Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71911 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado. |
id |
UFRGS-2_e9bc7c1e5c49bdb7549bba1357320d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71911 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, IoneSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/71911000880309O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado.application/pdfporSala de aulaCooperaçãoRespeito mútuoCooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880309.pdf000880309.pdfTexto completoapplication/pdf131526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/1/000880309.pdf8080589d3c8d40a3962d5a286e8b6479MD51TEXT000880309.pdf.txt000880309.pdf.txtExtracted Texttext/plain51594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/2/000880309.pdf.txt3553d274ef79b632329c46385a022145MD52THUMBNAIL000880309.pdf.jpg000880309.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/3/000880309.pdf.jpg72c1968db37aa5c183d639bfb7922d83MD5310183/719112018-10-17 07:59:18.459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:59:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula |
title |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula |
spellingShingle |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula Fernandes, Ione Sala de aula Cooperação Respeito mútuo |
title_short |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula |
title_full |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula |
title_fullStr |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula |
title_sort |
Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula |
author |
Fernandes, Ione |
author_facet |
Fernandes, Ione |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ione |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula Cooperação Respeito mútuo |
topic |
Sala de aula Cooperação Respeito mútuo |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71911 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880309 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71911 |
identifier_str_mv |
000880309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/1/000880309.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/2/000880309.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71911/3/000880309.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8080589d3c8d40a3962d5a286e8b6479 3553d274ef79b632329c46385a022145 72c1968db37aa5c183d639bfb7922d83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107596713984 |