Adolescência e respeito: a docência que faz diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallego, Andréa Bonetti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Becker, Maria Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/551
Resumo: Este artigo é um dos resultados de um estudo que pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para cooperação, através das representações dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de estudos de casos múltiplos, tendo como referencial teórico a Epistemologia Genética. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. Os adolescentes e os professores mais indicados foram entrevistados através do Método Clínico de Piaget. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. Os resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.
id UNESP-35_bd1c7bdda7f7bc21ff779fb624b73f26
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/551
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Adolescência e respeito: a docência que faz diferençarespeito mútuo, cooperação, adolescência, desenvolvimento moral, relação professor e aluno.Este artigo é um dos resultados de um estudo que pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para cooperação, através das representações dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de estudos de casos múltiplos, tendo como referencial teórico a Epistemologia Genética. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. Os adolescentes e os professores mais indicados foram entrevistados através do Método Clínico de Piaget. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. Os resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.Faculdade de Filosofia e Ciências2011-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/55110.36311/1984-1655.2008.v1n1.p116-133Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 1 (2008); 116-133Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 1 (2008); 116-133Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 1 (2008); 116-1331984-165510.5555/repeg.v1i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/551/441Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGallego, Andréa BonettiBecker, Maria Luiza2022-02-01T17:07:10Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/551Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:07:10Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
title Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
spellingShingle Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
Gallego, Andréa Bonetti
respeito mútuo, cooperação, adolescência, desenvolvimento moral, relação professor e aluno.
title_short Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
title_full Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
title_fullStr Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
title_full_unstemmed Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
title_sort Adolescência e respeito: a docência que faz diferença
author Gallego, Andréa Bonetti
author_facet Gallego, Andréa Bonetti
Becker, Maria Luiza
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallego, Andréa Bonetti
Becker, Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv respeito mútuo, cooperação, adolescência, desenvolvimento moral, relação professor e aluno.
topic respeito mútuo, cooperação, adolescência, desenvolvimento moral, relação professor e aluno.
description Este artigo é um dos resultados de um estudo que pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para cooperação, através das representações dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de estudos de casos múltiplos, tendo como referencial teórico a Epistemologia Genética. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. Os adolescentes e os professores mais indicados foram entrevistados através do Método Clínico de Piaget. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. Os resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/551
10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p116-133
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/551
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p116-133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/551/441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 1 (2008); 116-133
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 1 (2008); 116-133
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 1 (2008); 116-133
1984-1655
10.5555/repeg.v1i1
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037416824832