A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147519 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal verificar se há um estilo de direção de arte publicitária aplicada em anúncios impressos que atualmente se destaque dentre os demais. Sendo assim, buscou-se amostragem no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, pois é o atual responsável por determinar as tendências do mercado. Essa amostragem foi formada por anúncios impressos premiados na categoria Press do Festival de Cannes nas edições de 2014 e 2015 a fim de compor um corpus atual e significativo para esta análise, sendo assim resultando em 25 campanhas diversificadas e vindas de diversos países. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de imagem a partir de uma categorização pré-estabelecida entre as principais técnicas utilizadas, como a fotografia, a fotomanipulação, a ilustração, o 3D, o texto e o artesanato. |
id |
UFRGS-2_ea9653774c336333db46a5aa5b815233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147519 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kubo, Alexandre KazuoKowarick, Adriana Coelho Borges2016-08-23T02:14:57Z2016http://hdl.handle.net/10183/147519000999018Este estudo tem como objetivo principal verificar se há um estilo de direção de arte publicitária aplicada em anúncios impressos que atualmente se destaque dentre os demais. Sendo assim, buscou-se amostragem no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, pois é o atual responsável por determinar as tendências do mercado. Essa amostragem foi formada por anúncios impressos premiados na categoria Press do Festival de Cannes nas edições de 2014 e 2015 a fim de compor um corpus atual e significativo para esta análise, sendo assim resultando em 25 campanhas diversificadas e vindas de diversos países. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de imagem a partir de uma categorização pré-estabelecida entre as principais técnicas utilizadas, como a fotografia, a fotomanipulação, a ilustração, o 3D, o texto e o artesanato.This study aims at verifying if there is an advertising art direction style applied in printed ads that currently stands out among the others. For this, we search for samples at the Cannes Lions International Festival of Creativity, that is responsible for determining the current market trends. This sample was made up of award-winning print ads in the category Press at the Cannes Festival in 2014 and 2015 editions in order to compose a current and significant corpus for this analysis, thus resulting in 25 campaigns that came from different countries. These analyzes were made from a methodology based on literature review and image analysis from a pre-established categorization of the main techniques used, such as photography, photo manipulation, illustration, 3D, text and craft.application/pdfporDireção de arteAnúncio publicitárioCannesAdvertising art directionPrinted adsTrendA arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999018.pdf000999018.pdfTexto completoapplication/pdf8711287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/1/000999018.pdfe21d56c6c6ce1cb7a9023c16f00475d0MD51TEXT000999018.pdf.txt000999018.pdf.txtExtracted Texttext/plain103743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/2/000999018.pdf.txte3732bb563ffaf91e52aabcae890bf15MD52THUMBNAIL000999018.pdf.jpg000999018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/3/000999018.pdf.jpge8a48935a0949924e9d69b6d9de8ddebMD5310183/1475192018-10-29 08:37:55.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147519Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T11:37:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes |
title |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes |
spellingShingle |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes Kubo, Alexandre Kazuo Direção de arte Anúncio publicitário Cannes Advertising art direction Printed ads Trend |
title_short |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes |
title_full |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes |
title_fullStr |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes |
title_full_unstemmed |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes |
title_sort |
A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes |
author |
Kubo, Alexandre Kazuo |
author_facet |
Kubo, Alexandre Kazuo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kubo, Alexandre Kazuo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
contributor_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direção de arte Anúncio publicitário |
topic |
Direção de arte Anúncio publicitário Cannes Advertising art direction Printed ads Trend |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cannes Advertising art direction Printed ads Trend |
description |
Este estudo tem como objetivo principal verificar se há um estilo de direção de arte publicitária aplicada em anúncios impressos que atualmente se destaque dentre os demais. Sendo assim, buscou-se amostragem no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, pois é o atual responsável por determinar as tendências do mercado. Essa amostragem foi formada por anúncios impressos premiados na categoria Press do Festival de Cannes nas edições de 2014 e 2015 a fim de compor um corpus atual e significativo para esta análise, sendo assim resultando em 25 campanhas diversificadas e vindas de diversos países. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de imagem a partir de uma categorização pré-estabelecida entre as principais técnicas utilizadas, como a fotografia, a fotomanipulação, a ilustração, o 3D, o texto e o artesanato. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-23T02:14:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147519 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999018 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147519 |
identifier_str_mv |
000999018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/1/000999018.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/2/000999018.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/3/000999018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e21d56c6c6ce1cb7a9023c16f00475d0 e3732bb563ffaf91e52aabcae890bf15 e8a48935a0949924e9d69b6d9de8ddeb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426834550325248 |