Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Márcia dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189733
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar a contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (RS) e identificar as áreas mais pesquisadas por estes alunos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de um levantamento baseado em questionário aplicado aos discentes de Ciências Contábeis matriculados no TCC no primeiro semestre de 2016, que concluíram seu TCC em 2015 ou anterior das três universidades públicas do RS que lecionam o curso de graduação em Ciências Contábeis: FURG, UFRGS e UFSM, totalizando 179 respondentes. Os principais resultados indicam na percepção dos respondentes que os itens de maior interferência na elaboração do TCC são a dedicação do aluno, a relação teórico/prática do tema e o conhecimento técnico e profissional dos professores. Entretanto, de forma geral, os respondentes afirmaram que não ocorre alteração na vida profissional após a realização do TCC. O item que menos contribuiu para o processo de aprendizagem foi o contato com fontes de língua estrangeiras. Quanto às características do TCC, a maioria tratou-se de proposta de novo tema ou de uma replicação de estudo com uma nova população. Identificou-se também que a área de pesquisa de maior interesse, da amostra é relacionada a Contabilidade Tributária. Este estudo contribui com as universidades, para que estas incentivem à produção científica ao longo do curso de graduação, fortalecendo o aprendizado para a realização do TCC, e com isso, desenvolvendo maiores habilidade e competências profissionais.
id UFRGS-2_eb386563f09a738a269767b4369d46f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189733
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Márcia dos SantosBianchi, MárciaVendruscolo, Maria Ivanice2019-03-29T04:10:51Z2016http://hdl.handle.net/10183/189733001053295O objetivo desse estudo é analisar a contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (RS) e identificar as áreas mais pesquisadas por estes alunos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de um levantamento baseado em questionário aplicado aos discentes de Ciências Contábeis matriculados no TCC no primeiro semestre de 2016, que concluíram seu TCC em 2015 ou anterior das três universidades públicas do RS que lecionam o curso de graduação em Ciências Contábeis: FURG, UFRGS e UFSM, totalizando 179 respondentes. Os principais resultados indicam na percepção dos respondentes que os itens de maior interferência na elaboração do TCC são a dedicação do aluno, a relação teórico/prática do tema e o conhecimento técnico e profissional dos professores. Entretanto, de forma geral, os respondentes afirmaram que não ocorre alteração na vida profissional após a realização do TCC. O item que menos contribuiu para o processo de aprendizagem foi o contato com fontes de língua estrangeiras. Quanto às características do TCC, a maioria tratou-se de proposta de novo tema ou de uma replicação de estudo com uma nova população. Identificou-se também que a área de pesquisa de maior interesse, da amostra é relacionada a Contabilidade Tributária. Este estudo contribui com as universidades, para que estas incentivem à produção científica ao longo do curso de graduação, fortalecendo o aprendizado para a realização do TCC, e com isso, desenvolvendo maiores habilidade e competências profissionais.This study aims to analyze the contribution of the Graduation Final Work Paper (TCC) in the professional training of Accounting students of Rio Grande do Sul (RS) Federal Universities and to identify the most researched areas. The research was conducted during the first semester of 2016. It is a quantitative and descriptive study, realized through a questionnaire applied to the Accounting learners that have finished their TCC in the end of 2015 or earlier, from three different federal universities that have Accounting in their program: FURG, UFRGS e UFSM, totaling 179 respondents. The main results indicate, in the perception of the respondents, that the most interfering things during the elaboration of the TCC are: student’s dedication, theoretical /practical relation of the theme and the teacher’s professional and technical knowledge. However, generally, the respondents affirmed that there is no change in their professional life after the TCC. The item that less contributes to the learning process was the contact with foreign languages sources. Referring to the TCC characteristics, the majority was about a new theme proposal or it was a replication of another study with a new population analyzed. It was identify that the area of keen interest is related to tax accounting. This study contributed with the universities, in order to encourage the scientific production during graduation course, strengthening the learning for TCC drafting, and thereby, developing more abilities and professional skills.application/pdfporFormação profissionalContabilidade : EnsinoAccounting degree courseGraduation final work paperFederal universitiesContribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do SulContribution of the graduation final work paper in the professional training of accounting students from Rio Grande do Sul federal university info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001053295.pdf.txt001053295.pdf.txtExtracted Texttext/plain62558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189733/2/001053295.pdf.txt0294056d51f244e7db20e3a1e64c6d95MD52ORIGINAL001053295.pdfTexto completoapplication/pdf432036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189733/1/001053295.pdf027adf2766ed5548647d134d19ee75d4MD5110183/1897332023-03-09 03:28:18.792595oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189733Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:28:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contribution of the graduation final work paper in the professional training of accounting students from Rio Grande do Sul federal university
title Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
spellingShingle Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
Ramos, Márcia dos Santos
Formação profissional
Contabilidade : Ensino
Accounting degree course
Graduation final work paper
Federal universities
title_short Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
title_full Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
title_fullStr Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
title_sort Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
author Ramos, Márcia dos Santos
author_facet Ramos, Márcia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Márcia dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bianchi, Márcia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vendruscolo, Maria Ivanice
contributor_str_mv Bianchi, Márcia
Vendruscolo, Maria Ivanice
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Contabilidade : Ensino
topic Formação profissional
Contabilidade : Ensino
Accounting degree course
Graduation final work paper
Federal universities
dc.subject.eng.fl_str_mv Accounting degree course
Graduation final work paper
Federal universities
description O objetivo desse estudo é analisar a contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (RS) e identificar as áreas mais pesquisadas por estes alunos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de um levantamento baseado em questionário aplicado aos discentes de Ciências Contábeis matriculados no TCC no primeiro semestre de 2016, que concluíram seu TCC em 2015 ou anterior das três universidades públicas do RS que lecionam o curso de graduação em Ciências Contábeis: FURG, UFRGS e UFSM, totalizando 179 respondentes. Os principais resultados indicam na percepção dos respondentes que os itens de maior interferência na elaboração do TCC são a dedicação do aluno, a relação teórico/prática do tema e o conhecimento técnico e profissional dos professores. Entretanto, de forma geral, os respondentes afirmaram que não ocorre alteração na vida profissional após a realização do TCC. O item que menos contribuiu para o processo de aprendizagem foi o contato com fontes de língua estrangeiras. Quanto às características do TCC, a maioria tratou-se de proposta de novo tema ou de uma replicação de estudo com uma nova população. Identificou-se também que a área de pesquisa de maior interesse, da amostra é relacionada a Contabilidade Tributária. Este estudo contribui com as universidades, para que estas incentivem à produção científica ao longo do curso de graduação, fortalecendo o aprendizado para a realização do TCC, e com isso, desenvolvendo maiores habilidade e competências profissionais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T04:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189733
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001053295
url http://hdl.handle.net/10183/189733
identifier_str_mv 001053295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189733/2/001053295.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189733/1/001053295.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0294056d51f244e7db20e3a1e64c6d95
027adf2766ed5548647d134d19ee75d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224569548177408