Relações de gênero nas aulas de educação física em uma escola pública de Porto Alegre-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133512 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos docentes de Educação Física e outros membros da equipe pedagógica sobre as relações de gênero nas aulas de Educação Física de uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, onde as aulas ainda são realizadas em turmas separadas por sexo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Em um primeiro momento foram elaborados os roteiros para cada entrevista e posteriormente a realização utilizando um gravador digital. Foram realizadas quatro entrevistas que posteriormente foram transcritas, sendo duas de docentes e duas da equipe pedagógica. Após o processo das entrevistas, as mesmas foram lidas com o intuito de identificar categorias de análise que foram contrastados com outras fontes de pesquisa. Por mais que se estude gênero há muito tempo, esta temática está presente no cotidiano escolar, porém necessita ser problematizada. A separação por sexo durante as aulas de Educação Física se justifica pela falta de motivação e interesse pelas aulas por parte das meninas. Isso indica que as meninas devem ser incentivadas as práticas esportivas para que se possa então pensar em aulas mistas que ofereçam oportunidades de equidade para todos (as). |
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Bender, NatáliaGoellner, Silvana VilodreAndres, Suelen de Souza2016-03-09T02:06:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/133512000983747Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos docentes de Educação Física e outros membros da equipe pedagógica sobre as relações de gênero nas aulas de Educação Física de uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, onde as aulas ainda são realizadas em turmas separadas por sexo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Em um primeiro momento foram elaborados os roteiros para cada entrevista e posteriormente a realização utilizando um gravador digital. Foram realizadas quatro entrevistas que posteriormente foram transcritas, sendo duas de docentes e duas da equipe pedagógica. Após o processo das entrevistas, as mesmas foram lidas com o intuito de identificar categorias de análise que foram contrastados com outras fontes de pesquisa. Por mais que se estude gênero há muito tempo, esta temática está presente no cotidiano escolar, porém necessita ser problematizada. A separação por sexo durante as aulas de Educação Física se justifica pela falta de motivação e interesse pelas aulas por parte das meninas. Isso indica que as meninas devem ser incentivadas as práticas esportivas para que se possa então pensar em aulas mistas que ofereçam oportunidades de equidade para todos (as).This work had the objective to analyze the perception of teachers and others pedagogic staff members about the relations of genre in the Physical Education classes of a state school from Porto Alegre, where the lessons are still realized in separate groups by gender. The methodology used to achieve the objectives of this research was descriptive, with qualitative approach, using semi-structured interviews as data collect tool. At first moment, the scripts were made for each interview, and later the realization using a digital recorder. Were made four interviews that later were transcribed, two from teachers and two from pedagogic staff. After the interviews process, they were read to identify categories of analysis that were contrasted with other sources of research. Even though genre is long time studied, this thematic is present on the school routine, but needs to be problematized. Gender separation during Physical Education classes happens due to lack of motivation and interest of girls for the lessons. This indicates that girls should be encouraged to sports practice so that we can then think of mixed classes that offer equitable opportunities for all.application/pdfporRelações de gêneroEducação físicaGenrePhysical educationSchoolRelações de gênero nas aulas de educação física em uma escola pública de Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983747.pdf000983747.pdfTexto completoapplication/pdf455599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133512/1/000983747.pdf445504a6e22e25bcf856774e30b2aa4fMD51TEXT000983747.pdf.txt000983747.pdf.txtExtracted Texttext/plain72730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133512/2/000983747.pdf.txtd03758caaaff31b2cb795180ef3404eeMD52THUMBNAIL000983747.pdf.jpg000983747.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133512/3/000983747.pdf.jpgbb1a3e439f35d1e1bb8151733c91ba02MD5310183/1335122018-10-26 09:57:22.289oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133512Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:57:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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