A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubo, Alexandre Kazuo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147519
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal verificar se há um estilo de direção de arte publicitária aplicada em anúncios impressos que atualmente se destaque dentre os demais. Sendo assim, buscou-se amostragem no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, pois é o atual responsável por determinar as tendências do mercado. Essa amostragem foi formada por anúncios impressos premiados na categoria Press do Festival de Cannes nas edições de 2014 e 2015 a fim de compor um corpus atual e significativo para esta análise, sendo assim resultando em 25 campanhas diversificadas e vindas de diversos países. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de imagem a partir de uma categorização pré-estabelecida entre as principais técnicas utilizadas, como a fotografia, a fotomanipulação, a ilustração, o 3D, o texto e o artesanato.
id UFRGS-2_ea9653774c336333db46a5aa5b815233
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147519
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kubo, Alexandre KazuoKowarick, Adriana Coelho Borges2016-08-23T02:14:57Z2016http://hdl.handle.net/10183/147519000999018Este estudo tem como objetivo principal verificar se há um estilo de direção de arte publicitária aplicada em anúncios impressos que atualmente se destaque dentre os demais. Sendo assim, buscou-se amostragem no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, pois é o atual responsável por determinar as tendências do mercado. Essa amostragem foi formada por anúncios impressos premiados na categoria Press do Festival de Cannes nas edições de 2014 e 2015 a fim de compor um corpus atual e significativo para esta análise, sendo assim resultando em 25 campanhas diversificadas e vindas de diversos países. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de imagem a partir de uma categorização pré-estabelecida entre as principais técnicas utilizadas, como a fotografia, a fotomanipulação, a ilustração, o 3D, o texto e o artesanato.This study aims at verifying if there is an advertising art direction style applied in printed ads that currently stands out among the others. For this, we search for samples at the Cannes Lions International Festival of Creativity, that is responsible for determining the current market trends. This sample was made up of award-winning print ads in the category Press at the Cannes Festival in 2014 and 2015 editions in order to compose a current and significant corpus for this analysis, thus resulting in 25 campaigns that came from different countries. These analyzes were made from a methodology based on literature review and image analysis from a pre-established categorization of the main techniques used, such as photography, photo manipulation, illustration, 3D, text and craft.application/pdfporDireção de arteAnúncio publicitárioCannesAdvertising art directionPrinted adsTrendA arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999018.pdf000999018.pdfTexto completoapplication/pdf8711287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/1/000999018.pdfe21d56c6c6ce1cb7a9023c16f00475d0MD51TEXT000999018.pdf.txt000999018.pdf.txtExtracted Texttext/plain103743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/2/000999018.pdf.txte3732bb563ffaf91e52aabcae890bf15MD52THUMBNAIL000999018.pdf.jpg000999018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/3/000999018.pdf.jpge8a48935a0949924e9d69b6d9de8ddebMD5310183/1475192018-10-29 08:37:55.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147519Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:37:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
title A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
spellingShingle A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
Kubo, Alexandre Kazuo
Direção de arte
Anúncio publicitário
Cannes
Advertising art direction
Printed ads
Trend
title_short A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
title_full A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
title_fullStr A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
title_full_unstemmed A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
title_sort A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
author Kubo, Alexandre Kazuo
author_facet Kubo, Alexandre Kazuo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubo, Alexandre Kazuo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Direção de arte
Anúncio publicitário
topic Direção de arte
Anúncio publicitário
Cannes
Advertising art direction
Printed ads
Trend
dc.subject.eng.fl_str_mv Cannes
Advertising art direction
Printed ads
Trend
description Este estudo tem como objetivo principal verificar se há um estilo de direção de arte publicitária aplicada em anúncios impressos que atualmente se destaque dentre os demais. Sendo assim, buscou-se amostragem no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, pois é o atual responsável por determinar as tendências do mercado. Essa amostragem foi formada por anúncios impressos premiados na categoria Press do Festival de Cannes nas edições de 2014 e 2015 a fim de compor um corpus atual e significativo para esta análise, sendo assim resultando em 25 campanhas diversificadas e vindas de diversos países. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de imagem a partir de uma categorização pré-estabelecida entre as principais técnicas utilizadas, como a fotografia, a fotomanipulação, a ilustração, o 3D, o texto e o artesanato.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-23T02:14:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999018
url http://hdl.handle.net/10183/147519
identifier_str_mv 000999018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/1/000999018.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/2/000999018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147519/3/000999018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e21d56c6c6ce1cb7a9023c16f00475d0
e3732bb563ffaf91e52aabcae890bf15
e8a48935a0949924e9d69b6d9de8ddeb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514997059584