Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabiana Hahn
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37724
Resumo: Esta pesquisa define o termo Projeto de Aprendizagem dentro do contexto educacional, apresentando as características e analisando sua metodologia. Traz como pergunta central, “Como os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo?”, considerando fundamental na aprendizagem a ação e a reflexão do educando e educador, numa conscientização de participação ativa na construção do conhecimento. A pesquisa sustenta-se na experiência vivenciada no estágio curricular docente supervisionado, nos registros das reflexões no diário de classe e no portfólio de aprendizagem. O estágio foi desenvolvido com 22 alunos, entre 7 e 8 anos de idade, no 2º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma Escola Municipal de Três Cachoeiras – RS. A metodologia dos Projetos de Aprendizagem estão além do ensino tradicional, norteando uma atitude que enfatiza a aprendizagem que advêm dos anseios e curiosidades do contexto social de cada educando. Tendo como fundamentação teórica, os autores Freire, Piaget, Tardif, Becker, Kupfer que muito contribuíram com suas ideias para esclarecer as questões apresentadas e toda a prática pedagógica. Portanto, os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo, onde o papel do professor, papel do aluno, Arquitetura Pedagógica, procedem de um mesmo ponto de vista, que a aprendizagem se dá a partir de uma educação problematizadora, na construção e reconstrução constante do conhecimento.
id UFRGS-2_ea50e13d4f330b0d50a68b5e4669bc2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37724
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Fabiana HahnPereira, Nilton Mullet2012-03-22T01:20:47Z2010http://hdl.handle.net/10183/37724000821754Esta pesquisa define o termo Projeto de Aprendizagem dentro do contexto educacional, apresentando as características e analisando sua metodologia. Traz como pergunta central, “Como os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo?”, considerando fundamental na aprendizagem a ação e a reflexão do educando e educador, numa conscientização de participação ativa na construção do conhecimento. A pesquisa sustenta-se na experiência vivenciada no estágio curricular docente supervisionado, nos registros das reflexões no diário de classe e no portfólio de aprendizagem. O estágio foi desenvolvido com 22 alunos, entre 7 e 8 anos de idade, no 2º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma Escola Municipal de Três Cachoeiras – RS. A metodologia dos Projetos de Aprendizagem estão além do ensino tradicional, norteando uma atitude que enfatiza a aprendizagem que advêm dos anseios e curiosidades do contexto social de cada educando. Tendo como fundamentação teórica, os autores Freire, Piaget, Tardif, Becker, Kupfer que muito contribuíram com suas ideias para esclarecer as questões apresentadas e toda a prática pedagógica. Portanto, os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo, onde o papel do professor, papel do aluno, Arquitetura Pedagógica, procedem de um mesmo ponto de vista, que a aprendizagem se dá a partir de uma educação problematizadora, na construção e reconstrução constante do conhecimento.application/pdfporCurrículoProjeto pedagógicoMediaçãoCurrículo em transformação : os projetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821754.pdf.txt000821754.pdf.txtExtracted Texttext/plain50389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37724/2/000821754.pdf.txtd6700f6b7c54175e0538a747152392a2MD52ORIGINAL000821754.pdf000821754.pdfTexto completoapplication/pdf302583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37724/1/000821754.pdf47d0a69bf27e41236bb4db1025e4e7f5MD51THUMBNAIL000821754.pdf.jpg000821754.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37724/3/000821754.pdf.jpg3d46dded8133ee5445498ae7e557b06dMD5310183/377242018-10-10 08:00:57.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
title Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
spellingShingle Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
Pereira, Fabiana Hahn
Currículo
Projeto pedagógico
Mediação
title_short Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
title_full Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
title_fullStr Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
title_sort Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
author Pereira, Fabiana Hahn
author_facet Pereira, Fabiana Hahn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fabiana Hahn
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Projeto pedagógico
Mediação
topic Currículo
Projeto pedagógico
Mediação
description Esta pesquisa define o termo Projeto de Aprendizagem dentro do contexto educacional, apresentando as características e analisando sua metodologia. Traz como pergunta central, “Como os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo?”, considerando fundamental na aprendizagem a ação e a reflexão do educando e educador, numa conscientização de participação ativa na construção do conhecimento. A pesquisa sustenta-se na experiência vivenciada no estágio curricular docente supervisionado, nos registros das reflexões no diário de classe e no portfólio de aprendizagem. O estágio foi desenvolvido com 22 alunos, entre 7 e 8 anos de idade, no 2º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma Escola Municipal de Três Cachoeiras – RS. A metodologia dos Projetos de Aprendizagem estão além do ensino tradicional, norteando uma atitude que enfatiza a aprendizagem que advêm dos anseios e curiosidades do contexto social de cada educando. Tendo como fundamentação teórica, os autores Freire, Piaget, Tardif, Becker, Kupfer que muito contribuíram com suas ideias para esclarecer as questões apresentadas e toda a prática pedagógica. Portanto, os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo, onde o papel do professor, papel do aluno, Arquitetura Pedagógica, procedem de um mesmo ponto de vista, que a aprendizagem se dá a partir de uma educação problematizadora, na construção e reconstrução constante do conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-22T01:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37724
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821754
url http://hdl.handle.net/10183/37724
identifier_str_mv 000821754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37724/2/000821754.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37724/1/000821754.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37724/3/000821754.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6700f6b7c54175e0538a747152392a2
47d0a69bf27e41236bb4db1025e4e7f5
3d46dded8133ee5445498ae7e557b06d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224424295235584