Um lugar chamado brinquedoteca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153095 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou investigar as concepções dos conceitos de creche e brinquedoteca, considerando que o espaço em que foi realizada a prática docente é uma creche que carrega o nome de Brinquedoteca. Partindo da hipótese de que o espaço assim denominado é mais propício ao brincar do que creches tradicionais, busca investigar se, de fato, isso ocorre. Para dar sustentação aos estudos, reflexões e análises feitas apoia-se em teóricos como Piaget (1970), Horn (2004) e Cunha (1998), além da legislação vigente, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1998), apontando os objetivos e os direitos da criança. De caráter teórico-reflexivo, conjuga características de estudo de caso e estudo etnográfico, tendo nos apontamentos decorrentes da experiência docente, como profissional, e Diário de Campo, como estagiária, o material de consulta. Como conclusão, destaca o quanto o nome Brinquedoteca representa a proposta pedagógica de criação da referida creche, e o quanto as ações docentes, através dos planejamentos, remetem ao lúdico, ao cuidado e ao educar das crianças, de forma intensa e intencional. |
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