Conhecimento literário : a experiência da pluralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caimi, Cláudia Luiza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174010
Resumo: Este texto propõe a discussão da importância da imaginação e do lúdico na formação do saber e das razões históricas que excluíram esse saber do conhecimento. Apresenta o discurso filosófico grego como a origem do pensamento racional ocidental, que se constitui a partir da oposição com o pensamento veiculado no discurso mito- poético. Caracteriza o discurso da razão a partir de uma lógica da não contradição e o discurso mito-poético constituído por uma lógica da ambigüidade. Também é evidenciada a continuidade dessa divisão no pensamento do séc. XVII, a partir da afirmação da confiança em uma razão que se funda na lógica causal e opositiva. Reitera-se a ideia de que o saber produzido pelo pensamento mito-poético acolhe a experiência e as possibilidades de produzir conhecimento, oferecidas pela abertura à pluralidade, à alteridade e ao descentramento da subjetividade.
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