a286e8b6479
3553d274ef79b632329c46385a022145
72c1968db37aa5c183d639bfb7922d83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107596713984