Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261782 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo contribuir no desenvolvimento do conceito de conservadorismo no contexto da política educacional brasileira a partir de análises construídas em projeto de pesquisa acerca dessa temática. A proposição teórica que aqui apresentamos é decorrente de investigação dedicada a examinar redes políticas no escopo do avanço do conservadorismo na educação, mobilizando as categorias de "aliança conservadora" e "articulação". A pesquisa que subsidia este trabalho é orientada pela metodologia da etnografia de redes (BALL, 2014). Ao longo deste manuscrito, demonstra-se a importância de operar com o conceito de conservadorismo tendo em vista a atual onda conservadora na educação brasileira. Para tanto, aponta-se contribuições a partir dos estudos de Apple (2003; 2013), Moll (2010) e Lacerda (2019). Na sequência, ilustra-se essas discussões teóricas por meio de uma breve análise do processo de militarização da educação no Brasil. Por fim, apresenta-se o entendimento do que é o conservadorismo na atual política educacional brasileira, sintetizando alguns dos argumentos dos autores e da autora estudados e elenca-se alguns elementos, a partir da análise, deste atual conservadorismo. Conclui-se demonstrando que características trazidas por Apple, Moll e Lacerda podem contribuir para compreender o conservadorismo na política educacional brasileira, mas que ainda persistem desafios em relação ao desenvolvimento desse conceito tendo em vista especificidades do Brasil |
id |
UFRGS-2_eada52f9cd99fa3370eb2fdb7571331f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261782 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Iana Gomes deGolbspan, Ricardo BoklisSantos, Graziella Souza dos2023-07-05T03:47:54Z20220104-4060http://hdl.handle.net/10183/261782001168545Este artigo tem como objetivo contribuir no desenvolvimento do conceito de conservadorismo no contexto da política educacional brasileira a partir de análises construídas em projeto de pesquisa acerca dessa temática. A proposição teórica que aqui apresentamos é decorrente de investigação dedicada a examinar redes políticas no escopo do avanço do conservadorismo na educação, mobilizando as categorias de "aliança conservadora" e "articulação". A pesquisa que subsidia este trabalho é orientada pela metodologia da etnografia de redes (BALL, 2014). Ao longo deste manuscrito, demonstra-se a importância de operar com o conceito de conservadorismo tendo em vista a atual onda conservadora na educação brasileira. Para tanto, aponta-se contribuições a partir dos estudos de Apple (2003; 2013), Moll (2010) e Lacerda (2019). Na sequência, ilustra-se essas discussões teóricas por meio de uma breve análise do processo de militarização da educação no Brasil. Por fim, apresenta-se o entendimento do que é o conservadorismo na atual política educacional brasileira, sintetizando alguns dos argumentos dos autores e da autora estudados e elenca-se alguns elementos, a partir da análise, deste atual conservadorismo. Conclui-se demonstrando que características trazidas por Apple, Moll e Lacerda podem contribuir para compreender o conservadorismo na política educacional brasileira, mas que ainda persistem desafios em relação ao desenvolvimento desse conceito tendo em vista especificidades do BrasilThis article aims to contribute to the development of the concept of conservatism in the Brazilian educational policy context, through analyses that integrate a research project about the topic. The theoretical assumption we present derives of an investigation that examines political networks under the scope of the advance of conservatism in education, through the mobilization of the categories of "conservative alliance" and "articulation". The research that subsidizes this work is guided by the methodology of network ethnography (BALL, 2014). In this manuscript, we demonstrate the importance of operating with the concept of conservatism considering the current conservative wave in Brazilian education. For that, we point ou the contributions of Apple (2003; 2013), Moll (2010) and Lacerda (2019). After that, we illustrate this theoretical discussions through a brief analysis of the process of militarization of education in Brazil. Finally, we present an understanding of conservatism in current Brazilian educational policy, summarizing some of these authors’ arguments and discriminating some elements of current conservatism. Conclusions discuss how some features of conservatism according to Apple, Moll and Lacerda can contribute to better understanding conservatism in Brazilian education policy, but also how challenges persist in regard to the development of the concept of conservatism considering Brazilian specificitiesapplication/pdfporEducar em Revista. PR. Vol. 38 (2022), e78210, p. 1-23, e85338ConservadorismoPolítica educacionalConservatismEducational policiesMilitarization of educationMapeando o conservadorismo na política educacional brasileiraMapping conservatism in brazilian educational policy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168545.pdf.txt001168545.pdf.txtExtracted Texttext/plain79166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261782/2/001168545.pdf.txtee23c5c0e5a6bf35280af737b135de92MD52ORIGINAL001168545.pdfTexto completoapplication/pdf595174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261782/1/001168545.pdfde4dc0b869165dba378cd61627b93a99MD5110183/2617822023-07-06 03:53:08.953475oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mapping conservatism in brazilian educational policy |
title |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira |
spellingShingle |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira Lima, Iana Gomes de Conservadorismo Política educacional Conservatism Educational policies Militarization of education |
title_short |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira |
title_full |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira |
title_fullStr |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira |
title_full_unstemmed |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira |
title_sort |
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira |
author |
Lima, Iana Gomes de |
author_facet |
Lima, Iana Gomes de Golbspan, Ricardo Boklis Santos, Graziella Souza dos |
author_role |
author |
author2 |
Golbspan, Ricardo Boklis Santos, Graziella Souza dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Iana Gomes de Golbspan, Ricardo Boklis Santos, Graziella Souza dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservadorismo Política educacional |
topic |
Conservadorismo Política educacional Conservatism Educational policies Militarization of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conservatism Educational policies Militarization of education |
description |
Este artigo tem como objetivo contribuir no desenvolvimento do conceito de conservadorismo no contexto da política educacional brasileira a partir de análises construídas em projeto de pesquisa acerca dessa temática. A proposição teórica que aqui apresentamos é decorrente de investigação dedicada a examinar redes políticas no escopo do avanço do conservadorismo na educação, mobilizando as categorias de "aliança conservadora" e "articulação". A pesquisa que subsidia este trabalho é orientada pela metodologia da etnografia de redes (BALL, 2014). Ao longo deste manuscrito, demonstra-se a importância de operar com o conceito de conservadorismo tendo em vista a atual onda conservadora na educação brasileira. Para tanto, aponta-se contribuições a partir dos estudos de Apple (2003; 2013), Moll (2010) e Lacerda (2019). Na sequência, ilustra-se essas discussões teóricas por meio de uma breve análise do processo de militarização da educação no Brasil. Por fim, apresenta-se o entendimento do que é o conservadorismo na atual política educacional brasileira, sintetizando alguns dos argumentos dos autores e da autora estudados e elenca-se alguns elementos, a partir da análise, deste atual conservadorismo. Conclui-se demonstrando que características trazidas por Apple, Moll e Lacerda podem contribuir para compreender o conservadorismo na política educacional brasileira, mas que ainda persistem desafios em relação ao desenvolvimento desse conceito tendo em vista especificidades do Brasil |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T03:47:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261782 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168545 |
identifier_str_mv |
0104-4060 001168545 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em Revista. PR. Vol. 38 (2022), e78210, p. 1-23, e85338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261782/2/001168545.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261782/1/001168545.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee23c5c0e5a6bf35280af737b135de92 de4dc0b869165dba378cd61627b93a99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225091121414144 |