Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visnievski, Pedro Sanguiné
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110350
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal verificar se há uma tendência se construindo na área de criação publicitária, em que o argumento de comunicação está sendo pensado mais frequentemente em prol de questões sociais. Para isso, a pesquisa orientou-se em duas frentes de atuação. A principal delas consiste na análise dos projetos vencedores daquele que é considerado o prêmio mais almejado do mundo para criatividade publicitária: o Leão de Titanium do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Além disso, ainda estudamos o ambiente que poderia estar propiciando um número mais significativo de campanhas com argumento social. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de conteúdo buscando elencar quais projetos poderiam ser considerados relacionados a problemas sociais e por quê. Com isto, conseguimos verificar uma participação crescente de argumentos sociais em campanhas premiadas com Leões de Titanium desde a primeira edição do prêmio.
id UFRGS-2_feae77cd9187bfa5816c0fae596fba3d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110350
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Visnievski, Pedro SanguinéKowarick, Adriana Coelho Borges2015-02-25T01:57:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/110350000952762Este estudo tem como objetivo principal verificar se há uma tendência se construindo na área de criação publicitária, em que o argumento de comunicação está sendo pensado mais frequentemente em prol de questões sociais. Para isso, a pesquisa orientou-se em duas frentes de atuação. A principal delas consiste na análise dos projetos vencedores daquele que é considerado o prêmio mais almejado do mundo para criatividade publicitária: o Leão de Titanium do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Além disso, ainda estudamos o ambiente que poderia estar propiciando um número mais significativo de campanhas com argumento social. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de conteúdo buscando elencar quais projetos poderiam ser considerados relacionados a problemas sociais e por quê. Com isto, conseguimos verificar uma participação crescente de argumentos sociais em campanhas premiadas com Leões de Titanium desde a primeira edição do prêmio.This study aims at verifying if there is a trend emerging in the area of creativity in advertising, in which the argument of communication is more often oriented towards social issues. For this, we focused our research in two fronts. The main one is the analysis of the winners of that which is considered the most sought after prize for creative advertising in the world: the Titanium Lion of the Cannes Lions International Festival of Creativity. In addition, we examine the environment that may be fostering this significant appearance of campaigns with social arguments. These analysis were based on a methodology of literature review and content analysis seeking to outline what projects could be considered related to social problems and why. With this, we were able to verify the increasing appearance of social arguments in Titanium Lion winners since the award’s first edition.application/pdfporCriação publicitáriaAdvertisingCannesCreativityTitaniumTrendSocial causesCriatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952762.pdf000952762.pdfTexto completoapplication/pdf2770832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110350/1/000952762.pdfa23d0b8d1564116db0ed8444a490a8d4MD51TEXT000952762.pdf.txt000952762.pdf.txtExtracted Texttext/plain205476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110350/2/000952762.pdf.txtaf94f9a47be3e73f7934f8fb5f1c2e73MD52THUMBNAIL000952762.pdf.jpg000952762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110350/3/000952762.pdf.jpg135160d9e651470f5dff8b6e1ce9374dMD5310183/1103502023-03-25 03:30:10.541539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110350Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:30:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
title Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
spellingShingle Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
Visnievski, Pedro Sanguiné
Criação publicitária
Advertising
Cannes
Creativity
Titanium
Trend
Social causes
title_short Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
title_full Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
title_fullStr Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
title_full_unstemmed Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
title_sort Criatividade para o bem: temas sociais nos prêmios da categoria Titanium em Cannes
author Visnievski, Pedro Sanguiné
author_facet Visnievski, Pedro Sanguiné
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Visnievski, Pedro Sanguiné
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Criação publicitária
topic Criação publicitária
Advertising
Cannes
Creativity
Titanium
Trend
Social causes
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Cannes
Creativity
Titanium
Trend
Social causes
description Este estudo tem como objetivo principal verificar se há uma tendência se construindo na área de criação publicitária, em que o argumento de comunicação está sendo pensado mais frequentemente em prol de questões sociais. Para isso, a pesquisa orientou-se em duas frentes de atuação. A principal delas consiste na análise dos projetos vencedores daquele que é considerado o prêmio mais almejado do mundo para criatividade publicitária: o Leão de Titanium do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Além disso, ainda estudamos o ambiente que poderia estar propiciando um número mais significativo de campanhas com argumento social. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de conteúdo buscando elencar quais projetos poderiam ser considerados relacionados a problemas sociais e por quê. Com isto, conseguimos verificar uma participação crescente de argumentos sociais em campanhas premiadas com Leões de Titanium desde a primeira edição do prêmio.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-25T01:57:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110350
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952762
url http://hdl.handle.net/10183/110350
identifier_str_mv 000952762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110350/1/000952762.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110350/2/000952762.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110350/3/000952762.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a23d0b8d1564116db0ed8444a490a8d4
af94f9a47be3e73f7934f8fb5f1c2e73
135160d9e651470f5dff8b6e1ce9374d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224479511150592