Relações de gênero nas aulas de educação física em uma escola pública de Porto Alegre-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender, Natália
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133512
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos docentes de Educação Física e outros membros da equipe pedagógica sobre as relações de gênero nas aulas de Educação Física de uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, onde as aulas ainda são realizadas em turmas separadas por sexo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Em um primeiro momento foram elaborados os roteiros para cada entrevista e posteriormente a realização utilizando um gravador digital. Foram realizadas quatro entrevistas que posteriormente foram transcritas, sendo duas de docentes e duas da equipe pedagógica. Após o processo das entrevistas, as mesmas foram lidas com o intuito de identificar categorias de análise que foram contrastados com outras fontes de pesquisa. Por mais que se estude gênero há muito tempo, esta temática está presente no cotidiano escolar, porém necessita ser problematizada. A separação por sexo durante as aulas de Educação Física se justifica pela falta de motivação e interesse pelas aulas por parte das meninas. Isso indica que as meninas devem ser incentivadas as práticas esportivas para que se possa então pensar em aulas mistas que ofereçam oportunidades de equidade para todos (as).
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