Avaliação da transmissibilidade da vibração em bancos de motoristas de ônibus urbanos : um enfoque no conforto e na saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49439 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo para caracterizar a transmissibilidade dos assentos e os níveis de vibrações a que estão sujeitos os motoristas de ônibus urbanos com relação ao conforto e saúde. As medições foram realizadas de acordo com as recomendações da norma ISO 2631-1 (1997), utilizando-se acelerômetros uni-axiais, um computador com placa conversora analógica para digital (A/D) e programas desenvolvidos na plataforma de programação gráfica HPVee para a aquisição e avaliação dos níveis de vibrações. Os ensaios foram realizados em uma rota comercial com sete modelos de ônibus. Segundo os resultados deste trabalho os níveis de vibrações com relação ao conforto ultrapassaram os recomendados pela norma. Na faixa de freqüência de 4 a 8 Hz, considerando-se uma exposição de 8 horas por dia, os motoristas estão expostos a níveis potencialmente danosos a saúde. Os resultados da transmissibilidade dos assentos, na faixa de freqüência da ressonância da coluna vertebral, demonstraram que os assentos apresentaram comportamento dinâmico inadequado deixando os motoristas expostos aos problemas derivados da exposição à vibração. |
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Balbinot, AlexandreTamagna, Alberto2012-06-07T01:31:39Z20021517-3151http://hdl.handle.net/10183/49439000334243Este artigo apresenta um estudo para caracterizar a transmissibilidade dos assentos e os níveis de vibrações a que estão sujeitos os motoristas de ônibus urbanos com relação ao conforto e saúde. As medições foram realizadas de acordo com as recomendações da norma ISO 2631-1 (1997), utilizando-se acelerômetros uni-axiais, um computador com placa conversora analógica para digital (A/D) e programas desenvolvidos na plataforma de programação gráfica HPVee para a aquisição e avaliação dos níveis de vibrações. Os ensaios foram realizados em uma rota comercial com sete modelos de ônibus. Segundo os resultados deste trabalho os níveis de vibrações com relação ao conforto ultrapassaram os recomendados pela norma. Na faixa de freqüência de 4 a 8 Hz, considerando-se uma exposição de 8 horas por dia, os motoristas estão expostos a níveis potencialmente danosos a saúde. Os resultados da transmissibilidade dos assentos, na faixa de freqüência da ressonância da coluna vertebral, demonstraram que os assentos apresentaram comportamento dinâmico inadequado deixando os motoristas expostos aos problemas derivados da exposição à vibração.This paper presents a study to characterize the transmissibility of the seats and the vibrations level that urban busdrivers are subjected in relation to confort and health. The mensurations were made in according to ISO 2631-1 (1997) recommendations, being used uni-axial accelerometers, a computer with analog to digital converter (ADC) and programs developed at the graphic program platform HPVee to the acquisition and the evaluation of the vibrations level. The trials were accomplished in a commercial urban route with seven bus models. According to the results of this work, the vibrations levels in relation to the confort exceeded the ones recommended by the ISO. At the frequency range from 4 to 8 Hz being considered an exhibition of 8 hours a day, the drivers are potentially exposed at health harmful levels. The results at the seats transmissibility at the frequency range of the spine resonance demostrated that the seats presented inadequate dynamic behavior leaving the drivers exposed to the derived problems of the exhibition at the vibration.application/pdfporRevista brasileira de engenharia biomédica =Brazilian journal of biomedical engineering. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2002), p. 31-38Transporte coletivo urbanoVibração mecânicaÔnibusMedicina ocupacionalVibration in the human bodyVibration transmissibilityAvaliação da transmissibilidade da vibração em bancos de motoristas de ônibus urbanos : um enfoque no conforto e na saúdeEvaluation of the transmissibility of the vibration in seats of bus drivers : a focus on comfort and healthinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000334243.pdf000334243.pdfTexto completoapplication/pdf386385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49439/1/000334243.pdf758b3df0851fd49a5d067268e7797790MD51TEXT000334243.pdf.txt000334243.pdf.txtExtracted Texttext/plain24629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49439/2/000334243.pdf.txt8a734f8dfb91b2b308b54ac6c8e392bbMD52THUMBNAIL000334243.pdf.jpg000334243.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49439/3/000334243.pdf.jpgbb01af1f144bb9b811ddd4eda5347b7bMD5310183/494392018-10-08 09:20:43.774oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:20:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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